Embaixada Legião de Bambas se inspira em Shakespeare para sua estreia no Carnaval Virtual

Para seu primeiro desfile no Carnaval Virtual, a ARESV Embaixada Legião de Bambas se inspira nos romances de Shakespeare com o enredo: “De Shakespeare ao Samba – Um romance sem ponto final” de autoria dos carnavalescos.

 

FICHA TÉCNICA

Nome: Associação Recreativa Escola de Samba Virtual Embaixada Legião de Bambas
Cidade sede: Niterói e Duque de Caxias/RJ
Data de fundação: 18/09/2014
Cores: Vermelho, Preto e branco
Simbolo: Gavião

Presidente: Caio Almeida dos Santos
Carnavalesco: Lucas Almeida Silva e Thalles Mascarenhas da Conceição
Intérprete: À definir

 

ENREDO

De Shakespeare ao Samba – Um romance sem ponto final

Caríssima página em branco, venho aqui escrever-te e preencher este grande mundo vazio com meus últimos vislumbres criativos, de forma que aqui eu garanta sua segurança e eternidade, antes de transformar-te em cenas. Quero compartilhar-te contigo que meu novo cenário apaixonante se trata de Verona, uma cidade formosa e elegante, de características peculiares e medievais. Seu ar húmido faz escorrer por entre as pedras de suas construções verdadeiras lágrimas de sutil formosura.

Ao invés de iniciar com o tradicional “era uma vez”, minha nova criação artística necessitará de maior inventividade, a um belo coro vem comentar sobre as duas casas que nesta cidade mantém dignidade. São duas famílias de extrema tradicionalidade que acabou por trazer de volta das profundezas de sua história uma grande rivalidade, esta que manchou de uma vez por todas as mãos da irmandade, com suor e sangue. Este sangue respingavam as faces dos Capuletos e Montéquios, e reluziam ódio por todas as ruas de Verona.

Um certo dia, frio e húmido nas estradas da bela cidade, dois formosos jovens se esbarram em infelicidade. Seus corpos se enrijecem aos olhos enxergarem seus verdadeiros inimigos ao horizonte. Mais uma vez as espadas são erguidas e uma batalha se inicia. Mais uma vez a tentativa de derramamento de sangue se torna a prioridade daquele momento. Se faz necessário interferência do Rei para que nova tragédia não venha ocorrer. A partir daí falsa paz passa a reinar nas ruas de pedra.

Na família dos Montéquios, um jovem reluzente chamado Romeu seguia pela manhã, respirando profundamente por um amor impossível. Este sonhador suspirava por uma senhorita Capuleto, chamada Rosalía. Já na família Capuleto, a jovem e bela herdeira se chamava Julieta, prometida ao corpulento e rico Páris. Na noite daquele dia viria a acontecer na mansão dos Capuleto um baile de máscaras por este casal, com portões abertos a toda Verona, exceto aos seus rivais.

Oh querida página alabastrina, é neste belo e elegante baile de máscaras que Romeu opta por se infiltrar para enamorar Rosalía de modo secreto. Porém, nesta noite o jovem não esperava conhecer mais brilhante e apaixonante olhar. Aquele que de fato entraria em seu coração e ali marcaria para sempre o seu futuro. Foi o olhar de Julieta que seduziu por definitivo seu coração, estimulando sua boca a extrair juras de amor eterno. Nem mesmo com o ódio de Teobaldo, primo de Julieta, em seu cangote, impediu que estes olhares se impedissem, e o beijo de amor verdadeiro acontecesse.

Na manhã seguinte, com a proteção do amigo Frei, Romeu entrega a acompanhante de sua amada toda sua jura de amor, e também os planos de seu casamento. Casamento escondido com as bênçãos de Deus pelas mãos do sacerdote, Julieta é entregue a Romeu pelos olhos da Igreja. Com a ajuda de sua acompanhante, o casamento é consumado em noites de amor que se tornavam cada vez mais curtas, interrompidas pelos pássaros, antes de fugirem como definitivo. Os pais de Julieta, que jamais imaginariam tal ocorrido, continuavam a planejar o casamento de Julieta com Páris.

Entretanto o que o casal apaixonado jamais viria a imaginar, que o destino dos nubentes estaria traçado a ser atrapalhado por mais uma mancha de sangue. Teobaldo Capuleto mais uma vez interrompe os caminhos de Mercúcio Montéquio, primo de Romeu. Ânimos exaltados, corpos acalorados, mais uma vez as espadas voltam a ser erguidas. Em um duelo tenebroso e violento, Teobaldo fere profundamente Mercúcio, o levando a morte. Ao receber tal notícia, em um momento de fúria, Romeu avança contra Teobaldo com todo ardor do ódio, e acaba por matar seu inimigo.

Agora, páginas manchadas de sangue, ruas lavadas de tristeza. Ambas as famílias em luto se encontram na praça Central de Verona. E as únicas certezas que se tinham naquele momento era que a desgraça reinava em ambas as casas, e que o exilio de Romeu era inevitável. Sim, o destino trabalhou bem em separar os amantes, levando Romeu para ainda mais longe de sua amada. Único laço a unir ambos era a benção de Deus, e o Frei que permanecia ao lado do amor.

Uma ideia surreal surge da mente do Frei, que salvaria a união dos nubentes. Julieta vem a se fingir de morta com uma erva que a apagava temporariamente, e Romeu a receber uma carta com todo plano viria a buscar sua esposa, amando-a para sempre. Mas o destino, ah o destino… Não há de dar trégua ao casal em minha história. Romeu não recebe a carta a tempo, e fica sabendo do falecimento de sua amada.

Bravamente sai de seu exílio e volta a cidade para averiguar tal história, mas ao chegar à frente do túmulo que recebia o corpo de Julieta, depara-se com Páris, desesperado a se vingar. Mais derramamento de sangue, mas desta vez entre os que viriam a amar aquela que agora aparentava não viver. O ódio reinava, e em mais uma brava luta Romeu acaba por matar Páris. Triste duelo, porém, única forma de reencontrar seu amor.

Ao entrar naquela tumba gélida e deprimente, encontra sua amada a repousar como uma deusa deitada sobre seu leito de morte. Mas Romeu foi decidido a viver eternamente com aquela mulher, e o destino traçado a não serem felizes. Puxa um pequeno frasco de veneno e derrama sobre sua boca, ingerindo todo líquido, falecendo ao lado de Julieta. Mas logo após ela acorda de seu sono profundo e percebe que a tristeza a tomou de vez, levando seu Romeu. Desesperada e sem mais ter como viver, Julieta desembainha a lâmina da cintura do amado, cravando-a em seu peito, se despedindo do mundo em que vivera.

Oh páginas companheiras, sei que a história apresenta tristeza sem fim. Esta foi a história que todo o povo daquele lugar teve que tomar para si. Somente assim aqueles que os perseguiram os deixariam em paz para viverem seu final feliz. Após todo o desastre conhecido, as famílias se uniram em pretensão a adquirir paz, e em segredo os dois jovens sumiram daquele lugar sem nem se imaginar ainda viverem.

Dali fugiram para um lugar escondido da França, mudando seus nomes para Pierrot e Colombina. Naquele lugar, já sem riqueza e sem heranças, perceberam que nem sempre o conforto do dinheiro fornece a felicidade. Vivendo de arte e tornando-os astros da Comedia DellArte tomam para si uma nova vida, mais leve e agitada. Claro, nem tudo foram flores a todo momento, e seu amor chegou a se estremecer com a chegada de um novo rival. Este na realidade não queria lutas nem sangue, mas apenas o coração de Julieta.

O triangulo amoroso apenas tornou a história deste casal ainda mais interessante e apaixonante, mas Julieta, agora Colombina, jamais conseguiria viver longe de seu amado Romeu, agora Pierrot. Estes vieram para brilhar e se eternizar, e com as graças dos céus abrilhantou vários palcos e tomou para eles o mundo inteiro. Os palcos da França já não eram bastante para agora os três, que neste momento vão abrilhantar salões e ruas no Brasil.

Lá, agora ainda mais felizes e completos, ganham para si uma festa inteira para eles, sendo eternizados no carnaval. Seu amor e novas faces viraram símbolo da maior festa popular do mundo. Agora suas vidas completas, felicidade que não cabia no peito e história eternizada no mundo inteiro. Não se sabe ao certo quanto tempo estes ainda permaneceram de corpo e alma neste plano, o que se sabe é que ambos serão eternos por séculos e séculos, alcançando finalmente o seu final feliz.

Observação minha para mim mesmo: Não sei se revelarei toda história de uma única vez, talvez valha mais ocultar a felicidade do casal. Queria página, apenas uma única magia pode acabar com um belo final feliz… Um povoado infeliz. A infelicidade de um homem pode derramar mais sangue que uma espada afiada, mas o amor verdadeiro, não há inveja que possa matar.

Fim.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA

1 – O nome da escola citado no samba é de extrema importância.
2 – Os sambas enviados, deverão conter letra e áudio.
3 -Os sambas deverão ser enviados para o e-mail
[email protected] ou via WhatsApp com o nome dos compositores, letra e áudio.

(24) 98808- 5718
(21) 96414-3814

4 – O samba deve ter uma pegada lírica retratando o Romance de Romeu e Julieta
5 – A descrição do enredo ao decorrer do samba deve ocorrer de forma cronológica aos fatos.
6 – A Data de recebimento dos sambas é 13/04/2019 até as 23:59hs

Comentários

 




    gl