Encantados da Serra traz a Roliúde Nordestina para o Carnaval Virtual 2020

O GRESV Encantados da Serra apresenta seu enredo em busca do titulo do Grupo de Acesso do Carnaval Virtual contando um pouco da história da cidade de Cabaceiras, a famosa “Roliúde” Nordestina com o enredo: “Cabaceiras – A “Roliúde” Nordestina” de autoria do Carnavalesco da agremiação Marcio Venâncio.

 

FICHA TÉCNICA:

Presidente: Marcelo Venancio
Carnavalesco e autor do enredo: Marcio Venancio
Intérprete: Tonny Ramalho

 

ENREDO:

Cabaceiras – A “Roliúde” Nordestina

Autor: Márcio Venâncio

Justificativa:

A G.R.E.S.V. Encantados da Serra, tem o orgulho e prazer de apresentar e levar para a avenida virtual, um pouco da história da cidade de Cabaceiras, a famosa “Roliúde Nordestina”.

Numa viagem da trupe da Encantados, iremos gravar cenas apresentando a cidade, sua história, sua cultura, tradição, beleza regional, até chegar aos longas metragens e filmes nacionais que usaram esse paraíso paraibano como cenário.

 

Sinopse:

Três, dois, um … Gravando!

O sol brilha com seus raios faiscantes tocando a terra …

O chão raxa e a poeira sobe.

Em meio a nuvens secas de terras rachadas, a alegria contagiante vem pedindo passagem.

Com câmeras na mão, a trupe da encantados pede licença e invade a “Roliúde Nordestina” para desbravar seus encantos.

Todos prontos! Silêncio … Gravando!

 

CENA 1: A fascinante cidade de Cabaceiras!

Cidade calma, serena …clima Semiárido.

No céu, o brilho do sol divide a cena com o azul celestial e a doçura das nuvens. Um cenário perfeito para grandes filmes.

Cidade paraibana, fundada pelo Capitão-mor Domingos de Faria Castro, foi fazenda com muitos gados, casa da farinha e alambique. Devota de Nossa Senhora, a esposa do Capitão cria a paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cabaceiras. A partir de tal fato, o vilarejo começou a se povoar em volta da igreja e em 1935 lhe é dado o título de cidade.

 

CENA 2: Cultura, beleza e tradição.

Aqui em Cabaceiras, o bode é REI!

Uma cidade pacata e deserta, que perde essa característica na época da festa do Bode Rei, onde surgem pessoas de todos os lados.

A festa é super tradicional com feiras, cursos artesanatos … comidas típicas como tapioca com carne de bode, forró pé-de-serra … e é claro, a coroação do BODE REI.

Na cidade tem a praça do bode onde uma escultura do mesmo fica lá enaltecendo a caprinocultura e enriquecendo as lendas e cultura local popular. As pessoas que passam pela escultura do bode na praça, alisam sua parte íntima (testículos) e fazem 03 pedidos.

Um dos lugares mais visitados também em Cabaceiras, é o Lajedo de Pai Mateus. Um lugar de sonhos … um silêncio absoluto … um paraíso místico, em meio a pedras, roxas e lajedos.

 

CENA 3: “Roliúde Nordestina”

Por essa terra ilustre personalidades do cinema brasileiro cruzaram esse chão e percorreram esses casarios antigos, levando arte, cultura e alegria nas telas dos cinemas e na televisão, invadindo a casa de todos. É Cabaceiras ganhando o mundo.

Mais de 25 filmes foram rodados na região. O mais conhecido foi o longa – metragem, O auto da Compadecida (do diretor Guel Arraes), que foi gravado no centro da cidade e nos arredores.

Assim como no cinema o filme “Aspirina e Urubus”(de Marcelo Gomes), “Romance” do mesmo diretor de o Auto da Compadecida.

Cabaceiras ainda abriga um Memorial Cinematográfico, levando informações e cultura para o seu povo e visitantes.

O colorido das suas casas, a simplicidade do seu povo, a beleza natural presenteada por Deus, serviu de cenário, tema e inspiração para a trupe da Encantados encenar e apresentar se show!!!

A nossa gravação está chegando ao fim.

Não vamos encerrar com o tradicional “FIM”, mais com um “ATÉ O PRÓXIMO”!!!

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:

– Escola encomendará a Obra.

Comentários

 




    gl