Conheça o enredo e samba da Dona Carmem para a Edição Especial do Carnaval Virtual

Para a Edição Especial do Carnaval Virtual, convidamos as campeãs do Grupo Especial e Grupo de Acesso da Liga Carnaval & Arte para confraternizarmos juntos em forma de desfile nas noites de desfile de nossa edição especial.

O GRCES Dona Carmem, atual campeã do Grupo de Acesso da Liga Carnaval & Arte, apresenta seu enredo e o samba que irá embalar sua apresentação. A escola cantará o enredo: “Dona Carmem conta: a história da literatura brasileira”.

 

FICHA TÉCNICA:

Presidente: Gustavo Lima
Carnavalescos: Gustavo Lima e Florência Gon
Intérprete: Bardelli
Compositor: Guilherme Gonçalves

 

Confira abaixo o samba que embalará o desfile da escola:

 

Confira também a sinopse do enredo da escola:

Dona Carmem conta: a história da literatura brasileira

 

Logo oficial do enredo

Introdução Lúdica

“Prazer! Sou Carmem, quero contar a vocês uma história, sente-se aí! não vai demorar muito! Descobri que o carnaval torna os sonhos em realidade, hoje vou usar desta magia para vos apresentar a história da literatura brasileira, espero que gostem, porque eu amo!

Nesta noite minhas palavras se verterão em fantasias, cada verbo se animará e se transformará em folião, neste espetáculo de cor e sonho todos terão a oportunidade de fazer parte direta do maior espetáculo do mundo. Juntos viajaremos pelos momentos literários mais loucos e criativos de nosso país, para mostrar que o Brasil é um cenário perfeito para a literatura, onde a busca pela liberdade de expressão e o anseio pela cultura se faz presente.

Posso começar? Está faltando alguém? Então vamos lá… “Era uma vez…

 

Português e a Literatura do período Colonial

A língua portuguesa chega ao Brasil no século XVI, inicia-se assim nossa história, os povos que aqui moravam eram agrafes, porém, este novo idioma que chega pelos mares se inspirará em nossa fauna, flora e autóctones para se desenvolver neste solo, neste primeiro momento os textos escritos no brasil surge em função de descrever tudo que era diferente do além mar, ganhando carácter informativo, principalmente por ser escrito por desbravadores, naturalistas e viajantes.

 

Romantismo

A literatura romântica brasileira inicia-se após a independência política de Portugal, o país para se afirmar como uma nova nação precisava ganhar também a Independência cultural de Portugal, para isso a literatura brasileira precisou rever-se e buscar no nacionalismo novos mecanismos para se firmar como identidade. Neste período os temas indianistas serão recorrentes, em busca da natureza brasileira.

 

Realismo

O realismo surge como forma de contradição ao romantismo, uma vez que o anterior estava preocupado em descrever os anseios da vida burguesa da elite brasileira, este movimento literário estará focado em mostrar a realidade da sociedade mais pobre do Brasil, utilizando-se da ironia para aplicar crítica à sociedade.

 

Parnasianismo

Paralelo ao realismo, e inspirado no movimento francês, este momento literário propõe uma estética diferente para a literatura, voltando os valores da poesia da época para as formas da construção métrica e de versificação do texto. Os autores escolhiam a realidade como tema, porém o que importava era a perfeição das formas.

 

Literatura de Cordel

A literatura de cordel brasileira tem sua herança nos folhetos portugueses do século XVI, no Brasil mantém a característica de imprimir no papel os relatos orais em forma de rimas utilizando-se da xilogravura, que é a arte de entalhar na madeira desenhos para transferir essas figuras ao papel utilizando tinta.

 

Pré-Modernismo

O pré-modernismo como o nome já diz é o momento literário que surge como preparação para o que aconteceria na semana da arte moderna em 1922, este movimento da literatura brasileira de 1902 está ligado a transição política brasileira das repúblicas militares para a república oligárquica do “café com leite”. Em sua estética podemos encontrar muita crítica social, principalmente voltadas as questões agrárias do país.

 

Modernismo

Impossível falar de modernismo brasileiro e não trazer ao debate a semana da arte moderna que aconteceu em 1922: Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas. Esta fase da literatura brasileira, consolida o poder artístico e estético de nossa arte.

 

Pós-modernismo

O pós-modernismo é o período da literatura brasileira onde se utilizou do maior número de vertentes diferentes, saindo da poesia até as músicas populares brasileiras. É uma estética muito importante se pensarmos que o pós-modernismo aconteceu após a segunda grande guerra mundial, vivenciou a guerra fria e no Brasil passou pela ditadura militar, sendo um momento em que a literatura se fez canção para protestar contra este regime autoritário.

 

Contemporaneidade

Este período da literatura, que engloba o tempo atual, é um estilo que reúne as literaturas anteriores, fazendo uma mistura de tendências literárias. Estamos em um momento em que existe uma decadência do homem pós-moderno, e a literatura contemporânea parte do íntimo, do urbano e da ruptura dos valores tradicionais para se fazer arte.

 

Uma história sem fim

Reconhecendo o valor da literatura brasileira, a Dona Carmem faz um tributo a importância da ciência para a formação do ser humano, em nossa viagem percebemos que por ela foi possível encontrar liberdade, protestar, se apaixonar e resolver os problemas mais íntimos do sentimento.

Buscamos assim comemorar o início de uma história no Carnaval Virtual de Desenho, e esperamos que essa história não tenha um ponto final.

…foi assim que aconteceu”

Comentários

 




    gl