Sepetiba acredita em bom resultado em 2021

Logo oficial do enredo da agremiação

A União de Sepetiba, escola do Grupo de Acesso 2 do Carnaval Virtual, em 2021 levará o enredo Egito – do nascer do mundo ao pós vida, de autoria de Caio Santos. A escola carioca tem também em sua equipe Tiago Rodrigues como presidente, Caio Santos como carnavalesco, Amélia Nunes é a diretora artística. O samba é cantado por Edson Joia.

A vermelho, verde, azul, branco e ouro é a quarta escola do sábado, dia 13 de Novembro. Os desfiles do Grupo de Acesso 2 do sábado se iniciarão às 19 horas.

+ Leia a Sinopse

+ Ouça o samba da escola

Em entrevista com a equipe do SRzd, o presidente, Tiago Rodrigues, e o carnavalesco Caio Santos deram alguns detalhes de como está sendo a produção do desfile de sua escola.

Primeiramente, sobre o enredo Egito – do nascer do mundo ao pós vida “pretende contar a história do Antigo Egito, sendo sua narrativa um conto mitológico. Começamos pela criação do mundo, passando pelas eras de fartura e prosperidade, depois pelo entardecer e a chegada da noite. Aqui falamos um pouco do culto aos mortos, a mumificação e os misticismos que envolve está antiga civilização. Por fim temos o triunfo de um novo dia e a chegada da vida eterna. Com isso queremos passar a mensagem de que a vida é feita de ciclos que tem início, meio e fim, porém no final sempre temos a chance de recomeçar. Essa questão era muito bem entendida pelos Egípcios, eles valorizavam tanto a vida que esperavam pelo recomeço dela após a morte. Nada se perde, tudo se transforma. E assim se inicia um novo ciclo pra União de Sepetiba no Carnaval virtual.”.

Pavilhão oficial da agremiação.

E, para contar essa história, a União de Sepetiba embarca em uma viagem pela terra dos faraós baseando seu desfile nos ciclos do dia e da noite. Segundo as pesquisas feitas pela escola, “para os antigos egípcios, a vida é um eterno ciclo onde o sol nasce pela manhã, chega a sua maturidade no entardecer e morre com a chegada da noite. Renascendo mais uma vez no amanhecer do dia seguinte. Assim era louvado e exaltado toda essa simbologia, tanto nos ciclos das cheias e secas do Rio Nilo quanto nas estações dos anos, que tinham seus deuses e guardiões.
Então o primeiro setor vem representando a criação do mundo, desde o nascer do primeiro dia até o entardecer. O Segundo setor representa a chegada da noite, o domínio do reino dos espíritos dos mortos que esperam pela vida eterna. A noite também é quando os seres das trevas estão a solta, pois a ausência de luz solar deixa eles agitados e prontos para perturbar o equilíbrio no mundo espiritual e terrestre.

O terceiro setor é o nascer de um novo dia. Com a chegada de um novo amanhecer, a luz divina espanta todos os males e permite o renascer da vida. A mundo se enche de fartura e um novo ciclo se inicia mais uma vez.”
Sobre a expectativa dos desfiles, a equipe nos revela que são as melhores, “depois de nossa estreia no ano de 2019, depois de um trabalho árduo e difícil, decidimos por não desfilar no ano de 2020. Demos uma pausa para reorganizarmos algumas coisas e ajudarmos as nossas afilhadas GRESV Serpente de Ouro e a GRESV Praia da Brisa em suas estreias. Com um enredo poderoso que aguça o interesse por saber mais sobre o Egito, nossa expectativa está a mil.”

Logo oficial do enredo da agremiação

Questionamos a Tiago e Caio sobre os preparativos, se houve alguma dificuldade, e ambos nos revelaram que apesar das dificuldades impostas pela pandemia a escola está trabalhando para fazer o melhor possível dentro das suas limitações e “resolvendo cada problema de maneira calma, respeitando o tempo e o processo de construção do nosso carnaval. Estamos confiantes de que vai dar tudo certo.”

Como destaque, Tiago e Caio indicam que as cores e formas utilizadas para ajudar a destacar um projeto que será simples, mas, não deixará de chamar atenção. E nos revelaram também para ficar de olho no abre alas, no samba e no enredo da escola que são as grandes apostas.

Por fim, eles deixam uma mensagem final a todos que acompanham o Carnaval Virtual e que desejam conhecer a União de Sepetiba: “A Sepetiba sendo uma escola simples, traz consigo a bagagem da cultural, da amizade, da união, do respeito. Espero que gostem do nosso trabalho. Víamos pra ficar e mostrarmos que somos capazes de alcançarmos o topo.”.

Comentários

 




    gl