De saída, dirigente do Carnaval de Santos exalta sua gestão

Benedito Fernandes (Ditinho) - Presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos. Foto: Nei Sposito

Benedito Fernandes (Ditinho) – Presidente da Liga das Escolas de Samba de Santos. Foto: Nei Sposito

Na última quinta-feira (15) a Liga Independente e Cultura das Escolas de Samba de Santos (Licess) elegeu sua nova diretoria. Nos próximos dois anos, a entidade será comandada pelo presidente Fábio Przygoda e o vice-presidente Fábio Fernandes Carvalho (Chitinha).

Através das redes sociais, o agora ex-presidente da Liga, Benedito de Andrade Fernandes (Ditinho), exaltou a gestão que teve ao lado do vice-presidente Edson Ferreira (Edinho).

“Foram quatro anos de muito trabalho. Três carnavais cheios de desafios, em que conquistamos inúmeros avanços e enfrentamos as dificuldades com muita luta, diálogo e superação”, afirmou o dirigente no início do texto.

“Terei sempre orgulho das importantes parcerias que construímos com a FIESP, SENAI e o SEBRAE, possibilitando a formação de novos profissionais e a capacitação daqueles que já atuavam em setores ligados ao Carnaval, fazendo de sua paixão também uma fonte de sustento para suas famílias”, declarou em outro ponto da carta.

Por fim, o dirigente pediu respeito ao Carnaval e desejou boa sorte à nova diretoria da Liga: “Muito obrigado, de coração, a todos e todas que estiveram ao meu lado nesses quatro anos”.

Segundo maior do estado de São Paulo, os desfiles da cidade de Santos acontecem na Passarela Dráuzio da Cruz, no bairro do Castelo.

Leia na íntegra:

SOBRE MINHA TRAJETÓRIA À FRENTE DA LICESS

Foram quatro anos de muito trabalho. Três carnavais cheios de desafios, em que conquistamos inúmeros avanços e enfrentamos as dificuldades com muita luta, diálogo e superação.

E este último ano, de um vazio imenso, em que os únicos “quesitos” possíveis foram a solidariedade e a empatia.

Desta forma posso resumir o período em que ocupei a presidência da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos, entidade que agora seguirá seu caminho fortalecida, com credibilidade e relevância consolidadas no cenário cultural da Baixada Santista, do Estado e do País.

Guardarei na memória os grandes desfiles apresentados por nossas 17 agremiações, que honraram as tradições de nosso Carnaval e trouxeram para a Passarela Dráuzio da Cruz enredos de excelente conteúdo, artistas de competência indiscutível e, principalmente, a força de suas respectivas comunidades.

Terei sempre orgulho das importantes parcerias que construímos com a FIESP, SENAI e o SEBRAE, possibilitando a formação de novos profissionais e a capacitação daqueles que já atuavam em setores ligados ao Carnaval, fazendo de sua paixão também uma fonte de sustento para suas famílias.

Jamais conseguirei descrever a emoção do que é entregar um diploma para pessoas que me acostumei a ver, em sua maioria de forma anônima, transformando sonhos em realidade dentro de nossos barracões e quadras.

Também me faltam palavras para agradecer ao poder público, especialmente ao ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa e ao secretário de cultura Rafael Leal e toda sua equipe, por terem confiado no trabalho e nos princípios que nortearam esta gestão.

Desde aquela tarde em junho de 2017, quando fui surpreendido pelo convite dos presidentes das escolas de samba para que assumisse a direção da liga, eu sempre soube que somente um projeto grandioso, transparente e bem estruturado seria capaz de resgatar a atenção de nosso povo, dos apreciadores da cultura, dos empresários e dos veículos de comunicação. E, principalmente, de justificar a verba pública destinada ao nosso Carnaval.

Hoje, com base nos números do último desfile realizado, em 2020, temos a convicção de ter atingido este objetivo: geramos mais de 3 mil empregos diretos e indiretos ao movimentar a cadeia produtiva e econômica de nossa cidade.

Quem esteve na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz naquelas duas noites certamente atestou a evolução de nossa infra-estrutura fora da pista e da qualidade técnica apresentada dentro dela.

Tenho absoluta certeza de que os números e o espetáculo seriam ainda mais impactantes em 2021, mas, infelizmente, devido à pandemia da Covid-19, não pudemos concluir o trabalho da forma que planejamos.

Nem por isso deixamos de acreditar e seguir. Mesmo em meio a tantas perdas e dificuldades, mas sempre contando com a força de batalhadores incansáveis, como meu vice-presidente Edinho e meu tesoureiro Pelé, fortalecemos a rede que ampara nossas comunidades desde então.

Participamos e impulsionamos campanhas de arrecadação e doação, realizamos lives, eventos solidários e apoiamos iniciativas realizadas pelas agremiações.

Ao nosso lado nessa tarefa (e em tantas outras) também contamos com a generosidade do amigo Tadeu, do Nosso Bar History, que sempre nos recebeu de portas abertas.

Também obtivemos êxito ao lutar para incluir as agremiações e os profissionais do Carnaval no escopo da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, alinhados às orientações do Conselho Municipal de Cultura e Secult.

Enfim, na última quinta-feira (15), ao entregar a presidência da LICESS ao seu novo mandatário, Fábio Przygoda – a quem desde já desejo todo sucesso na continuidade desta missão – diversas destas lembranças me vieram à mente.
E a sensação que tive, independente de críticas ou reconhecimentos, erros ou acertos, foi a de ter feito o melhor possível a cada dia, priorizando a todo momento o engrandecimento da LICESS e de suas agremiações.

Isso só foi possível, e por isso faço questão de deixar esta menção para o final, graças ao esforço de uma diretoria extremamente comprometida, incansável e leal, que farei questão de lembrar e enaltecer para sempre, por onde quer que eu vá – e com quem quer que eu esteja.

Muito obrigado, de coração, a todos e todas que estiveram ao meu lado nesses quatro anos.

E lembrem-se sempre do que eu vivo a repetir:

RESPEITO AO NOSSO CARNAVAL!

Ditinho Fernandes

Comentários

 




    gl