Império da Fênix canta o Povo Sertanejo em seu enredo para o Carnaval Virtual 2020

Após Amargar o 24° Lugar no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual em 2019, o Império da Fênix apresenta sua equipe renovada, com novo fôlego e com uma vontade imensa de vencer.

Para o Carnaval 2020 a escola contratou uma Dupla de Carnavalescos, Wesley Nogueira e Wallace Amado que irão desenvolver o enredo pensado pelo também novo Enredista da escola, Ademar Netto.  ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Foram contratados ainda um novo Designer, Aderlanio Nascimento  e um Diretor de Carnaval, no intuito de evitar problemas como o que a escola passou na preparação para o Carnaval 2019.

Iniciando a Jornada Rumo ao Carnaval 2020, o Império da Fênix lança o Enredo: ” O SERTANEJO É ANTES DE TUDO, FORTE”

De autoria e pesquisa do Enredista estreante Ademar Neto, o enredo buscar trazer uma mensagem de esperança que dias melhores podem surgir no Sertão.

 

O SERTANEJO É ANTES DE TUDO, FORTE

Autor: Ademar Neto

Prelúdio (Apresentação) 

Era início da República, o clima de receio dominava a extinta monarquia, quando Euclides da Cunha afirmou ser o sertanejo antes de tudo um forte.

A afirmação não foi em vão: o sertanejo consegue transformar a dor em esperança, a tristeza em fé e a fome em força, nunca deixa de sorrir ou de acreditar num futuro melhor. O sertanejo tem acima de tudo a capacidade de reinventar a cada chuva que não cai.

Quando todo o pasto seca e os animais não tem mais alimento, o mandacaru é a única  fonte de esperança para o sertanejo.

Relembramos as palavras de Euclides de maneira analógica: “O Sertanejo nunca se rende”.

Que a Fênix não se renda! E que assuma a esperança do renascimento sertanejo, desfilando firme numa grande festa que não tem hora pra acabar.

 

Sinopse 2020 

Eita Calor de Rachar!

Despertei. É um novo dia! Abro a janela na esperança de que a chuva possa vir, mas logo olho para a terra ressecada e me vem o lamento. É muito sofrimento! Me dirijo aos céus em prece, peço forças para superar tantas provações, mais que isso, peço chuva para alimentar a vida no sertão.

“…Meu divino São José, Aqui estou em vossos pés
Nos dê chuva com abundância….Pela cruz que trais na mão
Nem de fome, nem de sede
Não mate seus filhos não.”

Sigo minha lida, não tenho como plantar para tirar meu sustento, me resta tentar criar. Olho para o gado, vejo morrendo de sede e fome, parece um cenário desolador, mas eu nunca perco a esperança! Minha alma não está seca como a terra, é nela que eu cultivo a esperança por dias melhores.

Pego o gado para procurar algum terço de pasto, quando de longe avisto um Mandacaru começando a florescer. Me lembro logo do nosso rei do baião…

“…Mandacaru quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão…”

Será que estava chegando a redenção? Parto para casa e no caminho de tão quente chego a ver miragem… Olho pro céu e vejo uma fênix entre as nuvens brancas. Engraçado, a Fênix não tinha sua cor tradicional, era cinzenta! Algo me dizia que a chuva ia chegar.

Bateu as seis horas! É hora de uma nova prece!

“Ave Maria
Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz”

Como é cheio de vida meu o sertão! Minha gente é  guerreira, valente e determinada. É o calor incessante do sertão que traz consigo a luz da nossa  esperança.

O sertão não precisa de cestas básicas. O sertão não precisa de caminhões pipas. O sertão precisa de homens e mulheres que coloquem sua fé em ação e trabalhem para que futuras gerações possam ter condições de sair do círculo da pobreza que afetam as nossas comunidades.

É um novo dia! A Chuva Chegou! É dia de festa no sertão! Tem “arraiá”, tem quentão, festa pra São José no plantio, pra comemoramos a colheita no  São João!

Se avexe não, a quadrilha já tá pronta, vai ter forró, baião e muito samba!

Abre a porteira que a comitiva sertaneja tá chegando pra fazer desse carnaval o mais marcante da Nossa história.

“Sertanejo é forte
Supera miséria sem fim!”

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

– O Samba Enredo do Carnaval 2020 será encomendado ao compositor Dan Passos.

Comentários




    gl