Império de Niterói está quase pronta para desfilar em 2021

Logo oficial da agremiação.

A Império de Niterói, escola do Grupo de Acesso 1 do Carnaval Virtual, em 2021 levará o enredo Noh, Kiogen, Kabuki, Bunraku: Os tradicionais teatros do Japão de autoria de seu enredista, Alex San’n. A escola com sede em Niterói completa sua equipe com Thiago Cardoso como presidente, Wallace Buda como intérprete, Alex San’n e Evander Menezes na função de carnavalescos, Rafael Menezes como diretor artístico, Flávia Nunes de rainha de bateria, e Suzy Brasil como musa.

A vermelho e branco é a 13ª escola do dia 20/11. Os desfiles do Grupo de Acesso 1 no sábado começarão às 20 horas.

+ Leia a Sinopse

+ Ouça o samba da escola

Em entrevista com a equipe do SRzd, o presidente da agremiação, Thiago Cardoso, deu alguns detalhes de como está sendo a produção do desfile de sua escola.

Para contar a história dos quatro teatros tradicionais japoneses, a Império de Niterói optou em trazer o desfile em 4 setores, cada um trazendo o nome de um dos teatros. Nesses setores, a escola pretende trazer “a grandiosidade que cada teatro tem a partir das suas apresentações, história, proibições”. E a partir disso, a ideia da escola é trazer “as sensações causadas por cada um [dos teatros], como: drama, comédia, opulência e paciência”.

Pavilhão oficial da agremiação.

Já sobre os desfiles e a sua preparação, Cardoso revela que o desfile está 99,9% pronto, faltando apenas finalizar a fantasia de Flávia Nunes, rainha de bateria da escola, bem como já finalizado o organograma e áudio ao vivo do desfile. E sobre os detalhes, o presidente nos diz que para surpreender os amantes dos desfiles na passarela virtual, a escola trará “alas com um molde que nunca trouxemos antes, teremos alas coreografadas, alas com elementos cenográficos, com volume, com fantasias bem coloridas, para mostrar a felicidade e alegria das peças japonesas”.

Contudo, a escola aponta dificuldades contínuas na preparação das alegorias, mas, que tentaram contorná-las, e bem como, prepará-las com novas possibilidades de movimentações, de modo a “dar o melhor de nós para que todas elas passem o que queremos, e apresentar um desfile a altura, e que possa concorrer de igual para igual com as demais escolas”. Apesar disso, aponta o desejo e a preparação já de melhorias para o ano que vem. Porém, Cardoso aponta que toda a escola está com altas expectativas para o desfile desse ano, isso “pois fizemos nosso melhor para levar o desfile para a passarela. A gente sempre torce para fazer o melhor para todos. A ansiedade bate a mil nesse momento”.

Logo oficial da agremiação.

Já como destaque, o presidente da agremiação coloca a querida Suzy Brasil, que novamente desfilará na escola, e, segundo ele, a “fantasia ficou bem legal e quem olhar, reconhecerá”. Além disso, deu mais alguns detalhes da produção do desfile que devemos ficar atentos na passagem da Império de Niterói pela passarela virtual, como por exemplo, “os destaques de chão estão com fantasias muito bem elaboradas, fugindo do óbvio. Aconselho também a ficarem de olho no último carro, ele é todo movimentado assim como os demais, mas, o último tem uma explosão de cores e movimento que nos deu muito trabalho para por em sincronia”.

Em relação à abertura da escola, Cardoso aponta que a comissão de frente é outro  bom ponto do desfile, pois “nela você já fica por dentro de como iniciou o teatro, e é a maior comissão de frente já feita pela escola. Temos um movimento bem explicativo nela. O casal de mestre sala e porta bandeira também é um ponto alto do desfile. Me arrisco a dizer que é o casal mais bonito que a escola já trouxe. Em tons escuros e remetendo a proibição da mulher e do jovem a se apresentarem em teatros”. E acerca do primeiro carro, ele aponta que “o abre alas está maior e com algumas esculturas que são a cara do tema”.

Já em relação aos movimentos presentes nas alegorias e fantasias da escola, Cardoso nos conta que elas possuem diversos elementos como “uma roda com máscaras, abertura do teto do teatro, telão com vídeo, coruja que bate as asas ou são movimentadas como os bonecos de marionete, são bambus que formam leques, são gueixas com seus guarda chuva que coreografam, além de alas com movimentos, mesmo que sutil”. Ou seja, percebe-se um investimento a mais na preparação de movimentações de forma a engrandecer o espetáculo virtual.

E como mensagem final, o presidente da escola deseja convidar “a todos a assistirem o desfile da Império de Niterói. Pela primeira vez, vamos fechar o grupo de acesso do carnaval virtual no dia 20/11. Garanto que não será uma perda de tempo. Temos um bom samba, uma vontade de fazer e apresentar o melhor. Antes da Império, ainda temos mais 12 escolas no mesmo dia, e muitas outras no dia e final de semana anterior, assim como no final de semana seguinte. Serão 3 finais de semana de puro samba e desfile. Então, o convite não fica retido à escola, e sim à todas. Assistam, pois, a Império e as demais trabalharam muito para fazer o melhor e para levar a alegria do carnaval para suas casas. E vamos para mais um desfile virtual. Da maior liga de Carnaval Virtual”.

Comentários

 




    gl