Categories: Carnaval Virtual

Estrela Dalva divulga enredo para o Carnaval Virtual 2022

O GRESV Estrela Dalva divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo Especial 2022 do Carnaval Virtual.

Pavilhão oficial da agremiação.

A escola do Rio de Janeiro /RJ apresentará o enredo “As Filha de Israel”.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

As filhas de Israel 

Deuteronômio 23:17
“Não haverá rameiras dentre as filhas de Israel…”

Shalom!

O judaísmo surge de Abraão e sua devoção, de Noé e sua redenção e de Moisés e sua libertação. Fixa-se na “Terra Prometida”, a “Canaã”, a região da Judeia, às margens do Mediterrâneo. Resistiu às dominações assíria, romana e seljúcida. Espalharam-se pelo mundo e Israel passou a ser mais que um lugar físico, mas um sonho de retorno de seus filhos e filhas.

Estabeleceram-se em várias regiões do mundo. No Leste europeu, mantiveram acesas as tradições milenares: a herança materna da religião, a leitura do Torá, os brit milá, bat mitzvah e bar mitzvah, os festejos de Purim, a purificação no Yom Kippur, a libertação de seu povo no Pessach, o festival das luzes do Hannukkah e a alegria do Rosh Hashanah.

Odessa, cidade marítima, a pérola do Mar Negro. A mais cosmopolita das cidades do Império Russo, localizada na atual (e que assim continue) Ucrânia. Recebeu as artes eruditas, assistiu revoltas sangrentas e tornou-se set de filmagens.

Invadida pelo exército alemão, viu sua prosperidade naufragar pela guerra e pela fome. Nesse cenário de incertezas, as donzelas em idade de se casar temiam, angustiadas, por um futuro sem marido, sem família, sem futuro…

Imagine o sofrimento de ser mulher e judia! Em plena guerra que exterminou milhões de enjeitados, que humilhou as minorias, que afanou suas conquistas. O monstro nazifascista alimentava-se de sonhos – mas os sonhos mantiveram-se acesos!

Nesse caos, o amor surge em suas vidas e as pobres meninas judias se apaixonaram pela promessa de casamento em outras terras, longe da guerra e da fome. Sedutores, galanteadores e bem articulados enredaram sobre elas histórias de como a vida seria melhor nos trópicos, de como haveria fartura e paz, em uma Nova Canaã!

Enganadas! Foram aliciadas de forma vil e suja! Perceberam a traição no caminho, descobriram que os vermes as estavam levando para o Brasil para serem prostituídas. Abandonaram-nas na casa da Rua das Marrecas, 28, as jogaram à própria sorte, as obrigaram a lidar com todo tipo de homens e lhes tomaram todos os ganhos com a prostituição compulsória.

Ah, mas elas se uniram! Mantiveram acesa a força de suas tradições, não perderam a fé e a lembrança de seu povo. Regaram a amizade e a perseverança de conseguir sair dessa vida, de retomar o rumo de suas vidas e voltarem a ser aceitas. Porém, o seu povo lhe virou as costas. Renegaram suas filhas por terem desobedecido a Lei divina, mesmo sendo cruelmente obrigadas. Ah, que injustiça, não poderiam ser enterradas em cemitério judeu, junto dos seus, de sua mishpaha…

Logo oficial do enredo

Criaram suas próprias sinagogas, seus próprios cemitérios. Não queriam ser enterradas nos muros, como verdadeiras marginais. Algumas conseguiram escapar da “vida nada fácil”; outras nela prosperaram e tornaram-se cafetinas. Chamavam a polícia de sacana – e inauguraram a verdadeira sacanagem que é sobreviver nesse país. Assim, entraram para a história!

Não vieram só de Odessa; vieram principalmente da Polônia e de outros países do Leste europeu. Mas podiam ter vindo da África, da China, da Bolívia, do Haiti… Representam toda a tristeza que é serem abduzidas de sua terra natal e violentadas pela realidade cruel; o terror de perderem sua inocência para serem estupradas pela maldade do patriarcado. E que continuam a aliciar, a visitar países em guerra para oferecer dinheiro em troca de sexo (e postar nas redes sociais); a praticar o turismo sexual; a agredir mulheres ou se omitir ao saber de um caso de agressão; ao contribuir de qualquer maneira com atitudes machistas, racistas e homofóbicas.

Mas o dia chegará, ah se chegará! Assim como para elas chegou, puderam voltar para o convívio eterno dos seus, devolvidas ao lar de Israel, recolocadas no seio familiar, numa reparação histórica que fez com que elas pudessem repousar em túmulos judeus. Mesmo após a vida, recuperam a esperança de que dias melhores estão por vir, onde não mais pessoas serão vendidas, negociadas e violentadas. E, assim como a Estrela de Davi, as jovens filhas de Israel seguem sendo Estrelas no céu, iluminando a imensidão!

Shalom!

Carnaval Virtual

Share
Published by
Carnaval Virtual
Tags: As Filhas de IsraelCarnaval virtualCarnaval Virtual 2022carnavalvirtualCaVEstrelaEstrela DalvaIsrael

Recent Posts

  • Brasil

Entenda o novo modelo de financiamento do Minha Casa Minha Vida

O Ministério das Cidades apresentou uma proposta de alteração na lei do novo Minha Casa, Minha Vida para permitir que…

13 minutos ago
  • São Paulo

Paulistão: Santos vence Red Bull em Itaquera e é o primeiro finalista do estadual

Paulistão: Santos vence Red Bull em Itaquera e é o primeiro finalista do estadual: Futebol: O Santos venceu o Red…

9 horas ago
  • Geral

Crise: Milei ataca presidente da Colômbia e país expulsa diplomatas argentinos

Crise diplomática: Javier Milei, o presidente da Argentina, afirmou em uma entrevista à CNN que Gustavo Petro, da Colômbia, foi…

10 horas ago
  • Televisão

Modo turbo do BBB 24 será ativado sexta; veja dinâmica

Modo turbo do BBB 24 será ativado nesta sexta-feira (29); veja dinâmica: Quinta (28): Prova do Líder Sexta (29): Prova…

11 horas ago
  • São Paulo

Presidente Emmanuel Macron vira atração e atende populares na Avenida Paulista

Presidente Emmanuel Macron vira atração e atende populares na Avenida Paulista. Francês está em missão oficial de três dias no…

11 horas ago
  • Economia

Criação de empregos formais soma 306 mil em fevereiro; aumento de 21,2%

Emprego. O Brasil gerou criou 306,11 mil empregos formais em fevereiro deste ano, segundo informação desta quarta-feira (27) do Ministério…

12 horas ago