Especial: A Última parada da geografia: a Terra da Garoa

* Por Raphael Khaleb

E há quem diga que o samba não ensina nada. E que o nome Escola de Samba deveria ser trocado para qualquer outro nome. Essas pessoas se enganaram completamente e a grande prova disso é a nossa nova série escrita pela União das Escolas de Samba de Maquete: Geografia do Samba. Vindas das mais diversas partes do nosso pais, as agremiações que disputam o carnaval de maquete nos três grupos são a prova de que o celeiro do samba é onde quiser estar. Então, se aconchegue na sua melhor poltrona, coloque seu cinto de segurança e embarque com a gente nessa viagem.

Episódio 04: A terra da Garoa e da Maquete

Nesse quarto e ultimo episódio, chegamos ao continente da Garoa. Tudo bem… sei que não é continente, é só um estado, uma terra. A Terra da Garoa. Terra que nos deu a Primeira campeã ( a Mocidade Masf), a primeira escola convidada (Unidos de Villa Rica), a primeira Rebaixada (Acadêmicos do Leão Real), além de milhares de escolas inesquecíveis para a USM, como a Monarcos do Samba, Guardiões da Fiel, e outras mais E por esse motivo, deixamos o ultimo episodio para falar sobre as agremiações daqui, afinal de contas temos 09 agremiações e depois de tanto pensar , conseguimos dividi-las em 04 regiões através das coincidência das cores que as agremiações levam em seus pavilhões para melhor apresentar as 09 escolas.

Vale Santista: O azul é a cor mais quente!

A primeira região que vamos apresentar é a Vale santista, onde duas escolas dominam o mundo UESMiano. Na parte do Vale do Paraíba, mais precisamente em Guaratinguetá, a atual Bi campeã, a amarelo e azul, Unidos do Tijucano prepara mais uma surpresa para nós. A agremiação, que nos surpreendeu em 2020 anunciando um rebaixamento por não se apresentar, prometeu não deixar a Família Tijucano na mão e preparará uma surpresa que em breve será anunciada aqui.
Descendo o vale do Paraíba, chegamos a Baixada Santista, a outra azul. Dessa vez a azul e branco bastante conhecida da UESM. Afinal de contas, é um dos cinco pilares da fundação da UESM, (junto com a MASF e a Leão Real que são da Capital, a Parque Javali de (RO) e a Barões da Pedra (RJ)). A escola do Guarujá brindou a UESM com belíssimos desfiles sobre o fundo do mar e o circo. Se desfiliou em 2018 e tentou voltar em 2019 com o enredo Sorria! Porém, esse enredo ficou para 2020, quando a agremiação disputa o grupo A.

Roxo de amores: Os Guerreiros da Liberdade.

Quase no final do estado, vem a amarelo e roxo. A agremiação, localizada em Batatais vem numa incrível crescente, pois em três anos de UESM, chegou ao especial disputando Décio a décimo o titulo com as co-irmãs. Os meninos, que também tem uma história com o carnaval da cidade, vai contar a historias das grandes festas e bailes carnavalescos pelo mundo, com o enredo “Na folia da Magia”. Será que é esse ano que a pomba branca vai voar mais alto?

Região central: Bem vindos a Região “Amarela” de São Paulo

Essas co-irmãs vivem uma relação de opostos. Enquanto a Acadêmicos do Magine,de Mauá estréia no grupo de avaliação, a Acadêmicos do João, de Taboão da Serra vai para o seu primeiro desfile no grupo A e a Acadêmicos da Fuzarca está pronta para o seu quarto desfile, o primeiro no Grupo Especial. A agremiação Amarelo e azul de Taboão contará a história do cinema , numa divertida leitura do samba da Império de Casa Verde. O titulo é O Império Contra-Ataca. Por outro lado, A amarelo, laranja e Rosa de Mauá mostrará a história da ciência e dos grandes descobrimentos revisitando o samba da Unidos de Vila Maria. Já a verde e amarelo de São Bernardo continua como a grande surpresa e nem o samba conhecemos, mas se tratando da escola, que foi de chocolate ano passado, será um tema inesquecível.

Branco: Ultima parada da Viagem, a capital paulista

A capital paulista nos trará grandes surpresas para 2020, afinal de contas, o Branco reina para cada uma dessas escolas. A tricolor (Vermelho, verde e branco) do Itaim Paulista apostará em uma leitura dos gênios da criação da Unidos do Viradouro para exaltar os maiores nomes da ciência. A Mocidade do Itaim Paulista, que antes cantaria Bravos, a Luta!, mudou de enredo para esse ano.
Já a Azul e Branco de Itaquera nos encantará com as belezas do Marrocos. A Império de Itaquera, que ano passado abteu na trave por pouco, vem para luta cantando O Cruzeiro do Sul no oriente de Alá, com a Mocidade Independente de Padre Miguel de 2017, ultimo titulo da verde e branco de Padre Miguel.
Por ultimo, para encerrar com Chave de ouro, temos a luxuria da Verde e Branco da capital. A Mocidade Unida Masf cantará o samba da Co-irmã Mocidade Alegre de 1996 para contar a história da luxuria. Uma bela pedida para a primeira campeã da UESM que tem como símbolo uma cobra.

Bem, encerramos por aqui a nossa série. Na semana que vem, já começaremos uma nova série, afinal de contas, a nossa leitura de domingo é Sagrada. RS.
Muito obrigado a vocês que deram volta nesse Brasil de Meu Deus e Nos vemos no próxima semana com a Série Tamanho Família. Está curioso de saber como será? Então aguarde e confira. Até lá!

A tempo: As escolas Segredos do Vaticano (de Maricá) e Cambaxirra do Andaraí (do Rio de Janeiro) não eram filiadas a UESM, quando essa série começou, mas numa próxima ocasião apresentaremos as duas. Até la´.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl