Filhos do Tigre apresenta enredo para o Carnaval Virtual 2022

Logo oficial do enredo

Campeão do Grupo de Acesso I em 2021, O GRESV Filhos do Tigre divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo Especial do Carnaval Virtual 2022.

Pavilhão oficial da agremiação.

A vermelha e branca de São Gonçalo/RJ irá apresentar o enredo “Auri Sacra Fames”, de autoria de Vanderson Cesar e Marcos Felipe Reis.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

Auri Sacra Fames

Era uma vez, ou talvez duas e por que não três? Eram muitas vez pra dizer a verdade. Depois de pedir à Santa Barbara, tivemos nossa graça! E como promessa, vamos seguir com o Tigre pelos caminhos das Minas Gerais. Tantos foram os que andaram no chão de terra das minas, tanta riqueza e tanta pobreza lado a lado. Entre cá, seus moço, antes de iniciar a nossa história, senta pra tomar uma xícara de café, comer um bolo. Aliás, não come muito não, porque de fome aqui já teve por demais. Há muito tempo, a fome de ouro movimentou e fez crescer o nosso lugar.

A luta era tanta, a caça era tamanha que as pessoas até esqueciam de realmente se alimentar! E devorava tudo, pegava tudo dos homens que ficavam por ai caçando as pedrinha. Ê maldição que foi viu. O povo da coroa lá de Portugal queria dominar as bandas de cá. Mas não era fácil não, tudo que envolve dinheiro perde logo o controle. Logo logo tinha gente de todo jeito serra acima. Lá das terras de São Paulo, os tal dos bandeirante vieram pra tentar pegar uma parte. E não sobrou nem pro pessoal da igreja. Enquanto muito homem ralava no sol, dentro dos rios, com bateia na mão, padres e compadres escondiam era as pedras dentro das imagens ocas, vê se pode? De quem vai ser o ouro, afinal? De quem conseguir minar ele, é claro… Até a capital mudou de Salvador pro Rio, pra tentarem fiscalizar melhor a saída do ouro de nossa terra.

Ah, quando os portugueses descobriram, ficaram muito bravos e começou as guerras. Os emboabas, que era o nome dos bandeirantes, foram o primeiro alvo lá nas bandas de Caeté e serra do Curral. Eles se achavam donos por terem achado o ouro primeiro, mas vai falar isso pra coroa portuguesa? Um pouco mais longe, tentando endurecer as rédeas, os portugueses em Vila Rica colocaram impostos altos nos mercados em tudo que se vendia, pra dificultar a vida de quem vinha tirar o ouro. E era imposto viu, nossa senhora! Era um quinto de tudo, derramando uma tonelada e meia de ouro todos os anos no bolso da corte. Foi tanta demanda, que até vontade de separar daqui do estado tiveram. O Tiradentes liderou uma revolução enorme depois de ler bastante lá da França e poderia ter dado certo se não tivessem entregado e matado ele. 

Logo oficial do enredo

E a fome se espalhava, a ganância adentrava os engenhos de açúcar que pareciam brotar do chão de tanto que tinham. E batiam na terra, tiravam do rio. As pedras iam embora nos navios e algumas ainda decoravam casarões e igrejas daqui. Só que onde se tira e não repõe, onde comem toda a comida e ninguém serve mais, acaba. Agora, quem tinha fome era a terra de Minas: a mineração ficou difícil e exigia mais. A maioria dos alimentos não dava aqui nessa terra, eram todos trazidos de fora, o que aumentava ainda mais a febre dourada. Muita gente vagou pelos arraiais desajeitados com o ouro que estava acabando, sem ter rumo do que fazer. Negros forros, mestiços, caboclos, todos estes não tinham como garantir sua sobrevivência. Mais tarde, o açúcar chegava pra nossas terra e junto dele o gado, que trouxe para nosso estado a grande produção de leite e coroando lá na frente a grande capitania leiteira de Minas Gerais.

Referências:

ABC do ABC. A descoberta do ouro e suas conseqüências. Setembro de 2018. Disponível em: https://www.abcdoabc.com.br/caderno/descoberta-ouro-suas-consequencias-71055. Acesso em fev.2022.

MAGALHÃES, T.L. As Minas Gerais e o século do ouro. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/asminasgeraiseoseculodoouro.pdf. Acesso em fev.2022.

Educa mais Brasil. Ciclo do ouro. Janeiro de 2020. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/ciclo-do-ouro. Acesso em fev. 2022.

Impressões Rebeldes. Universidade Federal do Rio de Janeiro. A guerra dos Emboabas. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.historia.uff.br/impressoesrebeldes/?revoltas_categoria=1707-guerra-emboabas-rio-de-janeiro ; Acesso em mar. 2022.

Histoblog – História Geral. Os efeitos imediatos da descoberta do ouro no Brasil. Disponivel em: http://histoblogsu.blogspot.com/2009/05/os-efeitos-imediatos-da-descoberta-do.html. Acesso em mar 2022.

Comentários

 




    gl