Unidos de Mesquita trará La Catrina no Carnaval Virtual 2022

Logo oficial do enredo

Estreando no Grupo de Acesso I, a AIRESV Unidos de Mesquita apresentou o seu enredo para o Carnaval Virtual 2022.

Pavilhão oficial da agremiação.

A azul, branco e dourado de Mesquita/RJ levará o enredo “Flores vívidas pelo caminho, festa em cores e infindos amores. Nos guia, La Catrina”, de autoria de seu carnavalesco Átalo Willam.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

“Flores vívidas pelo caminho, festa em cores e infindos amores. Nos guia, La Catrina”

Flores de calêndula já adornam a passagem para além desta dimensão. Daqui, já é possível vislumbrar as velas com suas chamas acesas, dentre a imensidão do colorido que alegra aos cemitérios, marcando o caminho das queridas e das doces almas, para que possam retornar aos seus lares nestes dias de festa.

Do Mundos de Los Muertos, as almas em doce expectativa, já festejam, se enfeitam, cantam e bailam felizes, pois está chegando a hora da saudade sorrir.

No apogeu do horizonte, o leão alebrije chega para oferecer-lhes proteção e carona nesta indescritível viagem, que conduzirá a todos pelos infindos encantos que cercam o Día de Los Muertos.

É chegada a hora de retornar. Na parte crucial do caminho, a Dama da Morte, Deusa Mictecacíhuatl, já os aguarda para permitir que atravessem a dimensão dos vivos, porém, antes disso, todos são convidados a conhecerem os Princípios Nahuatl desta maravilhosa Festa.

E seguem, então, para onde o sol, o Calendário Nahuatl guiava, e que os ossos dos mortos, Mictecacihuatl resguardava, e assim, para a Eternidade os guiava. Deste modo, memórias são infindas na fantástica imensidão da Vida que não tem fim e, nesta certeza, enfim, os amores firmados na terra jamais irão cessar. A dádiva maior da Dama da Morte é permiti-los à família, no Día de Los Muertos, regressar.

Tanta magia na qual a Deusa de la Muerte é capaz, que justifica, desta forma, as oferendas, farturas , sacrifícios e devoção dedicados à mesma. Além de que, para os Astecas, uma morte honrosa dignifica a vida. Gira, assim, em perfeito equilíbrio, o ciclo da eternidade do mundo, como o sol bailando além da noite.

Logo oficial do enredo

Depois de presenciarem este momento, os viajantes seguem com Mictecacihuatl, em um regresso no tempo, época em que embarcações espanholas arranhavam ferozmente o mar a fim, dos Nahuatl, as terras – Teotihuacan – dominar e sua vasta e sábia cultura, pelos Jesuítas, catequizar. Mas a Deusa de La Muerte seguiu impossível de, dos mundos, apagar, e seu longo e intenso Culto, os invasores, ao Dia De Finados tiveram que incorporar. Então, da força desta Tradição, as primeiras “Mexicanidades”, desde a resistência nestes tempos, começaram a germinar.

Antes de chegarem ao destino, o leão alebrije permanece seguindo a Deusa Mictecacíhuatl, com os viajantes, até o início do Século XX, a forma da Deusa de Los Muertos desaparece no horizonte, deixando a todos confusos, porém, estes logo percebem que estão em uma rua da Cidade do México, avistam um homem, no qual seguem com o fim de pedirem informações sobre o paradeiro da Deusa, seu nome é José Guadalupe Posada, litografista mexicano.

Ao ser solicitado para ajudá-los , o litografista os convida para entrar ao local em que guarda seus trabalhos, este estava desenhando uma figura emblemática, uma crítica social que significava a igualdade das pessoas para além de suas classes. Porém, misteriosamente, tal gravura havia desaparecido do papel, novamente os viajantes ficaram confusos, Posada então, pede para que as Queridas e as Doces Almas – viajantes- o aguardem ali mesmo. Minutos depois, este reaparece de mãos dadas, em sinal de respeito, com uma moça, com o rosto de Caveira, totalmente bem adornada e vestida com roupas da mais alta classe, chamada ” La Catrina”. Como ela mesma se apresenta:

– “Saudações, Queridas e Doces Almas, sou La Catrina, inspiração direta da Deusa Mictecacíhuatl nas mãos deste litografista, herdeira da essência da Dama de La Muerte.

Concurso de Samba Enredo 2022

Buscamos um samba marcante e animado. Apesar de falarmos do dia dos mortos, para os mexicanos é um dia de alegria e reencontro;

O número de compositores por parceria é optativo de cada grupo;

samba deve ser enviado com letra e áudio. A versão concorrente não precisa ser gravada em estúdio, pode ser uma versão amadora mas com no mínimo duas passadas;

Os sambas serão aceitos até dia 05/06, às 22:00hs

O envio pode ser feito para o nosso e-mail [email protected] ou via WhatsApp para nosso diretor Douglas Loturco (21) 979057251.

A divulgação do samba campeão ocorrerá no dia 10/6 através das nossas redes sociais

Comentários

 




    gl