Morro do Esplendor canta o Santo Daime em seu retorno ao Grupo Especial do Carnaval Virtual

A campeã do grupo de acesso do carnaval virtual 2019 apresenta em seu retorno ao grupo especial o enredo “O santo remédio da verdade” de autoria de Marcos Felipe dos Reis. O logo do enredo foi desenvolvida pelo ator e designer Lucas Fialho.

Presidente: Rodrigo Ferrer
Carnavalescos: Julio Cesar Rossolen e Netto Gomes
Intérprete: Ito Melodia
Enredista: Marcos Felipe dos Reis

 

SINOPSE

O santo remédio da verdade

Autor: Marcos Felipe dos Reis

Setor 01: A origem peruana e o vinho das almas

Do seio virgem das matas, por entre os mais densos arvoredos da Amazônia peruana, os índios saem de suas aldeias. A noite os vigia enquanto acendem uma fogueira e preparam o início de seu ritual. A fumaça que sai do caldeirão já avisa o que está por vir: abrir caminho para o mais íntimo dos contatos: a própria ancestralidade. O grande xamã da aldeia se aproxima e toma o primeiro gole, seguido dos mais velhos sucessivos até que todos os aptos tenham degustado da misteriosa bebida. Então a cantoria começa, os guerreiros tomam seus lugares dançando em volta da fogueira que parece criar vida, abraçando-os.

 

Setor 02: Libertação rumo ao universo

Os guerreiros agora sentem o cheiro de sua caça, alçando voos com suas almas pelas diferentes camadas do cosmos, sentindo cada vento passar por entre seu rosto, prontos para se comunicarem com os bons espíritos que os regem. Agora, o caminho estava aberto para se conectarem ao grande imperador inca, o genuíno filho do sol em todo seu poder e esplendor a fim de manter o equilíbrio da vida em busca de toda a verdade. Verdade esta que está oculta por entre formas e cores que a mente humana abriga. Sob a força de seu chá, é possível ter um maior conhecimento do universo, expandindo as forças mentais. Força que os grandes xamãs usam para alçar seu voo, a libertação da alma do corpo rumo ao infinito. Quem o consumisse estaria pronto para fazer uma viagem transcendente rumo ao inconsciente e descobrir sua grande verdade.

 

Setor 03: Caça às bruxas – inquisição ao Daime

Por causa de seus efeitos transcendentais, o chá despertou a fúria daqueles que não eram filhos da terra. Jesuítas que cruzaram o Amazonas e que teriam como missão salvar os povos com sua palavra subjugaram e enviesaram seu uso místico religioso. A criatura branca queria catequizar rouba dos guardiões da floresta, ignorando toda a significação ancestral de um povo. Houve a condenação de plantas como diabólicas, fazendo com que a chama que anteriormente abraçava o culto passe a queimar com a inquisição.  Hoje, a bruxa é outra. A raça que tanto julgou demoníaca sua prática atualmente se beneficia da venda e da troca A busca por ondas de sensações diferenciadas banaliza a ritualística ancestral, alimentando mercados que prometem chegar ao alívio dos problemas.

 

Setor 04: A rainha universal e a busca de uma nova era

Foi em uma dessas viagens rumo ao universo que um dos caboclos, conhecido como Mestre Irineu, relatou ter visto a grande rainha universal, se aproximando junto à grande lua branca. Esta mulher de beleza ímpar pediu para que Irineu vagasse por oito dias no coração da mata alimentando-se somente de macaxeira. Passando por várias visões amedrontadoras, onde jurava que a floresta criava vida para debochar de sua missão. Atordoado, Irineu disparava tiros com sua espingarda para espantar tudo que fosse lhe desviar de seu caminho. Ao final dos dias, a mulher revelou-se Virgem Maria e fez o pedido para que espalhasse a palavra divina por meio desta planta Ayahuasca e sua bebida mística. Deveria também trabalhar sem esperar algo em benefício próprio. A força do verdadeiro Deus que habita dentro do espírito de cada um de nós. “Dai-me amor, dai-me firmeza”. “Daime”, o pedido de carisma, simplicidade e renovação. Então, seriam responsáveis por despertarem Juramidam, o Cristo da nova era, com hinários de fé aos moldes de indígenas e do Novo Testamento, nascendo assim a doutrina espiritualista do Santo Daime, o santo remédio da verdade.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:

Escola encomendará sua obra.

Comentários

 




    gl