Unidos de Vila Betânia traz Logun Edé como enredo para o Carnaval Virtual 2019

O GRESV Unidos de Vila Betânia divulgou a sua sinopse para o Carnaval Virtual 2019. A escola cantará Logun Edé com o enredo “Loci Loci Logun! Menino arteiro, príncipe guerreiro!” de autoria da Pesquisadora Nathallia Cristyne Silva Soares Milanez.

 

FICHA TÉCNICA:

Presidente: João Paulo da Silva
Vice-Presidente: Mauricio Ornelas dos Anjos
Carnavalesco: Jorge Machado Pimentel Júnior
Intérprete: Luiz Henrique dos Santos Oliveira.
Diretora de Carnaval: Nathalia Cristyne Silva Soares Milanez

 

ENREDO

Loci Loci Logun! Menino arteiro, príncipe guerreiro!

Pesquisadora: Nathallia Cristyne Silva Soares Milanez

Dos rios e das matas vem nosso menino, é do amor proibido de Oxum com Oxóssi que lhe vem a vida. É o príncipe dos orixás, salve Logun Edé. Por amor, seus pais impossibilitados de permanecerem juntos decidem que por seis meses você seria das águas e outros seis meses viveria nas matas. E assim fostes criado, com a vigilância de sua mãe temerosa a Obá, que nutria grande ódio por ela, para que nenhum mal lhe fosse feito.

Mas olhe que tua curiosidade quase lhe tira de vossos pais, pois mergulhastes em águas profundas sem o conhecimento de sua mãe e Obá aproveito a chance para despertar a fúria do rio e afogaste.

E sua mãe, por desespero, implorou a Olorum que lhe salvasse, e sem saber, teve seu pedido atendido, fazendo com que acreditasse que seu filho estivesse morto. Olorum, por achar arriscado deixar o menino príncipe nessa área de confronto, o entrega a Iansã e Ogum, que criaram- te como filho.

As visitas a Oxóssi continuaram, mas a frieza de seu pai impediram de saber mais sobre a mãe que há tanto não via, e que a cada dia esquecia mais de sua fisionomia, conservando contigo o abebé que ela lhe presenteara na infância.

E um dia o rio de tua mãe lhe vem a memória, que sem saber o que era vai até as águas e avista uma bela mulher que lhe soa familiar. Oxum, que sentiu que era observada, decide ver quem era e logo reencontra seu menino perdido. Que alegria a de tua mãe, que passaram o dia brincando e conversando na beira do rio.

Xangô, que nesse tempo em que crescestes virou esposo de tua mãe, muito ciumento, não permitia que Oxum tivesse contato com outros homens e desde então encontrasse com vossa mãe às escondidas nas beiras dos rios.

É moço belo o nosso Logun Edé, paciente caçador de terra e de água, que sabe prender a atenção e atrair olhares. Que mantenha longe de vós mangas, galos, mel e cabritos, porque o seu Omolokum deve levar ovos, feijão fradinho, milho, cebola e azeite de oliva.

Está sempre com roupas claras, tanto no seu aspecto feminino quanto no masculino, tu és o ponto de encontro entre os rios e as florestas. Há quem acredita que ser esse ponto de encontro lhe torna hermafrodita e seus filhos teriam tendências bissexuais.Tem por cores o azul celeste e o amarelo e por objetos o abebê, que representa sua mãe Oxum, e o Ofá, que representa seu pai Oxóssi.

Essa visão de Logun Edé enquanto príncipe dos orixás, formando uma tríade familiar nos retoma a memória outras tradições mitológicas, seja a cristã, representada por Maria, José e Jesus, e indo mais remotamente os egípcios, com Ísis, Osíris e Hórus, nos fazendo enxergar que essa representação aparece nas mais diversas culturas. O sincretismo de Logun Edé com a Igreja católica se faz presente com a figura de Sto Expedito, devido a poucas informações sobre a vida do santo, assim como do nosso menino orixá, sendo ambos celebrados no dia 19 de abril.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

– Escola não forneceu informações

Comentários

 




    gl