Conheça os jurados que irão avaliar os 50 desfiles do Grupo de Acesso!

O júri desse ano foi formado novamente em parceria com o Observatório do Carnaval (Obcar/UFRJ) combinado ao edital publicado pela Carnaval Virtual e às indicações das escolas de samba virtuais. Todos os jurados foram avaliados e aprovados por uma comissão formada entre os representantes das escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso que desejaram participar do processo de escolha.

Os desfiles do Grupo de Acesso começam hoje, às 20h, no site do Carnaval Virtual (www.carnavalvirtual.com.br), e irão também ocorrer amanhã (19/09) e no próximo fim de semana dias 25 e 26 de Setembro.

Caso prefira, você também pode baixar o app do Carnaval Virtual disponível para celulares com Android. O aplicativo Carnaval Virtual foi criado para os amantes de carnaval poderem acompanhar nossos desfiles. Ele conta com um módulo de rádio Online e a passarela de desfile. Acompanhe notícias pelas nossas notificações Push e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval Virtual.

Segue abaixo a lista de jurados do Grupo de Acesso para o ano de 2020:

QUESITO: SAMBA ENREDO

 

Julgador oficial: Mateus Pranto
Possui formação na área de Letras-Literaturas/UFRJ. É compositor, ritmista, diretor cultural da Lins Imperial e orientador-pesquisador do OBCAR/Labedis/MN/UFRJ. Como compositor, já venceu nas seguintes escolas: Estrelinha da Mocidade (2016 a 2019), no Aprendizes do Salgueiro (2019), na Infantes do Lins (2018 e 2019), na Mangueira do Amanhã – e Tamborim de Ouro do Jornal O Dia (2018), na Lins Imperial (2018 e 2020), na Imperadores do Sol (2018), no Unidos do Jacarezinho (2019), no Império Serrano (2020) e na Unidos de Padre Miguel (2021). Como ritmista, toca repique, na Renascer de Jacarepaguá, e chocalho, na Beija-Flor de Nilópolis. Como diretor cultural da Lins Imperial, é responsável pelo texto, pesquisa e desenvolvimento dos enredos de 2020 e 2021. Como orientador-pesquisador, atua em sonoridades em Escolas de Samba. Julgou, em 2019 e em 2020, samba-enredo em desfiles virtuais.

 

Julgadora oficial: Aline Gama
Sou foliã, componente, já desfilei em algumas escolas como por exemplo: Acadêmicos do Cubango, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estácio de Sá, Acadêmicos do Sossego, Unidos de Bangu e outras. Além disso, atualmente me tornei membro OBCAR-UFRJ e eu pesquiso frequentemente sobre as escolas de samba, os enredos que elas vão levar pra avenida sem contar que eu gosto de frequentar os barracões para enxergar a dificuldade que as escolas passam principalmente na série A para colocar os seus desfiles de maneira digna na avenida com ausência de verba.

 

Julgador Oficial: João Gabriel Barbosa
Graduando em Letras/Literaturas em uma universidade federal que respalda os valores do carnaval; e, em relação ao Carnaval Real, nos últimos dois, atuei no julgamento dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na qualidade de acompanhante de julgadora, do quesito Samba-enredo. Nessa experiência, compreendi toda metodologia de julgamento dos quesitos – com ênfase no Samba-enredo – adotada pela LIESA, e, assim, estou habituado com questões inerentes à imparcialidade, atuação sigilosa, comprometimento com os princípios éticos e respeito às agremiações.

 

Julgador Oficial: Jefferson Monteiro
Formado em Licenciatura de Pedagogia e História, pela UERJ. Pesquisador do carnaval carioca. Atualmente diretor cultural do GRES Mangueira do Amanhã e enredista. Já tive passagens por diversas escolas de samba como ritmista e diretor de bateria. Julgador do grupo de acesso da Intendente Magalhães em 2012 e 2016. Julgador do Carnaval Virtual desde 2019.

 

Julgadora Oficial: Vanessa Ribeiro
Bacharel, Mestre e Doutora em Letras pela UFRJ e apaixonada por carnaval. Divide seu tempo sendo Professora Adjunta do Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras-UFRJ, onde está desde 2017, e nas rodas de samba espalhadas pela cidade. Há 20 anos, estuda as Literaturas em Língua Portuguesa, com destaque para a escrita de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Na faculdade de Letras, foi condutora de duas rodas do “Samba das Mulheres” cantando e animando o prédio. Além disso, Vanessa é frequentante assídua da quadra da Mangueira, de onde é cria, fazendo da folia papel importante da sua vida.

 

Julgador Reserva: Lenon Pereira
Minha maior paixão dentro da escola de samba é o samba enredo, é ele que trás o folião para avenida, tem o poder de fazer uma escola às vezes desacreditada fazer um grande carnaval e conta a história que o carnavalesco deseja passar para o telespectador. Sou diretor de harmonia da minha campeã do Carnaval capixaba, a Unidos da Piedade. Há 7 anos escrevo e disputo sambas no ES assim como, analiso os sambas do Rj.

QUESITO: ENREDO

Julgadora Oficial: Emanuelle Rosa Ferraz
Graduanda do curso de Museologia (UNIRIO). Integrante do Observatório de Carnaval vinculado ao LABEDIS/MN/UFRJ. Formação técnica em Artes Cênicas e Audiovisual. Coordena o setor educativo do Museu de Imagens do Inconsciente. Possui experiências enquanto atriz, roteirista, diretora e trabalhos com edição de vídeo e Imagens.

 

Julgador Oficial: Phellipe Patrizi
Mestrando em Educação pelo PPGEdu/ FFP/UERJ. Especialista em Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo IFRJ/SG. Graduado em História (Licenciatura) pela FFP/UERJ. Pesquisador-membro do Observatório de Carnaval vinculado ao LABEDIS/MN/UFRJ. Integrante também do Laboratório da Arte Carnavalesca vinculado ao Instituto de Artes da UERJ. Professor de História e Filosofia da rede pública estadual e da rede privada de ensino.

 

Julgador Oficial: Roberto Limberger
Especialista em Políticas Públicas e Sociais, possui mestrado pela UNICAMP. O tema da dissertação foi transformado em enredo campeão do 3º concurso da LIESE. Possui dois títulos no Concurso Brasileiro de Enredos. Acompanha o carnaval desde 1993 e atua como cineasta e produtor cultural. Integra o corpo de jurados do Carnaval Virtual desde 2017.

 

Julgador Oficial: Felipe Costa
Graduado em artes cênicas com especialização em figurino pela Escola de Belas Artes da UFRJ, ainda na faculdade estagiei na Beija Flor de Nilópolis nos anos de 2013 e 2014, além de pesquisas na UFRJ voltadas ao carnaval. Em 2020 fiz parte da Comissão de carnaval da União da Ilha e assim permaneço em comissão para o próximo carnaval da escola.

 

Julgador Oficial: Thiago Lacerda
Professor de história graduado na PUC-RJ. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Araruama e na FAETEC-RJ. É mestre em história também pela PUC-RJ. Atualmente graduando de Ciências Sociais na UERJ. No carnaval tem participação como coordenador do Sambanet desde 2001. Já foi julgador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015 e 2016), Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013) e em Batatais (2018) .Em 2016 julgou enredo no Grupo E no Rio de Janeiro e também nos desfiles das escolas mirins – (entre 2013 e 2016). No Carnaval Virtual foi julgador de Enredo no Grupo de Acesso em 2018.

 

Julgador Reserva: Mateus Pinheiro
Graduado e especialista em História do Brasil e pesquiso a história do carnaval atualmente através dos meios de comunicação. Enredista da Liese pela escola Império do Samba e administrador da página Antigos Carnavais.

QUESITO: FANTASIA

Julgadora Oficial: Luciana Salles
Doutora em Literatura Portuguesa e Professora do Departamento de Letras Vernáculas, no Setor de Literatura Portuguesa, da Faculdade de Letras da mesma instituição. Sua paixão e apreço pela cultura popular, em especial pelo Samba e pelo carnaval, começam ainda em sua infância, quando acompanhava os cortejos populares no bairro em que crescera, a Penha. Sua admiração pela mulher sambista se deu com o contato próximo com sua ex-vizinha, na Penha, Jovelina Perola Negra. Graças a Jovelina, Luciana começou ainda na juventude a acompanhar o Glorioso Império Serrano e nunca mais largou os desfiles. Durante o carnaval, faz as vezes de comentarista nas 4 noites de desfile televisionadas comentando desfile a desfile. Luciana também trouxe sua paixão para a academia, tendo 2 orientandos em seu grupo de Cultura Pop que trabalham com carnaval.

 

Julgador Oficial: Artur Paschoal
Paulista, graduando em arquitetura e urbanismo pela USP e membro do Observatório de Carnaval da UFRJ. Estuda a representação das Favelas nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

 

Julgador Oficial: Rodrigo Dias
Artista plástico, ilustrador e figurinista, graduado em Artes Visuais e design pela UFJF, pós graduado em História da Arte e da Cultura Visual e carnavalesco da Bohêmios Samba Club.

 

Julgadora Oficial: Stefani Paula
Estudante de nutrição UFRJ. Membro do Observatório de Carnaval da UFRJ. Bailarina da comissão de frente da União de Jacarepaguá.

 

Julgador Oficial: Yuri Duca Soares
Formato em Técnico em Administração pelo IFSP com especialização em direito civil e administrativo. Atualmente cursando Direito pela Uniasselvi e Tec em segurança do trabalho. Folião desde os 5 anos de idade na cidade de São Roque, interior de SP com passagem em todos os setores de uma escola de samba. Com 14 anos fundou o segundo casal na agremiação ESUE Santa Quitéria onde ficou por 2 anos como mestre sala. Aos 16 anos passou a auxiliar o carnavalesco da agremiação na construção das fantasias e alegorias, após o período voltou a função de mestre Sala em outra agremiação, contudo continuou auxiliando o carnavalesco na elaboração e criação de fantasias.

 

Julgador Reserva: Raphael Soares
Natural de Nilópolis RJ e mora em São José SC. Começou sua trajetória no Carnaval em 1997 na Escola de Samba Mocidade São Miguel, no Guarujá em Santos SP. Em 1998 e 1999 participou do carnaval em Portugal, assinando os figurinos da Claustrofolia na Cidade de Alcobaça. Aventurou-se como compositor de Samba Enredo, concorrendo nas Escolas Águia de Ouro SP, e Beija-Flor de Nilópolis RJ. Em 2001 estreou como carnavalesco na Unidos da Coloninha em Florianópolis SC. Assinou os carnavais da Acadêmicos da Barra da Tijuca em 2001 e da Acadêmicos do Dendê da Ilha do Governador em 2001 e 2002. Conquistou três títulos na Escola de Samba Protegidos de São Carlos da Cidade de Lages SC. Em 2005 estreou no GRES Consulado de Florianópolis, conquistando os títulos de 2005, 2006, 2007 e 2009. Assinou os carnavais das Escolas de Samba Vai Q’Vira de Mongaguá SP, Unidos do Praião de Santos SP, Primeira da Aclimação de São Paulo SP e Independência do Jardim Casqueiro de Cubatão SP, onde conquistou quatro títulos, e Unidos dos Morros de Santos SP. De 2012 à 2016 foi o carnavalesco da Escola de Samba Os Protegidos da Princesa de Florianópolis SC, onde conquistou dois títulos, em 2014 e 2015. Foi carnavalesco da Escola de Samba Príncipes do Samba de Joinville SC em 2015. e participou dos projetos carnavalescos nas Escolas de Samba Barroca Zona Sul, Dragões da Vila Alpina e Colorado do Brás. Em 2017 foi carnavalesco da Mocidade Unida da Mooca, ano que retornou ao GRES Consulado, onde conquistou o título de 2019 e que continua até 2021. Participa do Carnaval Virtual desde 2004. Já foi Jurado nos Carnavais de Sombrio SC e Cruz Alta RS e tamb´me no virtual. Palestrou em cursos de história da moda falando da construção de enredo e figurinos de carnaval. Em 2016, foi enredo do Jardim das Palmeiras de São José em sua estreia como Escola de Samba desfilando em Florianópolis, com o tema “Raphael Soares – O Vôo do Menino Beija-Flor”. Foi destaque desfilando no Império da Tijuca RJ, Colorado do Brás SP, Praiana e Acadêmicos do Gravataí de Porto Alegre RS, Mocidade Unida da Mooca SP e Unidos da Cova da Onça de Uruguaiana RS, onde assina como carnavalesco para 2021

 

Julgador Reserva: Fabio Lima
Carnavalesco campeão do grupo de Acesso de Porto Alegre com a GRES Filhos de Maria. Escreve enredos para várias escolas do carnaval do interior do Rio Grande do Sul, além de ser compositor também para tais escolas.

 

QUESITO: ALEGORIAS

Julgador Oficial: Gustavo Maia
Membro do Observatório de Carnaval/UFRJ, sob orientação do carnavalesco Marcus Paulo. Jornalista integrante do site Carnavalesco, atuando na cobertura dos preparativos para o carnaval carioca e nos desfiles no sambódromo e na Intendente Magalhães. É fotógrafo e escritor ficcionista.
Julgador Oficial: Rangel Andrade
Graduado em Jornalismo pela faculdade Pinheiro Guimarães. Atualmente graduando em Estética e Teoria do Teatro pela UniRio e membro do Observatório de Carnaval OBCAR/UFRJ. Jornalista e produtor de conteúdo dos canais Mais Carnaval e PlusTv.

 

Julgador Oficial: Fátima Costa de Lima
Professora de Espaço Teatral e Cenografia no Curso de Teatro da UDESC, Santa Catarina. Sou também Pesquisadora de Carnaval no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC. Escrevi uma tese sobre alegorias carnavalescas defendida há uma década, intitulada “Alegoria Benjaminiana e Alegorias Proibidas no Sambódromo Carioca: o Cristo Mendigo e a Carnavalíssima Trindade.” Na Dissertação de Mestrado, pesquisei o sambódromo. Desde a tese, escrevo sobre desfiles reais recentes, mais especificamente sobre alegorias das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Já fui Diretora de Harmonia da escola de samba Nação Guarani (quando ela subiu do Acesso para o Grupo Especial) e integrante da Comissão de Carnaval da Embaixada Copa Lord, do Grupo Especial de Florianópolis – responsável pela pesquisa e por escrever o Abre-Alas da escola.

 

Julgador Oficial: Ton Bricio
Formado na Escola Belas artes, da UFRJ, no curso de artes Plásticas. Pesquisa acadêmica voltada para decoração carnavalesca do Teatro Municipal do rio de janeiro e a decoração de Rua do Rio de Janeiro. Trabalhou como professor no curso de carnaval da Faetec por 5anos. Jurado no carnaval de Niterói. Também executa trabalhos como figurinista. Julgador do Carnaval Virtual desde 2019.

 

Julgador Oficial: Leo Jesus
Doutorando em Artes Visuais – Imagem e Cultura pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Mestre em História da Dramaturgia – Universidad de Alcalá, diploma revalidado no Brasil pelo Mestrado em Artes da Cena da UFRJ. Graduado em Artes Cênicas – Cenografia pela EBA/UFRJ (2010). Professor na Pós-Graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida desde 2016. Carnavalesco do GRES. Acadêmicos do Engenho da Rainha desde 2018.

 

Julgador Reserva: William Ferreira
Sou estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde tenho interesse em apresentar como trabalho de conclusão de curso uma pesquisa também ligada ao carnaval. Participo atualmente da Liga Universitária de Pesquisadores e Artistas do Carnaval (LUPA CARNAVAL), grupo de pesquisa oriundo da UFRJ. Participei como carnavalesco em ligas de carnaval de maquete por 3 anos consecutivos, tendo conseguido alcançar por duas vezes a 3° posição e uma vez a 5° colocação pela Escola de Samba de Maquete Império do Patriarca.

 

Julgador Reserva: Daniel Barbosa
Graduando em enfermagem pela UERJ, amante do carnaval do Brasil inteiro por quase 18 anos e nestes anos pôde experimentar diversas experiências do carnaval ajudando a colocar alguns trabalhos carnavalescos na avenida do Rio de Janeiro a Vitória. Possui alguns cursos de jornalismo carnavalesco, experiência nas escolas de carnaval da pimpolhos da grande rio, de dois meses da escola de mestre sala e porta bandeira do mestre Dionísio. Já trabalhou também na imprensa carnavalesca por 3 anos pela Mais Carnaval/Carnavalesco e hoje é um amante do carnaval e realiza auxílio na assessoria da escola de samba mirim Infanfes do Lins.

 

QUESITO: CONJUNTO

Julgador Oficial: Bruno Duarte
Graduado em Ciências Econômicas/UFRRJ. Pesquisador do Observatório de Carnaval/UFRJ e do Coletivo Marxista da Rural/UFRRJ. Estuda a formação econômica e a cadeia produtiva do carnaval carioca.

 

Julgador Oficial: Ronnie Curty
Historiador graduado pela UFRRJ. Integrante dos grupos de estudos e pesquisas OBCAR (Observatório de Carnaval – UFRJ) e ao grupo estudos Etnologia Indígena da UFRRJ. Professor de História no Pré-Vestibular Social CEDERJ e Instituto Beija-Flor. Pesquisador nas áreas de história do carnaval, historiografia de gênero, historiografia indígena e ensino de história.

 

Julgador Oficial: Eder Tadeu Pereira
Ator graduado em interpretação pela Escola de Teatro da UNIRIO. Atuou em diversos espetáculos teatrais e algumas experiências em televisão e publicidade. Trabalhou como produtor teatral. Desde a infância executava trabalhos manuais como maquete, pequenos objetos, miniaturas etc. Desde 2015 desenvolve trabalhos de arte em papel, criando obras inspiradas no universo da História da Arte em diferentes estilos, períodos e artistas. Produz também, peças de uma série intitulada “Branca”, realizada com recortes de papel. No universo do carnaval, trabalhou em 1998 na Porto da Pedra como aderecista de alegorias e no ano seguinte acompanhou o processo de criação e desenvolvimento do desfile: “Na farofa do confete, tem limão, tem serpentina”, ao lado do carnavalesco Gilberto Muniz.

 

Julgador Oficial: Guilherme Estevão
Arquiteto, carnavalesco do Império da Tijuca. Ex carnavalesco tri-campeão do grupo especial no carnaval virtual pela Ponte Aérea. Já executou trabalhos em carnavais de São Paulo, Uruguaiana, Florianópolis, Rio Grande do Sul e Três Rios.

 

Julgador Oficial: Marcelo Camões
Analista de Logística. No carnaval, faz parte da equipe de coordenação do Prêmio [email protected] desde 2013. Já foi diretor cultural da Viradouro, além de ritmista e Harmonia. Também foi compositor da Acadêmicos do Cubango. É co-autor do livro “As titias da folia – o brilho maduro de escolas de samba de alta idade”, da editora NovaTerra, lançado em 2014. Foi julgador dos desfiles das escola de samba da AESCRJ, na Estrada Intendente Magalhães, em 2012.

 

Julgador Reserva: Marcus Vinicius de Jesus Marques
Participo do carnaval virtual ativamente desde 2016, onde atuei como compositor, participando de eliminatórias de samba enredo das escolas de samba desde 2018, presidente da escola de samba virtual Patriarcas desde 2017 e da escola de samba Unidos da Ilha na liga desde 2018, atuei como julgador de prêmios do carnaval virtual nos anos de 2017/18, Criador e antigo presidente da liga UCESM e atual julgador na mesma, atuo como jurado oficial no Jio Folia desde 2018, jurado de conjunto na liga LAIMES desde 2018 especialista e estudioso do manual de julgador da Ligasp, criador do antigo grupo de jurados do whatsapp, e julgador do mesmo nos quesitos fantasia, conjunto e samba.

Comentários

 




    gl