Dia do Futebol: relembre homenagens a jogadores na Sapucaí e no Anhembi

Ronaldo e Marta. Foto: Reprodução/YouTube

Neste dia 19 de julho é celebrado o Dia Nacional do Futebol. O esporte mais popular no país já foi abordado nos Sambódromos da Sapucaí e do Anhembi em diversas oportunidades.

O SRzd relembra, nesta segunda (19), as homenagens feitas pelas escolas de samba a jogadores de futebol.

Ronaldo Fenômeno

Maior goleador brasileiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols marcados, Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, já foi enredo em duas oportunidades.

Em 2003, a Tradição levou para a Passarela do Samba carioca o enredo “Brasil é penta, R é 9 – O Fenômeno Iluminado”. Ele não chegou a desfilar pela agremiação.

Em 2014, foi a vez da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, onde o ex-atleta atuou, apresentou na Avenida paulistana o tema “R9 – O Voo Real do Fenômeno”. Na oportunidade, Ronaldo compareceu ao desfile.

Ronaldo. Foto: Reprodução/YouTube

Nilton Santos

Bicampeão mundial pela seleção brasileira, Nilton Santos marcou sua carreira pelo Botafogo. Morto em 2013, ele empresta o nome para o estádio da “Estrela Solitária”, no Rio de Janeiro. Em 2002, ele teve sua história contada pela Unidos de Vila Isabel com o título: “O glorioso Nilton Santos… Sua bola, sua vida, nossa Vila…”.

Nilton Santos. Foto: Reprodução/YouTube

Zico

Ídolo da seleção brasileira e, principalmente, do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi consagrado pela Imperatriz Leopoldinense no dia do seu aniversário, em 2014, com o enredo “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”.

Zico. Foto: Reprodução/YouTube

Pelé

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, considerado o Rei do futebol, já foi enredo da Torcida Jovem, agremiação paulistana ligada ao Santos, onde o ex-atleta se consagrou e atraiu multidões pelos estádios.

“Quem foi rei nunca perde a majestade”, foi o título do enredo em homenagem ao ex-jogador tricampeão mundial pela seleção brasileira.

Pelé. Foto: Reprodução/YouTube

Marta

Marta Vieira da Silva, conhecida como Marta, é a maior artilheira em Copas do Mundo (entre homens e mulheres), com 17 gols anotados. A camisa 10 da seleção brasileira também tem cinco prêmios de melhor jogadora do mundo pela FIFA.

A futebolista teve sua vida contada pela Inocentes de Belford Roxo no Carnaval de 2020 com o enredo “Marta do Brasil – Chorar no começo para sorrir no fim”.

Ronaldo. Foto: Reprodução/YouTube

Leia também:

+ Quais são os mestres de bateria há mais tempo no cargo no Especial de São Paulo? Confira

+ Abrem-se as cortinas! Trio de carnavalescos realiza peça teatral

+ ‘Um por todos e todos por um’: Imperador do Ipiranga divulga samba para o próximo Carnaval

+ ‘As coisas ficaram bastante complicadas’: Vaguinho explica saída da Morro da Casa Verde

+ Wander Pires revela segredo do sucesso e diz até quando pretende seguir como intérprete

+ Arquibancada com lounge e painéis de LED: administradora do Carnaval fala sobre melhorias no Anhembi

+ ‘Ciclo fechado’: mestre-sala se despede da Imperador do Ipiranga

+ ‘A Leoa do Samba’: presidente da Mocidade Alegre, Solange Cruz vai ser enredo no próximo Carnaval

Comentários

 




    gl