Com trajetória meteórica no Carnaval Virtual, Tijucano estreia no Especial um ano após ingressar no projeto

Fundada em 07 de maio de 2015, com sede nas cidades do Rio de Janeiro – RJ e Guaratinguetá – SP, a Unidos do Tijucano, de cores amarelo ouro e azul pavão, carrega em seu pavilhão o pavão. No carnaval de 2020, a agremiação disputará o Grupo Especial com o enredo “Mbaé Cocar”, de autoria de Cleiton Almeida.

Segundo Nícolas Gonçalves, atual carnavalesco e presidente da agremiação e nosso entrevistado, “nossa agremiação foi fundada por Duda Fernandes, primeira presidente da agremiação, a Unidos do Tijucano apresentou-se pela primeira vez em 2015 com o enredo: “Festas Populares”, na União da Escolas de Samba de Maquete, tendo alcançado o quinto lugar no grupo de avaliação. Nos anos seguintes a agremiação passou pela presidência de Gustavo Martins e Nícolas Gonçalves, conquistando prêmiações de melhor escola e sagrando-se campeã com o carnaval de 2017, com enredo “OMI”, pelo Grupo A e em 2018, com o enredo “Pimenta sim, muita pimenta, chalaças velhas, carnavalescas, pernas à mostra e seios nus – A Revista!”, pelo Grupo Especial.”

No ano de 2019, a agremiação cuja inspiração surge da Unidos da Tijuca, estreia no Carnaval Virtual e como um desfile extremamente simpático conquista o público e o acesso ao Grupo Especial com o enredo “O Auto da Trupe de La Mancha”, enredo este que fora apresentado no mesmo ano pela liga de carnaval de maquete a qual a agremiação também é filiada, tendo por esta conquistado seu bicampeonato.

Formada por Nícolas Gonçalves, presidente e carnavalesco, Roberto Eloy, intérprete, e Cleiton Almeida, enredista, a agremiação trará seu enredo “Mbaé Cocar dividido em 5 setores, segundo nosso entrevistado, “será cada um respectivo a uma fase da vida da personagem central. O primeiro setor, cabeça da escola, representa o nascimento em sua máxima conexão com a natureza. O segundo, a infância guiada pelas aves aos primeiros ensinamentos, seguindo, trataremos do amadurecimento apreendido principalmente pela conexão com a fauna e refletido pelo exercício da caça. No quarto setor, abordaremos os percalços e o consequente primeiro contato com reflexos humanos e finalmente encerramos com a identificação do elemento central do enredo, o cocar, e a renovação da personagem.”

Indagado sobre os preparativos para o aguardado dia do desfile, com muito bom humor e carinho, Gonçalves, nos disse que “a Tijucano tem como tradição de ficar pronta só no momento em que desfila e que este ano não vai será diferente.”

Esteticamente busquei ao máximo seguir somente referências indígenas brasileiras, queria que as imagens geradas fossem como estivessem partindo dos olhos dos que vestem o cocar. Sendo eu branco, entro no conflito de nunca poder ter tal percepção. Tento driblar este embate, estereótipos e apropriações, partindo para uma visão fabulosa, bebendo mais de lendas indígenas e abordando diretamente fauna e flora que os acercam pretendendo assim conseguir me aproximar ao máximo do entendimento de vida deles e assim tocar no ponto do enredo, referenciar o cocar.” – Completou Gonçalves.


Com expectativas de apresentar um carnaval que agradar o público, a azul e amarela virtual, aposta em seu samba enredo e nas animações em formatos de gifs, as quais serão produzidas por Leandro Thomaz.

Em linhas gerais a agremiação não foi severamente afetada com os efeitos da pandemia de Covid-19, no que diz respeito a gravação de seu samba enredo. “Na realização do samba, a quarentena contribuiu para abrirmos pela primeira vez uma disputa de samba, a participação no carnaval virtual foi inflacionada na quarentena e consequentemente tivemos a felicidade de receber 5 sambas concorrentes. Agradecemos os compositores Guilherme Gonçalves, Vinicius Dalanesi, Roberto Eloy, Leandro Thomaz, Priscila Bueno e Alex Roman. O samba escolhido foi do Leandro, que captou com harmonia a essência do enredo e nos brindou com uma bela obra. Quanto a gravação temos a sorte de ter Roberto Eloy na nossa família Tijucano, que além de dar voz ao samba pode gravar no seu estúdio em casa respeitando o isolamento social.”

Finalizando a entrevista, nosso entrevistado dirigiu aos foliões virtuais seus agradecimentos e estendeu a todos o convite de assistirem aos desfiles do Grupo Especial, que se iniciam no dia de hoje, 02 de setembro as 20:00 horas, com uma apelo especial ao desfile da Unidos do Tijucano.

Neste Carnaval Virtual de 2020, a Unidos do Tijucano será a terceira agremiação a desfilar no dia 03 de outubro, sábado, pelo Grupo Especial.

Comentários

 




    gl