Primeira agremiação mirim do Carnaval Virtual, Brotos da Flor abordará as obras de Arlindo Rodrigues em sua estreia

Primeira agremiação virtual mirim, a Brotos da Flor foi fundada em 07 de setembro de 2019, sendo como seu próprio nome suscita um broto da agremiação Flor de Lótus. Detentora de mesmo símbolo e mesmas cores, a mirim virtual trará para a avenida neste ano, a reedição do enredo “Brasilianamente: Arlindo dos Arlequins”, o qual foi apresentado por sua escola mãe, Flor de Lótus, no ano de 2013.

Completando uma década de existência, a Flor de Lótus tem em sua escola mirim um objetivo traçado, segundo nosso entrevistado Márcio Santana, presidente da agremiação, a fundação da Brotos se deu “em comemoração aos 10 anos do GRESV Flor de Lótus, os membros da escola pensaram em criar uma escola de samba mirim afilhada à Flor de Lótus com o intuito de refazer alguns desfiles históricos da escola.”

Muito se especulou sobre a estreia desta agremiação que já chega ao Carnaval Virtual com cara de gente grande, com uma equipe renomada e premiada no seguimento. Mas a respeito disso o presidente da Brotos, trata com naturalidade e diz não pensar em favoritismos, para ele o importante é trabalhar com pés no chão, objetivando “apresentar um brilhante carnaval à altura do homenageado.”

Quanto a reedição do enredo, a Brotos da Flor surpreende com a condução do projeto, diferentemente do que se observa quando o assunto é reedição, a agremiação trará um samba enredo diferente do utilizado em sua primeira versão, em 2013.

Apesar de uma reedição, não estamos utilizando o samba cantado em 2013, nem a mesma linha do enredo, estamos utilizando um samba concorrente em 2013 que não foi escolhido, de autoria do Willian Tadeu, e repensamos a forma de apresentar o enredo.”

Ainda sobre a nova linha de enredo adotada, a tricolor mirim do virtual conta com o talento de Marcos Felipe Reis, autor desta versão, onde será explorado a obra de Arlindo Rodrigues no carnaval.

Assim, “o desfile foi dividido em eixos temáticos referentes aos universos recorrentes na obra do carnavalesco. Como ponto de partida, elegemos as decorações carnavalescas dos bailes do Teatro Municipal e das ruas idealizadas pelo artista, fazendo a passagem dos salões dos teatros para as manifestações populares das ruas. Depois destacamos sua passagem pelo Salgueiro como parte fundamental da chamada “revolução salgueirense” na qual os temas relacionados a cultura e história afro-brasileira reformularam os padrões estéticos da festa. No setor seguinte, lembramos a cultura popular como tema frequente nós enredos de Arlindo. É o Brasil sendo mostrado pelo olhar de Arlindo. Maracatu, Reisado, Festa do Divino, entre vários outros temas, sintetizados com o desfile da Mocidade de 1978 com o enredo “Brasiliana”. A seguir, representamos o aspecto sagrado através da Bahia, juntando catolicismo popular e candomblé, temas presentes em diversos carnavais tanto no Salgueiro, Mocidade e Imperatriz. Por fim, concluindo um giro de 360 graus, voltando ao universo temático carnavalesco povoado de Arlequins e palhaços ao som das marchas de Lamartine Babo.” – Explicou Santana.


Pronto para sua estreia, no dia de hoje, a Brotos da Flor vivenciou um pré carnaval inspirador ao ser permitivo a revisitação de trabalhos do homenageado. Para nosso entrevistado, este foi o diferencial na condução do processo de criação.

O processo criativo desse desfile se concentra em revisitar os temas dos carnavais do Arlindo, como já foi falado, resgatando algumas imagens icônicas e momentos importantes para a história do carnaval. O estilo de Arlindo era singular e em parte procuramos respeitar determinadas características, formas, materiais e cromática. Cada setor apresenta uma proposta muito clara e bem definida, visando a elaboração de um conjunto coeso.”

No Carnaval Virtual de 2020, a Brotos da Flor será a quinta agremiação a desfilar pelo Grupo de Acesso no dia de hoje. A transmissão dos desfiles iniciam-se as 20 horas pelo site www.carnavalvirtual.com.br ou pelo canal do youtube – Carnaval Virtual.

Comentários

 




    gl