Império do Batistão canta Jurema em sua estreia no Carnaval Virtual

O GRESV Império do Batistão apresenta seu enredo para sua estreia no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual onde cantará Jurema, com o enredo: “Jurema, do seu ventre Brasil!” de autoria do Carnavalesco Renan Barros com auxilio do pesquisador Failon Teixeira, o logo da escola é criação de Jéssica Poli.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império do Batistão
Cidade sede: São Gonçalo
Data de fundação: 21/03/2020
Cores: Vermelho branco e dourado
Simbolo: Coroa imperial

Presidente: Vinicios Coutinho
Vice-Presidente: Junior Marcon.
Intérprete: Vitor Bezerra
Carnavalesco: Renan Barros
Pesquisador: Failon Teixeira
Assessoria de Imprensa: Jéssica Poli

 

ENREDO:

Jurema, do seu ventre Brasil!

Autores: Renan Barros e Failon Teixeira

O Império do Batistão pede licença, e solta o nosso Leão para mostrar a suas garras na avenida, pois é chegada a hora da nossa coroa desfilar!

Vamos contar uma história de encantos, magia, de cura e de fé. Vamos espalhar o amor, a paz e revelar ao mundo do samba curiosidades de duas religiões legitimamente brasileiras, para isso, vamos as unificar por intermédio da Sagrada Jurema.

Jurema, é uma árvore tipicamente nordestina da família das acácias, é uma planta leguminosa de onde índios e caboclos retiravam das raízes e cascas, bebidas para, a pratica da cura. Em Pernambuco, existe uma cidade, cuja o nome é Jurema pela grande quantidade de árvores da espece espalhadas por todas as suas mediações. Na Paraíba, até hoje a árvore é venerada pelos índios Potiguares e Tabajaras.

O encantamento começa, a partir dos rituais indígenas e que na colonização Ganhou influências europeia e africana, criando laços com feitiçaria, pajelança, xamanismo, catolicismo, esoterismo e cristianismo esotérico. Os devotos instituídos “Juremeiros”, acreditam que Guardiões da Sagrada Jurema, habitam no tronco da jurema após a morte para cuidar dos seus por intermédio da caridade, esses são instituídos Mestres e Mestras Catimbozeiros, reis e rainhas, príncipes e princesas do Catimbó, nascendo assim a primeira religião do Brasil.

Dos mestres e Mestras Juremeiros, por serem muitos, traremos os de figuras mística e variáveis para a representação da sagrada Jurema, apareceram em nosso desfile a Mestra Cigana Carmen, a Mestra Escrava Maria do Bagaço, a Mestra da vida Paulina, a Mestra Bruxa encantadora Lucinda, o Mestre Zé Marinheiro, o Mestre Capoeirista Besouro Mangangá, O Mestre Engraxate Zé Pretinho e o Mestre feiticeiro Tertuliano. Mas também falaremos dos que possuem grande influência na Umbanda, essa, teve seu nascimento no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de São Gonçalo por intermédio do Caboclo 7 encruzilhadas.

Cabocla Jurema, Mestra Juremeira que cultua a alto confiança, amparando que a busca mostrando que não há nada mais forte do a que a nossa fé e força de vontade. A Cabocla Jurema pode estar em muitos lugares e energias; Cabocla jurema da Mata tem ligação com Oxossi. Jurema Cabocla da Praia tem ligação com Iemanjá, Jurema Cabocla da Cachoeira tem ligação Oxum, Cabocla Jurema Flecheira tem ligação com Xangô, Jurema Cabocla do oriente tem ligação com Ibeji, Jurema cabocla Preta tem ligação com Obaluaiê, Cabocla Jurema da Lua tem ligação com Ogum, Cabocla Jurema Rainha tem ligação com Oxalá e a Cabocla Jurema Mestra tem a sua ligação com Nanã Buruquê.

Vamos de Juremas para Marias…

A Mestra Maria Navalha, Tem a sua história entrelaçada ao Mestre Zé Malandro com quem viveu um amor a Qual Amália (seu verdadeiro nome) ganhou o apelido de navalha por deixar sua marca com um punhal em quem tentasse cortejar o seu homem e com uma forte passagem pelo cais do Porto de Pernambuco onde trabalhou. A Maria Navalha repre4senta de forma muito forte todas as Marias do Brasil, na luta pelos direitos da mulher, na emancipação feminista, no sagrado feminismo, na voz, na força, na garra e na coragem da mulher independente.

Chegou a hora dele, o bom malandro, o Rei da jurema, o malandro Juremeiro muito amado e respeitado na Umbanda. Boa aparência e sempre bem trajado, galanteador e boêmio, esse é o Mestre Zé Pilintra ou para os mais íntimos na Umbanda, “SeoZé”. Defensor da caridade, dono de uma ginga inconfundível, protetor das mulheres, as quais afirma serem formosas e nascidas para o amor. Dos becos, dos bares, da noite da lapa, senhor da noite e amante da madrugada. O Mestre Zé que une o Catimbó nordestino a Umbanda carioca e enchendo de orgulho e fé, os amantes e devotos das manifestações de força tiradas do nosso próprio solo, nascida da nossa pátria mãe gentil, Jurema, do seu ventre Brasil.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:

– Escola irá encomendar a obra.

 

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