Ponte Aérea traz São Francisco de Assis como enredo para o Carnaval Virtual 2019

O GRCESV Ponte Aérea divulgou a sua sinopse para o Carnaval Virtual 2019. Após o 8º lugar no grupo especial do carnaval passado, a escola campeã do carnaval 2016 buscará novamente o título com o enredo “Simples prece pela paz” de autoria do ex carnavalesco Guilherme Estevão.

 

FICHA TÉCNICA

Presidente: Murilo Bernardino Polato
Vice Presidente: Maykon Godoi Vanzin
Carnavalesco: Juanjo Caballero
Intérprete: Diego Nicolau

Simples prece pela paz

Texto e pesquisa: Guilherme Estevão

Justificativa

Entendendo a realidade dura da sociedade contemporânea, de discursos de ódio, revanchismos e intolerância, a Ponte Aérea trás como tema de seu carnaval a figura de São Francisco de Assis. Santo católico, considerado protetor dos animais e da natureza, mas símbolo ecumênico de paz e simplicidade. Uma das imagens mais fortes de devoção e prática de caridade que o mundo revelou. É com essa visão que a Ponte resgata seus “romeiros de fé” e realiza sua simples prece pela paz.

 

Sinopse

Em Assis, nasci Giovanni. De Assis, tornei-me Francisco. Para a riqueza fui educado, contra riqueza fui aprisionado, até o dia em que ouvi seu chamado. Aos pés de São Damião, o senhor me disse para restaurar a sua casa e proteger os necessitados. Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

De bens me despi, de festas me afastei. Peregrino de vossa fé me tornei para pregar o seu legado. Pois é dando que se recebe.

É perdoando que se é perdoado.

Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Ao meu lado, peregrinos. Uma união de “mendigos irmãos”. Acampando pela palavra, sem Igreja ou propriedade. Em montanhas e pastagens, sobrevivendo pela caridade.

Em oração, caminhamos ao Oriente. Como Ordem reconheceram nossa gente. Porém nos tornamos Franciscanos oprimidos pela própria Igreja. Questões conflituosas pairavam sob as cabeças, mas onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.

Era preciso se despir de novo e encontrar a beleza, conhecendo a simplicidade e generosidade da natureza. Pois apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras e a pureza das tuas forças naturais dos males és cura. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas.

Aos poucos a carne se despiu, mas a alma se elevou. Compreendi, para ser compreendido,

Amei para que ser amado. Em Assis, me dirigi a seu eterno encontro, enquanto tantos outros, por Assis, encontraram um forma de unir seu amor e sua importância. Pois onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância e é  morrendo que se vive para a vida eterna. Amém!

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

As eliminatórias de samba-enredo terão as seguintes regras:

– Aceitaremos sambas até o dia 11/04

– Os sambas deverão ser enviados para o e-mail [email protected]

– Para dúvidas em relação à sinopse, favor contatar presidente da escola Murilo Polato.

Desde já, gostaríamos de agradecer aos compositores que desejarem fazer parte de nossa eliminatória, e, por fim, uma boa sorte!

Comentários

 




    gl