Ensaio da Imperatriz tem bateria, harmonia e alegria de seus componentes como destaques

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

A Imperatriz Leopoldinense fechou o penúltimo dia de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, na noite deste sábado (18), com boas avaliações por parte dos comentaristas do Portal SRzd. Os componentes da agremiação foram o principal destaque: cantaram o samba do início ao fim. A harmonia do carro de som, a bateria e a evolução também ganharam elogios.

Imperatriz: assista ao debate sobre o ensaio técnico

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

Cerca de 3.200 pessoas treinaram, pensando no desfile oficial domingo (26), quando a verde e branca cantará homenagem ao Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, que completa 55 anos de fundação: “Xingu – O clamor que vem da floresta” foi o título escolhido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

Comissão de frente

A comissão de frente mostrou no treino desta noite o “Espírito dos Pajés” com 15 componentes vestidos com cocares e representando danças indígenas. A bailarina Cláudia Motta, responsável pela coreografia, contou ao SRzd que a apresentação foi a oficial, mas que haverá surpresa no “Dia D”:

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

“Fizemos um trabalho de pesquisa bem minucioso. Todo passo que a gente fizer, relacionado à dança, será característico do Xingu. Posso dizer que no desfile oficial seremos cem por cento Xingu. Vamos emocionar com a surpresa que iremos apresentar”. Perguntada sobre seu estilo profissional, a artista resumiu: “Neste ano, serei tradicional e arrojada”, sorriu.

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira

Thiaguinho Mendonça e Rafaela Theodoro, que defendem o pavilhão da Imperatriz como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, também foram elogiados pela equipe técnica do portal. No ensaio, ambos vieram caracterizados dentro do enredo indígena. Na opinião da comentarista Thais Romi, eles conseguiram fazer uma apresentação totalmente adequada e dentro do que propõe o regulamento:

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

“Usaram o espaço reservado à dança, o bailado foi totalmente harmônico. A coreografia encorpada, bem executada, finalizações firmes. Hoje eu daria nota dez se fosse o caso. Na minha avaliação, eles estão prontos para o desfile oficial”. Mestre Dionísio também opinou e as impressões dele você conferirá em breve no vídeo em que ambos realizam um pequeno bate-papo sobre a desenvoltura dos profissionais deste quesito.

Bateria tem ‘bom andamento e boa afinação’

Mestre Lolo levou para o ensaio técnico cerca de 260 ritmistas. Antes do treino começar, ele bateu um papo com o SRzd e falou que pretende gabaritar de novo:

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

“Estou dando continuidade ao meu trabalho e a intenção é essa, ganhar todos os 40 pontos. Tenho algumas surpresas para o desfile oficial, algumas bossas que vão encaixar dentro do enredo indígena”. A equipe do portal também tocou em um assunto que já é discutido dentro do mundo do samba: fantasias que podem atrapalhar o ritmista. Ele foi enfático:

“Fantasias não podem ser muito quentes nem pesadas. Os braceletes também atrapalham, mas isso a gente sempre conversa antes com o carnavalesco e tudo fica resolvido”, contou.

Cláudio Francioni, músico e colunista do SRzd, deu sua opinião sobre a performance da bateria de Lolo neste sábado: “A bateria, como sempre, foi boa demais. Não precisa mudar nada: andamento bom, boa afinação e bossas bem legais, além do equilíbrio entre instrumentos”.

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

O carro de som, liderado pelo intérprete Arthur Franco, somado à bateria e à harmonia dos desfilantes, deu um resultado positivo. O cantor explicou ao SRzd que neste ano conta com a ajuda de uma fonoaudióloga para ajudá-lo a ter um desempenho ainda melhor.

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

Harmonia, evolução e samba se unem ao bom canto da comunidade

Francioni também falou de suas impressões acerca do samba incluindo o carro de som, a harmonia e da evolução: “Em relação ao samba, a princípio, não gostava muito, mas aqui no ensaio técnico ele foi muito melhor do que eu esperava. Poucas vezes vi a Imperatriz cantando como cantou hoje. Isso é incomum. A bateria e o canto da comunidade foram os principais destaques. Com isso, a harmonia no geral teve bom desempenho. Também posso afirmar que a evolução foi boa, muito compacta e sem problema”.

Imperatriz. Foto: Jeanine Gall
Imperatriz. Foto: Jeanine Gall

Diretor de harmonia destaca quesitos fortes da Imperatriz

Júnior Escafura, diretor de harmonia, deu uma entrevista ao SRzd antes do ensaio da Imperatriz. Relembrou as notas dez de 2016 e contou o segredo para tal sucesso: “O trabalho feito com a comunidade, dentro dos ensaios, é uma forma de garantir um bom resultado na harmonia e na evolução. Ano passado, tiramos notas máximas em quesitos de chão”. Ele também relembrou sua participação no debate sobre tais quesitos na redação do SRzd e analisou:

“Fiquei feliz com o resultado dos debates feitos pelo SRzd. Algumas mudanças foram acatadas, por exemplo, na Lierj: o carro de som também será julgado dentro do quesito harmonia. Outras ideias certamente serão discutidas com o tempo e isso é positivo”.

Diretor de Carnaval fala em barracão pronto e trabalhos finalizados

O SRzd finalizou a cobertura do ensaio técnico da Imperatriz entrevistando Wagner Araújo, diretor de Carnaval. A primeira pergunta foi em relação às atividades plásticas no barracão, na Cidade do Samba. O dirigente resumiu:

“O nosso barracão está pronto. Alguns acertos apenas. A escola vai fazer um desfile dentro do que foi previsto, dentro do orçamento. Não tivemos parceiros financeiros nem patrocínio. Mas mesmo assim, faremos um bom desfile”. Wagner também citou a recente polêmica envolvendo empresários ligados ao agronegócio: houve críticas ao desenvolvimento do enredo sobre o Xingu.

“Recebemos recentemente algumas críticas relacionadas ao nosso enredo. A mídia marcou em cima desse evento, mas isso para nós foi superpositivo”, resumiu, dizendo em seguida que os componentes da Imperatriz não se afetaram com a situação.

Outros destaques do ensaio técnico

Cris Vianna, rainha de bateria, recebeu aplausos do público e esbanjou simpatia com os sambistas. O mesmo aconteceu com a ex-rainha e musa Luíza Brunet. Em breve, você conferirá os vídeos com imagens do ensaio técnico da Imperatriz, além dos debates dos colunistas do SRzd em relação aos quesitos da verde e branca.

Comentários

 




    gl