Primeira Estação do Samba canta Nossa Senhora Aparecida na Edição Especial do Carnaval Virtual

Para a Edição Especial do Carnaval Virtual, o GRESV Primeira Estação do Samba irá cantar a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida com o enredo: “Aparecida – Nascida de um milagre, venerada por uma nação. Séculos de fé, amor e devoção”.

A escolha do enredo e do samba partiu do vice-presidente da agremiação, Tom Santos,  que “admira a fé e comoção que os brasileiros realizam por Nossa Senhora Aparecida, sempre teve o sonho de levar a temática da padroeira do país para o desfile. Em conversa sobre o que apresentar na edição especial optamos por seguir a vontade dele e também finalizar as comemorações do 4º lugar conquistado em 2020.”

Sobre a escolha de participar da Edição Especial, a agremiação compartilha da vontade e sentimento das agremiações, “É importante que a arte carnavalesca esteja presente na casa de cada sambista e amante da cultura. Em um momento pandêmico, onde precisamos nos afastarmos do convívio de quadras, barracões, ensaios e tudo aquilo que faz parte da agenda do folião após o réveillon, decidimos contribuir com o projeto para levar mais um pouco dessa chama de arte, samba e cultura.”.

A escola informou que o desfile será produzido em trio por Lucas Guerra, Paulo Henrique e Tom Santos, e que o projeto terá como base os desenhos do ex-carnavalesco da escola, Alex Carvalho. “Um trabalho feito em conjunto pelo compromisso da escola e seus membros com o Carnaval Virtual e público que acompanha não só a Primeira Estação, todas as escola da liga. Novas montagens, cores e representações para algo que já passou pela passarela virtual. É um desafio enorme, principalmente por se tratar de dois carnavais completamente opostos e de peças variadas.”.

 

A escola optou por levar para a avenida a reedição de um samba concorrente da disputa da Unidos de Vila Maria de 2007, samba de autoria de Panda, Edmilson Silva, Rick Ramos, Sandro Neves e Bruno Costa. Confira abaixo a obra:

 

Confira também a sinopse do enredo da agremiação:

“Aparecida – Nascida de um milagre, venerada por uma nação. Séculos de fé, amor e devoção”

Autor: Tom Santos

 

Barro e palha na mão
Garças brancas enfeitam teu chão
Que Deus e a Virgem Maria
Nos concedam e abençoem a missão

Trançadas de suor e labuta
A rede voa no céu e sua imensidão
Das águas do paraíba
Surge a primeira devoção

Itaguaçu de crenças e pedras
Capela do milagroso sopro
Caçador em crença e rezas
E o cavaleiro duvidoso

Libertação de Zacarias
O presente imperial
Rosa de ouro e beleza
Para a padroeira nacional

Dos pequeninos a mais pura fé
No santuário de sua devoção
Entre romeiros, velas e peregrinos
Vai girar o meu pavilhão

Amém.

Lucas Guerra, Paulo Henrique Oliveira e Tom Santos.

 

REFERÊNCIAS

300 ANOS DE APARECIDA: PADRE EXPLICA SIGNIFICADO DA ROSA DE OURO. Disponível em: <https://especiais.cancaonova.com/especial-mariano/especial-mariano/aparecida/noticias—primary-categoria-/300-anos-de-aparecida-padre-explica-sentido-da-rosa-de-ouro/>. Acesso em 01/11.

BREVE HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA. Disponível em: <http://www.cnbbne1.org.br/breve-historia-de-nossa-senhora-de-aparecida/>. Acesso em 01/11.

PREFEITURA MUNICIPAL E ESTÂNCIA TURÍSTICA DE GUARATINGUETÁ. Disponível em: <https://guaratingueta.sp.gov.br/a-cidade/#:~:text=Guaratinguet%C3%A1%20%C3%A9%20uma%20palavra%20de,palha%20e%20parede%20de%20m%C3%A3o%E2%80%9D.>. Acesso em 03/11.

 

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA. Disponível em: <https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/historia-de-nossa-senhora-aparecida.html>. Acesso em 03/11.

 

MANTOS E COROAS DA MÃE APARECIDA. Disponível em: <https://www.a12.com/santuario/os-mantos-da-mae-aparecida>. Acesso em 03/11.

Comentários

 




    gl