Categories: CarnavalCarnaval de Maquete

Duelo de Titãs no Grupo de Acesso do Carnaval de Maquete

O Grupo de Acesso da União das Escolas de Samba de Maquete sempre foi um grupo onde o requinte e o acabamento sempre estiveram de mãos dadas e para 2022, o grupo ganha um charme ainda maior, pois das 16 agremiações que estarão nos brindando com a sua alegria, duas já foram campeãs do Grupo Especial. Vamos conhecer as nossas 16 postulantes ao título do Grupo de Acesso?

O norte com sua estrela Brilhante

A única escola da região Norte do País, a Manauara Estrela do Norte vem para abrilhantar ainda mais a nossa festa. Depois de uma entrada cinematográfica, já que a agremiação enviou o projeto em 2021 as 23h59 do último dia, a azul e branca quer repetir o grande sucesso que foi no seu primeiro ano de desfile. Comandada por Leo Garavito, a escola deve apostar nas tradições das Escolas de Samba Manauaras para fechar o primeiro dia de desfiles e buscar esse caminho para o Especial. A agremiação entra para história da liga como a escola manauara melhor classificada até hoje.

O Nordeste bem populoso

Uma safra de excelentes agremiações se juntam a rostos conhecidos no Grupo de Acesso para abrilhantar ainda mais os nossos desfiles. Agremiações como Bafo do Tatu e Império se unem a recém promovidas do Avaliação, a Altaneiros dos Verdes Mares e as conhecidas Falcão Imperial, Unidos da Paulicéia e Acadêmicos do Sabiá para completar esse Pantheon nordestino no Grupo de Acesso.

Numa perfeita junção de Belezas dos Ceará aliando a experiência com a juventude, a Altaneiros dos Verdes Mares e a Acadêmicos do Sabiá são a prova de que o moderno e o tradicional podem representar o estado. A representante de Fortaleza, depois de um sexto lugar no Grupo de Avaliação e tendo o seu desfile aprovado pela UESM, traz a sereia e o golfinho para a nossa Avenida. A azul, verde e branca será a penúltima agremiação a desfilar e mostrará todo o talento do carnavalesco Thiago Cavalcante.

Já a outra agremiação cearense, é uma velha conhecida da UESM. Mostrando que tem a experiência e força pra conquistar a vaga ao Grupo Especial, Acadêmicos do Sabiá, que será a terceira escola do segundo dia do Grupo de Acesso, veio para a Avenida no ultimo ano trazendo reflexões sobre o sentido da vida, utilizando o samba do Império Serrano no Carnaval de 2019. A azul, preta e branca dirigida por Moises Handanovic fez uma belíssima apresentação e terminou em oitavo lugar.

A Bahia nunca mais foi a mesma desde que Império entrou para a UESM. Ao lado de Acadêmicos do Litoral e da Baianinha do Samba, a agremiação de Muniz Barreto volta ao Grupo de Acesso, onde desfilou em 2019.  No carnaval passado, a azul, dourada e branca desfilou como convidada e encantou a todos os presentes. A agremiação, presidida por José Carlos, também faz jornada na UCESM, liga parceira, na modalidade de Minecraft.

Recife prova que é a terra do Carnaval de maquete, pois das suas terras saem três agremiações para completar o Pantheon Nordestino. De volta ao Grupo de Acesso, a Bafo do Tatu , do carnavalesco Claudio Sampaio, tem motivos de sobra pra buscar a volta ao Especial, afinal de contas, a verde e branca pernambucana tem como armas o samba autoral e as soluções criativas para alegorias.

A mais velha agremiação da UESM, fundada em março de 1993, a Falcão Imperial tem uma série de motivos para comemorar. A agremiação vermelha e branca pernambucana sempre nos brinda com sambas antológicos e enredos culturais que ficam marcados na história da UESM. A escola busca a tão sonhada vaga ao Especial.

Sendo a segunda agremiação mais velha da UESM, fechando a tríade das recifenses na UESM e o Pantheon Nordestino no Grupo de Acesso, a Unidos da Paulicéia vem em busca de uma superação pessoal. A escola busca repetir os desfiles de 2018, quando conseguiu colocar os desfiles na rua. Depois de duas baixas nos últimos 3 anos, a agremiação alvinegra, que assim como a Bafo do Tatu e a Falcão Imperial, integra a GRESA – liga parceira, na modalidade de Maquete – luta para fazer uma apresentação que faz jus a sua história de vitórias e alcançar a tão sonhada vaga ao especial.

Um Sudeste de Campeãs no Carnaval de Maquete

Das 8 escolas do sudeste que desfilarão no Grupo de Acesso, 6 já foram campeãs em outras ocasiões, desde a primeira campeã do Grupo Especial até campeã do grupo B. Vamos conhecer as nossas agremiações.

Uma Capixaba de Respeito. É assim que devemos tratar a Marlim Azul. Uma escola tradicional da UESM, que, devido aos contratempos anteriores, não desfilou nos últimos anos, o que não tira a força e a importância da agremiação que tem como símbolo o principal peixe encontrado nas águas capixabas e as cores da bandeira do estado, o azul, o branco e o rosa. A agremiação foi campeã do Grupo B em 2018.

As terras paulistas nos entregam pelo menos 6 canecos das nossas competições. A primeira campeã da UESM, que desfila pela primeira vez no Grupo de Acesso, mostrará que não está dormindo e que virá com força total para a luta pelas vagas ao Grupo Especial. A verde e branca presidida pelo Marco Antonio relembrará os tempos vitoriosos para o próximo Carnaval.

A amarelo ouro e azul pavão que divide sede entre Guaratinguetá e o Rio de Janeiro, depois de dois anos como campeã do Carnaval e de ter desfilado como convidada no ultimo ano, a agremiação que também desfila pela Carnaval Virtual, liga parceira que apresenta seus desfiles na modalidade desenho, é presidida por Nicolas Gonçalves e volta ao Grupo de Acesso com a sede de campeonato.

Outra campeã em terras paulistas, a Acadêmicos da Fuzarca de São Bernardo do Campo sabe o que é sabor da vitória. A verde e amarela foi campeã em 2017 com um enredo sobre a África e, depois de duas apresentações incríveis e o descanso no ano de 2021, os comandados por Alexandre Calegari brigam por mais um campeonato e a volta ao Grupo Especial.

Estreante no Grupo de Acesso e campeã do Grupo Avaliação 2021, a Acadêmicos do Magine tem motivos de sobra para comemorar. Presidida por Bruno Magine, a caçula paulistana quer repetir a dose e voar até tão sonhado ao Grupo Especial, assim como diz o seu próprio símbolo: um balão.

No Rio de Janeiro, três escolas disputam vagas diretas à elite da maquete. A preta, amarela e branca de Maricá vai para o terceiro ano de volta as atividades, sendo que a escola é a primeira campeã desse grupo, em 2015. A tricolor carioca sabe fazer desfiles irreverentes e alegres e vai contar com essa força para a tão sonhada vaga. O presidente da agremiação Raphael Khaleb aposta no desfile divertido e colorido para dar mais esse passo.

Irreverência e bom humor é chave do sucesso da laranja e branca do Andaraí. A Cambaxirra do Andaraí, depois de beijar a Avenida e conquistar o seu lugar no Grupo de Acesso, vem pra luta para alcançar o tão sonhado lugar no Grupo Especial. A prova disso é a força da sua comunidade. Presidida por Rosangela Mathus, a agremiação conta com o diferencial dos sambas inéditos. Prova disso é a bela obra do último Carnaval, escrita por Roberto Eloy, carnavalesco da escola.

A vermelha e branca de Niterói, Independente do Combinado, que tem como presidente e carnavalesco Joe Gomes, mostrará que a aprovação no Grupo de Acesso não foi por engano. A prova disso é a renovação recente de diretoria e de equipes para buscar o tão sonhado acesso.

Importante lembrar que nesse Grupo a avaliação é feita da através das notas que determinarão a campeã dos desfiles. Quais escolas podem nos surpreender? Comenta aqui embaixo.

Acompanhe o nosso carnaval :

Inscrições e Regulamento em www.uesm.com.br

Siga a gente: Facebook , Youtube e Instagram

*em colaboração voluntária ao SRzd

Carnaval de Maquete

Share
Published by
Carnaval de Maquete
Tags: Carnaval de Maquetecarnaval uesm 2022GRESM ACADÊMICOS DA ESTRELA IMPERIALGRESM Acadêmicos da Fuzarcagresm acadêmicos do magineGRESM ACADÊMICOS DO SABIÁGRESM altaneiros dos verdes maresGRESM Bafo do TatuGRESM Cambaxirra do AndaraíGRESM Estrela do NorteGRESM FALCÃO IMPERIALGRESM ImpérioGRESM Independentes do CombinadoGRESM Marlim AzulGRESM Mocidade MasfGRESM UNIDOS DA PAULICÉIAGRESM Unidos do TijucanoGrupo de Acesso - UESMUESM GRUPO DE ACESSO 2022

Recent Posts

  • Brasil

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Sul

Gaúcha, Xuxa desabafa diante da politização da tragédia no Rio Grande do Sul. A apresentadora usou as redes sociais nesta…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Brinco da Marquesa recebe X-9 Paulistana em baile para exaltar mães

Campeã do Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), a escola de samba Brinco da…

15 horas ago
  • Televisão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão

Fátima nega ter acabado com TV Globinho e revela bastidores do temido Plantão. Apresentadora é entrevistada desta sexta-feira (10) no…

15 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: Cidade do Samba 2 deve ficar pronta em 2026; cessão de espaço foi assinada nesta sexta

Rio. A Estação Ferroviária Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, Região Central do Rio, será revitalizada em iniciativa da Prefeitura e…

16 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul

Pedro Scooby emociona ao fazer carinho em bebê resgatado no Rio Grande do Sul. Surfista e amigos trabalham há dias…

16 horas ago
  • Brasil

RS: Luisa Mell resgata cachorra no telhado de casa

Solidariedade. A ativista pela causa dos animais Luisa Mell é mais uma famosa que está no Rio Grande do Sul para…

16 horas ago