Bambas de Ouro traz a “La Belle Époque” como enredo para o Carnaval Virtual 2019

ESV Bambas de Ouro trás a La Belle Époque como enredo para o Carnaval Virtual 2019 em seu retorno ao Grupo Especial!.

FICHA TÉCNICA

Presidente: Maurício Vianna
Carnavalesco: Maurício Lanner
Intérprete: Rodrigo Santos

ENREDO:

“La Belle Époque”

Justificativa:

“La Art Nouveau” invade a Europa Ocidental e espalha por todo canto suas formas e traços, possuindo como fonte de inspiração seus movimentos e paisagens naturais. Assim a Bambas de Ouro traz para a avenida o glamour e o requinte que se fizeram presentes nestes anos de magia, onde se transformou o modo de fazer arte e se iniciou a era das invenções.

“Viens Sambar, mon amour!” A azul e rosa de São Gonçalo lhe convida a conhecer o período da história onde a arte, a cultura e a ciência se uniram para espalhar paz, amor e união entre todas as nações. Sejam Bem Vindos a “La Belle Époque”, uma época em que a humanidade vivia seu apogeu cultural e tecnológico, em que as artes ganharam popularidade, as mentes brilhantes trouxeram novas teorias e novas forma de ver o mundo. Embarque com a Bambas de Ouro nesse magnífico enredo que mostrará o legado de paz, amor e união deixado pelos franceses: a humanidade.

SETOR 1 – Da união entre arte e cultura ganha vida o mais recente movimento.

Sobre o olhar do grande artista, entre formas e traços, surge a nova arte Euro-Ocidental. Dos vitrais de Émile Gallé ao Metropolitano, amplia-se a arte e se renovam os conceitos. Em “La Maison de L’Art Nouveau”, reduto cultural parisiense, tomava-se corpo o mais recente movimento. Nasce então o impressionismo e “La Art Nouveau”, através da singela e exuberante impressão do nascer do sol, um novo olhar, uma nova visão.

A nova forma de fazer arte invade as ruas de Paris, os cabarés ganham espaço e no “Mollin Rouge” floresce o cancan. E assim surge “La Belle Époque”. Embalada pela musicalidade, a cidade ganha luz e os boêmios saem a noite, em que artistas e compositores fazem de suas idéias a metamorfose artística e espalham harmonia e paz por toda a Europa.

No Salão “Grand Café” o cinema ganha forma através dos Irmãos Lumière. E logo erguem-se as lonas, emoldurando os espetáculos circenses. A ciranda do carrossel e a exuberância da roda gigante dão vida aos parques de diversão e embalam o romance da mocidade. Era a cultura urbana despertando em uma nova forma de se viver, entre vidraças e pinturas, dança, cinema e cultura tomam os novos rumos na mente humana.

 

SETOR 2 – A busca pelo progresso.

Eis que surge a eletricidade, ao mesmo tempo em que ciência e razão tomam conta das mentes pensadoras. A revolução industrial ganhava forma e jovens de todo o mundo chegavam a Paris para aprender em suas faculdades, emerge assim, a cidade luz.

No centro da cidade ergue-se em forma de portal uma grande torre abrindo as portas para a “La Exposition Universelle”, era a torre “Eiffel”, símbolo que se mostrava imponente aos olhos dos que por ela passavam, trazendo boas-vindas a era dourada das invenções. Das mãos de um brasileiro, o sonho de voar se torna realidade. A Ford traz da América os veículos com tração motor. Era a tecnologia avançando a largos passos rumo ao impensável. Com o telégrafo a comunicação rompe fronteiras e a música rasga o ar pelas ondas dos rádios. As distâncias diminuem com a chegada dos bondes, o trem acelera com as mercadorias e os mares são tomados por transatlânticos. Estava estabelecido o progresso, que trouxe o consumo, ao mesmo tempo que diminuiu a distância entre nações.

Freud explica a mente humana, grandes pesquisadores mudam a forma como vemos a ciência, surge as vacinas e a crua para diversas enfermidades, descobre-se os antibióticos e diversos outros remédios. Era a ciência salvando vidas através da razão, trazendo uma grande evolução na medicina e na forma de nos remediar.

 

SETOR 3 – La Belle Époque Tropical

Fascinado pela beleza artística que se espalhava pelo mundo, o Rio se refaz à francesa. Abre-se os caminhos para a avenida Central, e surge então, o Teatro Municipal, atraindo a mais alta sociedade carioca. Prédios e avenidas ganham o requinte europeu através de fontes e praças, e no pão de açúcar, um bondinho cruza o ar e mostra a graciosidade da cidade maravilhosa. A boemia faz nascer o samba, ao misturar os ritmos africanos, a tecnologia invade a cidade, patrocinado pelo saboroso aroma do melhor café.

O ciclo da borracha reconstrói Manaus, alí o látex é ouro que jorrava da seringueira. Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Mercado Adolpho Lisboa e tantos outros, brotam na floresta, trazendo cultura e requinte a moda brasileira. Os cocares dos índios se misturam aos chapéus das sinhazinhas. O sotaque francês unia-se ao português, proporcionando um intercâmbio linguístico, em que a experiência multicultural da união entre esses dois idiomas nos deixa uma vasta herança, nos permitindo pronunciar várias palavras cotidianas, como o réveillon, ateliê, suíte, perfume e muitas outras.

 

SETOR 4 – Uma visão para o futuro, a busca pela paz mundial.

O legado da “Belle Époque” ainda está presente nos dias atuais. A visão de um futuro de paz e prosperidade é um sonho que vive em nossos corações. E nesse futuro há veículos voadores que tomam os céus, há mais tecnologia para facilitar o dia a dia da humanidade, e nos mostra que a evolução não será a custo da guerra ou da maldade, e sim vindo da necessidade de fazermos a paz. Um futuro de muita paz, amor, cultura e prosperidade é a visão que a Bambas de Ouro deixa no coração de cada folião neste dia de alegria, inspirando-os através desta bela história onde “La Belle Époque” deixa seu legado de paz, harmonia e otimismo entre os homens.

A evolução chega a passos largos, ali o passado e o futuro se unem pela preservação da cultura, pois sem ela não há evolução. Viva a cultura! Viva a revolução! Viva a França!

Merci beaucoup! Au revoir!

Aos Compositores

Esse ano a Bambas de ouro volta a abrir sua quadra para o festival de samba enredo. O compositor poderá enviar quantos sambas quiser. Membros da escola não podem participar do festival. Os sambas deverão ser entregues até dia 10 de Abril de 2019 no e-mail [email protected].
Qualquer duvida basta entrar em contato com Mauricio Lanner ou Mauricio Vianna pelo Facebook ou Whatsapp

Referências de expressões e palavras para uso no samba

Chique – significa uma coisa ou pessoa formosa, airosa, estilosa, bonita.
Chuchu – origem da palavra vem do francês “chouchou”, cujo significado se refere a alguém que é o preferido em um grupo.
merci – obrigada
moi – eu
Bonjour – bom dia
Mademoiselle – senhorita
Au revoir – Tchau
Avenida – do francês avenue, particípio passado de avenir “chegar”

Comentários

 




    gl