Caso Rachel: Convocação extraordinária do Conselho do Império Serrano mobiliza escola

O edital de convocação divulgado esta semana pelo Conselho Deliberativo do Império Serrano para uma reunião extraordinária a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 21 de março, às 19h, agitou os imperianos tanto nas redes sociais como nos bastidores da escola. Em situação normal, um encontro semelhante a este não despertaria tanta atenção, já que 3 dos 4 itens a serem discutidos são corriqueiros: leitura de ata anterior, avaliação do Carnaval 2018 e Planejamento para o desfile de 2019.

Edital de Convocação Império Serrano. Foto: Reprodução
Edital de Convocação Império Serrano. Foto: Reprodução

O quarto ponto, este sim, virou motivo de agitação: “posicionamento quanto a associada Rachel Valença”. Não se sabe ainda se a reunião terá caráter moderado ou se a temperatura irá subir. É possível que o presidente do Conselho Deliberativo, Wanderley Marzano, expresse o inconformismo quanto às críticas de Rachel Valença, em artigo recente ao SRzd, onde ela expressou sua visão sobre erros e acertos do Império na preparação do Carnaval deste ano.

Em antecipação ao tom mais veemente que possa marcar a reunião, imperianos já iniciaram uma campanha informal nas redes sociais em favor do direito de Rachel Valença expressar livremente o seu pensamento.

Apesar dela tê-lo feito em público, com transparência e honestidade intelectual de sempre, Rachel acabou por expressar o pensamento da maioria de que a escola precisa buscar forças para superar problemas e recolocar a agremiação num patamar proporcional a grandeza da sua história.

Rachel Valença. Foto: Montagem/Rede Social
Rachel Valença. Foto: Montagem/Rede Social

As vozes favoráveis a Rachel querem evitar a hipótese de se colocar em votação a proposta de exclusão da pesquisadora e escritora do quadro de conselheiros. Ninguém sabe ao certo o que pode acontecer, mas o assunto fervilha nos grupos do Império e nas redes sociais. E já há uma campanha de imperianos em favor dela.

Procurada pelo SRzd, Rachel Valença disse que prefere não comentar. “Só o que posso dizer é que eu estarei lá na reunião. O meu amor pelo Império é incondicional”, disse em tom conciliador.

Facebook Redes Sociais. Império. Foto: Reorodução
Facebook Redes Sociais. Império. Foto: Reorodução

O mesmo tom sereno foi expressado pelo comentarista de Carnaval do SRzd, Hélio Ricardo Rainho, padrinho dos passistas do Império Serrano, que espera que tudo acabe em paz em favor do Império. Ele opinou sobre o fato: “Não acredito que um histórico de democracia e respeito às expressões individuais tão fundamental ao legado do Império Serrano possa culminar na expulsão de uma figura vultosa como Rachel Valença. Acho natural que o fervor do debate político entre situação e oposição fomente essas coisas, pois é uma escola que historicamente tem membros atuantes e militantes. Mas o diálogo deve prevalecer em um caso excepcional como esse. O Carnaval é passional, as pessoas escrevem sob paixão. Rachel é amada e respeitada o suficiente no Império para que todos se entendam e as feridas cicatrizem. Que venha um Império Serrano unido, não dividido. A repercussão de uma exclusão sem diálogo e apaziguamento seria muito ruim. Pra mim, será apenas uma reunião de família defendendo interesses comuns ao caminhar sereno da escola”.

Um outro expoente do Império que pediu para não ser identificado também aposta na permanência de Rachel Valença e no fortalecimento da agremiação:”Cada um dá conta de si. Me preocupo mesmo é com o pavilhão da escola”.

Comentários

 




    gl