Dragões Lendários revisita o Carnaval de 2012 e canta o povo cigano! – Carnaval Virtual Edição Especial

Para a edição especial do Carnaval Virtual que ocorrerá em fevereiro de 2021 o GRESV Dragões Lendários irá revisitar seu desfile de 2012 e reeditar o enredo e samba: “Os ciganos ainda estão na estrada…”.

De acordo com o presidente da agremiação, Victor Fernandes, a escola decidiu participar desta Edição Especial de fevereiro pois “Entendemos que, com a Pandemia em curso ainda, o carnaval real não seria realizado na data prevista. E acho que essa edição especial vem preencher um vazio não só para o público que nos assiste, mas para as próprias agremiações. Antes de tudo, somos foliões também, sentimos falta da festa e de vivenciar os desfiles. Ainda que virtualmente, trará a alegria que tanto tem nos faltado nos últimos tempos, diante de tantas notícias tristes.”

Com relação à equipe que irá preparar o desfile para a Edição Especial, a escola informou que vem com sua equipe completa, a única alteração que será feita será o intérprete. “Como vamos reeditar o enredo de 2012 da agremiação, decidimos utilizar a gravação original do samba, que está na voz do Leandro Santos. Mas, a Núbia Hirose continua na escola, além de excelente intérprete e ter feito um lindo trabalho em 2020, é uma pessoa incrível, e ela estará conosco para o desfile no fim do ano em homenagem a Tia Ciata.”

FICHA TÉCNICA:

Presidente: Victor Fernandes
Carnavalesco: Isac Ferreira
Intérprete: Leandro Santos
Enredista: Marlene Martimiano
Diretor Musical: Victor Nowosh
Conselheiro: Odirley Isidoro

Perguntada sobre os motivos que levaram à escolha da reedição, a escola informou que não teve um motivo especial, “Mas, em várias conversas com o carnavalesco Isac, sempre foi um desfile que demonstrávamos interesse em reeditar, apresentando alguns detalhes diferentes do desfile original. A história do povo cigano é muito rica e nos permite fazer isso. Não precisaremos ficar presos ao que já apresentamos, e isso certamente foi um dos motivos para essa escolha. No lado estético, também teremos mudanças. O desfile de 2012 foi todo pintado em tinta à óleo. Para 2021, voltaremos ao bom e velho lápis de cor. Na época, foi uma aposta. Tentamos trazer algo diferente para o Carnaval Virtual. Foi bacana, mas acho que, até pela nova leitura que vamos dar, repetir a fórmula não seria o ideal.”

Confira o samba da agremiação para a Edição Especial:

Com a permissão de reutilizar desenhos de carnavais passados a escola acredita que caso consiga cumprir com o cronograma não pretende reutilizar, “não estamos pensando no reaproveitamento de desenhos. Queremos dar algo novo ao público, principalmente, a quem nos assistiu em 2012. Muito tempo passou, amadurecemos enquanto escola de samba e sabemos que, algumas coisas que foram feitas naquele ano, foram boas para aquele momento. O Carnaval Virtual mudou muito durante esses anos, se modernizou e queremos fazer algo a altura dessas mudanças pelas quais ele passou.”

Confira abaixo a sinopse do enredo:

Os ciganos ainda estão na estrada

Logo oficial do enredo

Ah… A magia está novamente no ar…
Sinta o perfume que vem chegando na brisa do entardecer…
Ouça o tilintar dos pandeiros e o som dos violões e violinos…
É a alegria que vai chegar.

Vem da Índia, do Egito, com o mistério no olhar.
Sofreu sobre o peso dos grilhões da discriminação.
Cantou nos campos de concentração,
Sonhando a liberdade reencontrar.

Embarcam nas naus e cruzam o mar.
Para terras morenas encontrar.
Famílias caminham, tendas se armam.
Fogueiras se acendem, festas se animam.

Sua presença está em todo lugar,
No circo, na música, na dança,
Mãos divinas que moldam o mundo
E desvendam o destino

Santa Sara de Kali,
Abençoe meu caminhar,
Dê-me paz e sabedoria, pois,
OS CIGANOS AINDA ESTÃO NA ESTRADA…

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Pereira, Cristina da Costa. Os ciganos ainda estão na estrada. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

Comentários

 




    gl