Opaxorô de Oxalá é o enredo da Arte Yorubá para sua estreia no Carnaval Virtual

O GRESV Arte Yorubá apresenta seu enredo e equipe para sua estréia no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual. A escola contará o enredo: “Opaxorô De Oxalá” de autoria do presidente e enredista da agremiação Luyz André.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Arte Yorubá
Cidade Sede: Rio de Janeiro-RJ
Data de Fundação: 19/03/2020
Cores: Azul Celeste e Branco leitoso
Símbolo: Pomba Branca da Paz

Presidente: Luyz André
Vice Presidente e Diretor de Marketing: Vinicius Assunção
Intérprete: Erick Ferreira
Carnavalesca: Bell
Enredista: Luyz André

 

ENREDO:

Opaxorô de Oxalá

Autor: Luyz André

O OPAXORÔ.

O alicerce que sustenta o pai maior da Mitologia Yorubá, é o sibolo da ajuda ao próximo de toda uma mitologia, do Orixá que criou os seres humanos, e mesmo assim, na sua sã humildade se curva e precisa de um apoio para se sustentar, assim é o Oparoxô, o cajado de metal que Oxalá trás nas mãos para se apoiar.

Ele é o principal símbolo de Oxalá,se formos falar apenas do objeto, é um cajado com 3 ou 4 círculos, é construído com metal prateado ou de madeira, para representar o poder masculino e que possui uns pingentes que pendem destes circulos presos a eles com finas correntes. Como elemento visivel aos olhos dos simples mortais,o Opaxorô é enfeitado com pequenas luas, peixinhos, corações, moedas, guizos, casa do caracol da terra, pequenos sinos, pombos estilizados em metal e uma variedade de outras coisa, que a imaginação das pessoas ou fundamentos deste santo permite.

Mas é aí que começa o grande mistério: a palavra opá no idioma yorubá significa cajado/cetro, já a palavra ‘xorô’ vem da palavra “xaorô”, que designa algo que faz barulho que no caso do opaxorô imita o barulho da chuva, ou seja a chuva que irriga a terra e vitaliza o universo, por isso na tradição yorubá as àguas são de Oxalá, sendo que as do Mar são de domínio de Yemanjá, e as doces de Oxum, mas todas elas procedem de Oxalá através do lindo som emitindo através de seu cetro com barulho de chuva, ou melhor, do Opaxorô.

Por isso a G.R.E.S Arte Yorubá vem propor essa chuva de bençãos do Pai maior da mitologia africana, que a humanidade possa identificar nesse símbolo o poder de renovação de pensamentos e crenças, que possamos nos banhar na pureza das aguas espirituais de Oxalá nos tornando seres humanos melhores a cada dia. Vamos vitalizar o corpo e alma, irrigando todo o Universo físico, mental e espiritual.

As correntes que prendem os pingentes do opaxorô, é a representação de todos os ancestrais e orixás que Oxalá traz com ele, cada elo da corrente representaria isso. Que as correntes que nos une como humanidade possam representar uma corrente de amor e fé, um elo de bondade e cumplicidade entre todos nós.

Os três pratos, que fazem parte do cajado, simbolizam a sua supremacia sobre os mundos dos seres humanos, dos Espíritos e dos Orixás. Essa supremacia é uma liderança espiritual, calcada na caridadde e humildade, se tornando um exemplo de liderança para todos nós, inclusive, não a toa, Oxalá tem a imagem associada no sincretismo ao Mestre Jesus, também exemplo de todas as virtudes que a humanidade possa conhecer.

O pássaro, que está pousado na ponta do opaxorô, é um mensageiro que faz a ligação entre esses mundos. A pomba branca da Paz que para o cristianismo também é o elo entre os dois mundo, simbolizando o espírito santo, possa no alto da sua pureza repusar suavemente no Oparoxô de Oxalá, é toda essa riqueza de histórias, lendas, imaginários populares e itans yorubás que viemos contar nesse grande enredo.

SALVE NOSSO PAI OXALÁ!

ÉPÀ BABÁ!

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:

– Escola encomendará a obra.

 

Comentários

 




    gl