Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Escolas de samba mirins correm contra o tempo e falta de recursos para colocar o Carnaval na avenida

Leia abaixo o comunicado da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro – Aesm/Rio sobre as dificuldades para realizar o Carnaval 2018:

Faltam trinta dias para os desfiles das escolas de samba mirins, espetáculo que acontece na terça-feira de Carnaval, no dia 13 de fevereiro de 2018 no Sambódromo, encerrando os desfiles no Sambódromo. Dirigentes da Associação das Escolas de Samba Mirins e representantes das 16 agremiações que compõem o Grupo Mirim, ainda estão tentando recursos para dar prosseguimento a produção do Carnaval.

O principal fator foi o corte de 50% da verba destinada às agremiações, aproximadamente R$30 mil. Além do corte, a quantia que as agremiações têm direito para a confecção de fantasias e alegorias, ainda não foi repassada pela Riotur. A previsão para o repasse é nesta segunda-feira, 15 de janeiro. Segundo Edson Marinho, presidente da AESM-Rio, em 28 dias o que foi planejado não poderá ser mostrado devido a falta de tempo.

“Temos menos de um mês para confecção de fantasias, desenvolvimento de alegorias e toda a logística que os diretores das escolas mirins necessitam para apresentarem um carnaval minimamente digno. Essa falta de interesse por parte do poder público nos prejudica e principalmente às crianças e jovens que integram as escolas”, disse.

O Carnaval mirim apesar de todo cunho socioeducativo e importância para cerca de 40 mil crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos do Rio de Janeiro e Região Metropolitana, pois para a maioria é a única maneira de participarem de algum movimento cultural em suas comunidades de origem, sempre foi vista como secundária por políticos e dirigentes de outras entidades carnavalescas e representantes das grandes escolas de samba do carnaval carioca.

Presidente Edson Marinho. Foto: Ana Valéria Gonçalves

Prova disso é o local onde dez escolas desenvolvem suas alegorias, um terreno no bairro do Catumbi próximo à Praça da Apoteose e ao lado do Túnel Martins Afonso de Sá. Trata-se de um terreno sob o Viaduto 31 de Março, sem iluminação, água e esgoto. O local é insalubre e mesmo assim ali são construídos os carros alegóricos que a criançada desfila no Maior Palco a céu aberto do planeta.

Apesar do descaso os dirigentes garantem que as dificuldades não serão empecilho para os desfiles da garotada, embora cerca de 50% das crianças, aproximadamente 25 mil crianças deixarão de participar da festa desfilando pela escassez de recursos.

“Estamos trabalhando com muito amor e empenho, mas não poderemos garantir a totalidade de nosso público o direito de participarem diretamente da festa desfilando porque o corte na verba que já era insuficiente ficou pior”, declarou Écio Bianchi, diretor financeiro da AESM-Rio.

Com todas as adversidades a direção da Associação garante que o acesso aos setores de arquibancadas serão gratuitos e os desfiles começando pontualmente às 18h e terminando às 02h e convoca o público a prestigiar as 16 escolas que encerrarão a grande festa na Marquês de Sapucaí.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel

Mocidade promete viagem intergaláctica em 2025; conheça o enredo de Padre Miguel Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade…

9 minutos ago
  • Carnaval/SP

Confira o vídeo sobre o enredo que irá Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

12 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Bailarinas de Leonardo se manifestam após polêmica sobre calcinha em show

Polêmica. Após viralizar uma gravação em que as bailarinas do cantor Leonardo estavam aparentemente sem calcinha em um show realizado…

34 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Madonna já está no Brasil para show na praia de Copacabana

Madonna em solo brasileiro. A cantora chegou ao Rio de Janeiro, onde fará um show gratuito na praia de Copacabana…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

A Grande Conquista: Fábio Gontijo revela atitude contra ex-Polegar após faca e expulsão

Fábio Gontijo revelou qual atitude tomará contra Ricardo Costa quando sair do reality "A Grande Conquista 2", da RecordTV. O ex-Polegar…

2 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • São Paulo
  • Televisão

Escola reage após acusação de racismo contra filha de Samara Felippo

A escola Vera Cruz, que fica na Zona Oeste de São Paulo, suspendeu por tempo indeterminado as duas alunas que…

2 horas ago