Os quatro teatros tradicionais do Japão é o enredo da Império de Niterói para 2021

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A vermelho e branco de Niterói apresentará o enredo Noh, Kyogen, Kabuki e Bunraku: Os quatro tradicionais teatros japoneses de autoria de Alex San’n, um de seus carnavalescos, no carnaval virtual de 2021. A escola presidida por Thiago Cardoso terá como novidade no próximo carnaval a contratação de Evander Santanna em dupla com Alex San’n na preparação para o carnaval.

Confira abaixo o texto da sinopse da agremiação:

Surgimento mitológico

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A mitologia japonesa é repleta de mistério e misticismo que se disseminaram em diversas expressões artísticas cultuadas até hoje. O teatro do Japão nasceu através da dança da Deusa Ame-no-Uzume sobre um barril, em frente a caverna onde Amaterasu, a Deusa do Sol se escondia dos maus tratos e feitos do irmão, o Deus Susanoo.
A Deusa Uzume dançou na tentativa de atrair Amaterasu para fora da caverna, para que ela iluminasse o mundo novamente.

Ato 1 – Noh
Surgido através de ritos xintoístas, o teatro Noh durante os anos de 1333 a 1384 era representado por Kan’ami Kiyotasugu e sendo representado em seguida pelo seu filho, Seami (1363-1444). Adotado em seguida pelos lordes feudais, os Daimyo, no qual adotou características ritualistas e cerimoniais, o Noh combina canto, música, pantomima e poesia, que com o passar do tempo evoluiu de e para outras formas teatrais, populares e aristocráticas.
A palavra Noh é derivada de uma palavra japonesa que significa talento ou habilidade. O estilo tradicional do teatro utiliza um palco vazio, com três lados de madeira, telhado como de um santuário e entrada lateral em rampa. Os atores são todos homens e usam máscaras para interpretar personagens femininos ou demônios, sempre com movimentos lentos e coreografados – chamados de kata, bastante comum em artes marciais – com fundo musical da era feudal.
Drama
A combinação que transmite uma das formas mais importantes do drama musical clássico japonês. Noh é a fusão de poesia, teatro, música e instrumental, que provoca uma teatralização mais tocante e dramática, e se unem ao canto e a pantomima, para gerar no público emoção através dos sentidos humanos. A descrição de cada cena consiste apenas do texto da música, dos gestos e ações dos atores. A combinação desses elementos segue as regras do corpo e da música, e teorias complexas, resultando em uma estética extremamente refinada, única e bela.

Ato 2 – Kyogen
O Kyogen surgiu em meados do século XIV, com o intuito de romper estilo exigente do Noh, através de interlúdios cômicos. O teatro tem suas características firmadas na simplicidade da estrutura do palco, onde são apresentados temas atuais, sem a utilização de coreografias. Como um teatro informal, ele destaca a fragilidade do homem. As máscaras são raramente utilizadas e os trajes não possuem opulência. Através da sua forma simples, o teatro Kyogen mantêm seu formato desde o seu surgimento até a atualidade.
Humor
O teatro Kyogen é a forma cômica de teatro japonês tradicional. Através da simplicidade do palco e da caracterização dos personagens, o teatro traz referências cotidianas, como a relação dos chefes e subordinados de maneira descontraída, com o intuito de trazer o riso à tona, mostrando que apesar do tradicionalismo ancestral e dramático provindos do Noh, o Japão prova a sua versatilidade nos ambientes teatrais.

Ato 3 – Kabuki
Com o passar do tempo, os japoneses começaram a sentir falta de um teatro mais divertido e compreensível e, no século XVII, nasce o Kabuki, se originando a partir do Noh e patrocinado pelo regime Shogunato, uma ditadura militar feudal. Poucas mulheres podiam atuar no início, e no período Tokugawa chegou a ser proibido, o que possibilitou os atores masculinos praticarem o crossdresser, conhecidos com onnagata.
Este tipo de teatro é famoso pela sua exuberância, com grande palcos e elencos, que proporcionam grandes espetáculos. As máscaras foram trocadas por maquiagens bem produzidas e a cenografia permite ser mudada através de cortinas, além de elementos como alçapões, setores que giram e cabos elevados que fazem os artistas “voarem”.
Opulência
A grandiosidade expressada na estrutura do palco, figurinos, efeitos sensoriais e cenografia. É assim que o Kabuki expressa a cultura japonesa para as plateias. As expressões dos atores também carregam elementos que enfatizar a magnitude, no qual a maquiagem estilizada e a forma de se deslocarem de maneira exagerada são complementadas com expressões faciais em prol de atuações dignas da opulência desse teatro.

Ato 4 – Bunraku
No século XVI, surgiu o Bunraku, o teatro de marionetes, para entreter o povo de Osaka, cidade notadamente comercial. O Bunraku é um teatro se tornou popular nos séculos passados. Um gênero tipicamente japonês na paciência e dedicação.
Os títeres têm em média 1,2 metros de altura, mãos móveis e cabeças e trajes feitas de madeira. A peça é apresentada por duas pessoas que se vestem de preto e o titeriteiro que usa traje típico formal ou de acordo com o tema da peça. A história é contada pelo narrador que, ao falar, a música shimasen é tocada em todas as cenas. Muitas das obras de Kabuki foram originalmente escritas para os títeres, mas Bunraku usou muitas das obras de Kabuki.
Paciência
A paciência é o pilar principal do Bunraku, pois, é essencial para que os títeres transmitam a mensagem da peça como se fossem atuadas por pessoas reais. Todo o controle das expressões corporais dos bonecos querer dedicação para que o espetáculo seja realizado com perfeição que ultrapassa séculos de tradição.

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