Categories: CarnavalCarnaval/RJ

Depois de seis tentativas, Alexandre Naval e parceria vencem na Estácio de Sá

A Estácio de Sá escolheu na madrugada deste domingo (03) o hino oficial do enredo “No pregão da folia sou comerciante da alegria e com a Estácio boto banca na Avenida”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.

O samba que embalará a vermelho de branco da Zona Norte é de autoria dos compositores Alexandre Naval, Filipe Medrado, Luiz Sapatinho, Pelé, Thiago Sousa, Rodrigo Armani e Diego Tavares (Samba 7).

Presidente Leziário esperando Serginho cantar o samba. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

O presidente da escola, Leziário Nascimento, agradeceu as parcerias e passou o microfone para o intérprete Serginho do Porto, que após cantar um samba de exaltação, apresentou o hino oficial do Carnaval 2018. A torcida enlouquecida cantou a composição que a vermelha e branca levará à Sapucaí.

Comemoração pelo anúncio do samba. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

A quadra foi aberta às 19 horas para a chegada do público. A movimentação começou a ficar mais intensa por volta das 21h30, com o som das músicas do momento sob o comando da Rádio Mania.

Quadra cheia. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

A diretoria realizou o sorteio das parcerias e a ordem de apresentação ficou assim definida: Roni Jorge, Sérgio Gil, Carlitos Santos, França Junior, Russo Freitas, China Estácio e Paulinho Valença (Samba 01); Alexandre Naval, Filipe Medrado, Luiz Sapatinho, Pelé, Thiago Sousa, Rodrigo Armani e Diego Tavares (Samba 7); Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Hélio Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha, Vinicius Chaves e Eduardo Nery (Samba 10); Xande de Pilares, Edson Marinho, Jorge Xavier, Salviano, Ivone Lira, Cardosinho e Gilson Bernini (Samba 6).

Quadra da Estácio de Sá, o Berço do Samba. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

O SRzd Carnaval conversou com o presidente da Estácio, Leziário Nascimento, antes da apresentação das parcerias. Ele disse que a escolha do samba-enredo seria feita de forma democrática e que os segmentos participariam da votação.

Presidente da Estácio de Sá, Leziário Nascimento. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

“Espero que saia um ótimo samba na noite de hoje. São quatro grandes obras como foram as dez inscritas. A Estácio de Sá está satisfeita e esperamos um bom samba, já que seremos a última a desfilar na sexta-feira de Carnaval. A escolha será feita democraticamente, pois cada segmento terá direito ao voto”, explicou o presidente.

Quadra da Estácio de Sá. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

Ele adiantou que os trabalhos rumo ao desfile de 2018 estão seguindo apesar da crise. “A crise atrapalha um pouco mas estamos trabalhando fortes para colocarmos o Carnaval na Avenida. Nosso enredo abrange muita coisa e muita gente. A equipe está formada e estamos trabalhando rumo ao Grupo Especial”, salientou.

Baianas da Estácio de Sá. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

“A expectativa é boa e estamos bem felizes porque os quatro sambas são muito bons. Isso faz com que a gente engrandeça cada vez mais o nosso Carnaval. O carro de som já está fechado. Para aprimorarmos a preparação, temos fonoaudióloga e professor de canto. Estamos fazendo o caminho certo para o Carnaval 2018”, disse o intérprete Serginho do Porto, horas antes do anúncio do vencedor.

Leziário Nascimento e Serginho do Porto. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

A gestora municipal da Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecida como a tradicional Feira de São Cristóvão, Magna Fernandes, conversou com o SRzd Carnaval na quadra da Estácio de Sá, cujo o enredo do Carnaval 2018 homenageará os mercados populares .

Gestora da Feira de São Cristóvão. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

“Eu fiquei maravilhada e feliz em saber que uma escola de samba, a Estácio de Sá, falará da nossa Feira de São Cristóvão em seu desfile no Carnaval de 2018. Não só eu como todos os nordestinos estamos muito felizes com essa grande homenagem ao povo do Nordeste. Nosso mercado popular abrange a cultura nordestina em diversos setores. Será um grande desfile unirmos as duas culturas, pois o Carnaval também é um belo espetáculo do povo carioca. Os feirantes estão satisfeitos porque além de serem homenageados, também terão uma ala destinada ao povo nordestino. Eles irão desfilar na Marquês de Sapucaí com a querida Estácio de Sá”, salientou.

Estácio de Sá. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

O carnavalesco da Estácio de Sá, Tarcísio Zanon, conversou com o SRzd Carnaval e parabenizou as quatro parcerias finalistas do concurso de samba-enredo. “Os quatro sambas finalistas representarão bem a Estácio na Avenida. Todos tiraram suas dúvidas e seguiram a cartilha direitinho. O naipe dos sambas é que eles trazem e traduzem o popular. Que vença o melhor para nos representar na Sapucaí”.

Carnavalesco Tarcísio Zanon. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

O diretor de harmonia, Julinho Fonseca, disse ao SRzd Carnaval que a escola recebeu belas obras e que os quatro sambas finalistas representarão muito bem a agremiação no Carnaval 2018.

Diretor de harmonia, Julinho Fonseca. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

“Cada parceria terá 30 minutos para sua apresentação, sendo duas passadas sem bateria.  São quatro belas obras e qualquer uma que ganhar estará representando bem a nossa escola. A previsão é de que a primeira parceria suba ao palco por volta das 2 horas da manhã. Antes, porém, teremos a apresentação dos nossos segmentos, O resultado dever sair por volta das 4h30 da manhã”.

Bateria Medalha de Ouro. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

O presidente da ala de compositores da Estácio de Sá, Alexandre Naval, um dos compositores do Samba 7, é finalista da vermelho e branco. Ele destacou a importância em se compor um samba para a escola que ama. Nascido e criado no bairro do Estácio, ele espera que sua obra seja vencedora do concurso de samba-enredo.

Presidente da ala dos compositores, Alexandre Naval. Foto SRZD Adriana Vieira

“Vamos apresentar a força do canto com a nossa torcida. Temos bolas e bandeiras para sacudirmos essa quadra. O palco vai colocar o samba para frente como se fosse a Avenida. Iremos defender o samba com muita energia, dedicação e alegria”, destacou ao SRzd Carnaval.

Ritmistas da Estácio de Sá. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

O compositor Artur das Ferragens, da parceria do Samba 10, disse ao SRzd Carnaval que pela primeira vez colocou uma obra fora da Unidos de Vila Isabel, sua escola de coração.

Compositor Artur das Ferragens. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

“É verdade. É a primeira vez que eu participo de um concurso de samba-enredo fora da minha escola de coração. É uma honra chegar ao Berço do Samba, a primeira escola de samba, e ser muito bem recebido. Estou aqui com a minha parceria da Vila. Cada etapa foi conquistada com muito trabalho e dedicação. Hoje estamos na final do concurso. Vamos fazer de tudo para sairmos daqui com o nosso hino representando a Estácio no Carnaval de 2018”, destacou.

Homenageados da escola. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

Um dos compositores do Samba 01, Paulinho Valença, o primeiro a se apresentar na final de samba-enredo, falou ao SRzd Carnaval que a noite será de muita alegria para a parceria que acredita na vitória.

Compositor Paulinho Valença. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

“Vamos sacudir essa quadra com nossa obra. O ponto forte são os refrões, principalmente o de subida do samba. Trouxemos uma galera animada para nos ajudar no canto do samba. A competição foi acirrada mas chegamos à final e agora é esperar o resultado”, disse emocionado.

Torcida unida na final da Estácio de Sá. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

Formada por compositores com uma longa história no Berço do Samba, a parceria de Edson Marinho, que é presidente da AESM RIO é praticamente a mesma dos últimos três anos. No entanto, a obra de 2018 recebeu a contribuição de um compositor de peso, Xandy de Pilares, que tenta seu primeiro título na disputa da Estácio de Sá.

Xandy de Pilares é um dos compositores do Samba 06. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro

O Samba 01 da parceria de Roni Jorge iniciou a sua apresentação por volta das 2h30 da madrugada. Um dos tenores da parceria, Vitor Cunha, sacudiu a quadra juntamente com os seus companheiros de canto, entre eles os intérpretes Anderson Bala e Marcelinho da Vizinha.

Intérpretes do Samba 01. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

A torcida cantou o samba com “pegada” de Marquês de Sapucaí. A letra de fácil melodia encantou os presentes e a obra passou muito bem em sua apresentação. A torcida apresentou uma bandeira de quase três metros nas cores da escola, vermelho e branco. Após a apresentação, a torcida gritava “é campeão”.

Torcida do Samba 01 esticando a bandeira. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

O Samba 07 da parceria de Alexandre Naval foi o segundo a se apresentar na noite de final de samba-enredo da Estácio de Sá.

Intérprete Igor Viana. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

Igor Viana comandou junto com outros intérpretes a composição com maestria. A torcida acompanhou animadamente. A letra da obra facilitou o canto da torcida, que terminou de cantar gritando “é campeão”.

Torcida do Samba 07. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

O terceiro samba a se apresentar na madrugada deste domino (03) foi da parceria de Artur das Ferragens, única que não é formada por compositores da Estácio de Sá.

Intérpretes do terceiro samba a se apresentar na noite; Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

Com uma torcida não tão extensa, a parceria buscou no canto dos componentes o diferencial para conquistar o público.

Torcida do terceiro samba a se apresentar. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

Na voz do intérprete Leozinho Nunes, o quarto e último samba da parceria de Xandy de Pilares foi apresentando na grande final de samba da Estácio de Sá.

Intérprete Leozinho Nunes apresenta o último samba. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

O samba passou muito bem contagiando a torcida e o público presente.

Torcida no último samba a se apresentar. Foto SRZD Carnaval Adriana Vieira

Após as apresentações das parcerias finalistas, a diretoria deu uma pausa de dez minutos para anunciar o hino oficial do Carnaval 2018. O presidente Leziário Nascimento subiu ao palco e, num breve discurso, agradeceu as dez parcerias que participaram do concurso e, em especial, os compositores finalistas. Ele entregou o microfone para o intérprete Serginho do Porto apresentar o samba-enredo vencedor.

Parceria de Alexandre Naval vence na Estácio. Foto SRZD Carnaval Eliane Pinheiro
Adriana Vieira

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense

Rio: Vila Isabel já tem enredo, solta vídeo e deixa torcedores em suspense Apenas a Unidos de Vila Isabel ainda…

4 horas ago
  • Brasil

Ação humana aumentou o nível das chuvas no RS, afirma estudo da Climater

Clima. Em uma entrevista exclusiva concedida ao site do G20, o climatologista Francisco Eliseu Aquino, chefe do Departamento de Geografia…

4 horas ago
  • Famosos

Cissa Guimarães homenageia o ex- marido, o ator Paulo César Pereio, que morreu neste domingo

Luto nas artes. A atriz Cissa Guimarães homenageou, nesta segunda-feira (13), ao ex- marido, Paulo César Pereio, que morreu no…

4 horas ago
  • Televisão

Sonia Abrão rasga o verbo e acusa Wanessa Camargo de encomenda contra Davi

Bastidores. Nessa segunda-feira (13), a apresentadora Sonia Abrão repercutiu em seu programa na RedeTV! uma polêmica envolvendo Davi e Wanessa…

4 horas ago
  • Televisão

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24

VÍDEO: Alexandre Frota detona Davi, campeão do BBB 24. Ex-deputado, o ator participou do programa Fofocalizando, do SBT, nesta segunda-feira…

6 horas ago
  • Carnaval/SP

Após anúncio de despedida, mestre Tornado cita Ailton Graça e novos desafios

José Jorge Teles Santos, conhecido pelos sambistas como mestre Tornado, não é mais mestre de bateria da escola de samba…

6 horas ago