Império do Progresso reedita seu Carnaval de 2007 na Edição especial do Carnaval Virtual

Logo oficial do enredo

A grande campeã do Grupo de Acesso de 2020, SRESV Império do Progresso apresenta seu samba e enredo para a Edição Especial do Carnaval Virtual que acontecerá nos dias 14 e 15 de Fevereiro deste ano.

A escola irá reeditar seu carnaval de 2007 com o enredo “Quilombo” que foi um desfile em forma de arte carnavalesca virtual que celebrou Candeia e o seu manifesto em defesa das raízes das escolas de samba, que, segundo ele, estavam sendo esquecidas.

O Império do Progresso fará deste momento um manifesto em defesa das Escolas de Samba e dos profissionais do Carnaval. A obra de Mestre Candeia foi a motivação do Carnaval de 2007, e agora, trazemos de volta à Passarela do Samba Virtual na Edição Especial 2021.

Estão envolvidos no projeto o Presidente Diego Araújo, o Carnavalesco Romulo Roque e a Intérprete Thatiane Carvalho. Quem também assina esse momento especial é o Carnavalesco Vitor Saraiva, que, é autor do enredo apresentado originalmente em 2007.

Confira o samba que embalará o desfile da escola na Edição Especial:

Confira a sinopse do enredo:

Quilombo

Autor do Enredo: Vitor Saraiva
Autor do Texto da Reedição: Diego Araújo

APRESENTAÇÃO

“Todo Quilombo é um Império
Que guarda o mistério, a paz e o amor
O Progresso vem da luta
E a vitória do Clamor”
Trecho de “Quilombo” samba do Império do Progresso 2007

Logo oficial do enredo

O Império do Progresso retorna à Passarela do Samba Virtual na Edição Especial de Fevereiro de 2021 para outra vez ser um manifesto de resistência da arte carnavalesca. A azul, verde e branco tem a honra de 14 anos depois, mais uma vez, erguer o seu pavilhão em forma de “Quilombo”.

Este enredo, apresentado originalmente no Carnaval Virtual de 2007, é uma reflexão que celebra a majestade da raça negra através da arte de Antônio Candeia Filho, ou simplesmente, Candeia. É o reencontro com as raízes sagradas e puras do samba, reafirmando suas tradições e valores.

Dedicamos esse manifesto em forma de arte carnavalesca virtual a todos os profissionais do Carnaval real, que, desde o início da pandemia se encontram vivendo de dúvidas e incertezas, sem condições de trabalhar e expressar a grandiosidade de seus ofícios.

Aos que costuram, bordam, pintam e esculpem. Quem solda, ilumina, decora, varre e organiza. Aos quem desenham e quem canta. Para todos que fazem do Carnaval o seu ganha pão e a sua razão de viver!

Axé!

JUSTIFICATIVA

Voltaremos às raízes!

Por negras mãos que não ousaram se render e que plantaram a semente da resistência. Bravura indômita, coração guerreiro, como seus pais, seus avós e seus ancestrais que assentaram as pedras pisadas no cais de onde eles vieram e para onde eles foram.

Negra raça, negra valentia. Herdeira de dinastias reais africanas, retinta soberania forjada na luz da noite que é tão negra quanto a verdade estampada nos traços da origem do mundo. Alma jamais acorrentada, canção, valentia. Herança dos tambores, clamores, valores. Sentinela da libertação, voz soberana, tronco, palmeira, fundamento. Orixá do terreiro, altar iluminado, fantasia profana. Batucada, samba, espírito Brasil.

Candeia da Portela tão amada, partideiro da rima que não falha. Candeia que alumia o teu chão sagrado, amarelo e lilás, síntese da magia. Quilombo que resiste. Manifesto, saber, oxalá o “Dia de Graça” da “Arte Negra”. Mestre! O Império do Progresso, outra vez pede a sua bênção, o Carnaval precisa de você! Nós seremos resistência em sua honra e de todos os ancestrais do samba!

Axé!

Referências Bibliográficas

CANDEIA E ISNARD, Escola de samba: árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Editora Lidador/SEEC-RJ, 1978.

DINIZ, André, Almanaque do Samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.

Site: PORTELA WEB: www.portelaweb.com.br “Especial 70 anos de Candeia”

Comentários

 




    gl