Com reedição de um carnaval campeão, Colorados do Samba busca o título do Grupo de Acesso.

Em homenagem ao Sport Club Internacional, aos nove dias de novembro de 2015, era fundado o primeiro e único, em atividade, Bloco Virtual Carnavalesco, recebendo o nome de Colorados do Samba e tendo em seu pavilhão as cores e mascote do clube homenageado, vermelho e branco e o saci.

Segundo o fundador e atual presidente do bloco carnavalesco, Maurício Lanner, sua fundação se deu a partir do desejo em abordar temas mais descontraídos e que fugissem do habitual. “A ideia surgiu do nada, em um dia eu estava escrevendo um enredo bem diferente, para não dizer louco, e no outro estava fundando a Colorados. Infelizmente, devido a projetos pessoais a escola só conseguiu fazer sua estreia no ano de 2019, mas foi uma baita de estreia, com todo humor e sarcasmo que a escola pretendia.”

No carnaval de 2020, a agremiação contará com a colaboração de Maurício Vianna, que em 2019 assinou como carnavalesco, mas este carnaval assume a diretoria de carnaval, para ele a agremiação procurou se profissionalizar. Nas palavras de Vianna, “no ano passado viemos com a proposta da escola, que é brincar, fazer o público se divertir, sem se preocupar com notas e avaliações. No entanto, para 2020 vi um potencial de crescimento muito grande para a escola e propus ao Lanner em profissionalizarmos nosso projeto, assim, neste movimento de tornar a Colorados mais competitivas fechamos parcerias com nossos carnavalescos Wuerley Lima e Lucas Santoro e com nosso intérprete Pixuleh.”

Pouco usual no carnaval virtual, a reedição de enredo e samba é uma realidade para a vermelha e branca de Salvador, que desfilará com o enredo “O Cio da Terra – O Que Se Plantou, Deu; E O Que Não Deu, Dará!”, de autoria de Wllington Kirmeliene, o Imperial, com adaptações de Maurício Vianna e Maurício Lanner. Segundo Vianna, o tema central deste enredo, que foi desenvolvido no ano de 2004 pela Imperiais do Samba, é bem atual.

Falar de agricultura é algo que nunca se prenderá no passado, as técnicas de plantio e sua importância para os avanços da civilização estão sempre em constante evolução. O que ontem era comum na agronomia, hoje já é batido, com novos métodos e tecnologias surgindo a cada momento é preciso sempre estar a tento. Em 2004, a Imperiais do Samba tinha a seu favor movimentos sociais e crises ecológicas que hoje ainda estão em cena, com novos desafios e modelagens é claro.”

Vianna ainda completou dizendo,

Não esperem um desfile igual ao que foi apresentado em 2004 por nossa co-irmã. Traremos uma proposta nossa, mais atual, porém é claro, sem deixar de lado a importância cultural do passado da agronomia e os enfrentamentos que ao longo dos anos tomaram páginas dos jornais. Apresentaremos ainda, em nosso último setor o plantio em campo virtual, onde da mente humana, campo fértil, fez-se brotar o Carnaval Virtual.

Ex-carnavalesco da Imperiais do Samba, Maurício Lanner, revela o carinho e admiração que possui pela agremiação e revela o motivo da escolha deste enredo de 2004. “Sou muito grato por ter feito parte desta grande agremiação que é a Imperiais do Samba, como o próprio samba de 2004 nos revela, “eterno celeiro de bambas”. Aprendi com o mestre Imperial muito do que levo comigo e muito me agrada poder reeditar este enredo, que além de ter dado o título de campeã a Imperiais é um enredo que sempre nos traz novidades a explorar.”

Apesar da experiência em carnaval virtual de Vianna e Lanner, Wuerley Lima, carnavalesco da agremiação fará neste carnaval sua estreia, para ele as expectativas são as melhores possíveis.Estou muito feliz e realizado com tudo que foi concretizado para fazermos um lindo carnaval. O Carnaval Virtual é uma vitrine de grandes talentos, e hoje eu sei o quanto temos que nos dedicar para abrilhantar esse espetáculo. Todos já são vitoriosos, mas o carnaval 2020 da Colorados foi desenvolvido para ir em busca da grande ascensão que é o Grupo Especial.”

Quanto aos trabalhos de Barracão, Wuerlry revelou como foi desenvolver o projeto. Nas palavras dele, “Foram 6 meses trabalhando em cima de pesquisas, embora o enredo que vamos abordar seja tão discutido nos dias de hoje. Falar da história da agricultura, da luta dos sem terras e dos povos indígenas e de preservação, é falar das minhas raízes. E o mais gostoso de tudo isso foi transmitir para o papel com clareza, deixando o mais real possível. Quero agradecer a ajuda do meu diretor de carnaval Maurício Vianna, por me mostrar como trabalhar a percepção, profundidade e os detalhes de cada alegoria para fazer bonito na passarela do CAV.”

Por fim, Vianna deixou uma mensagem aos admiradores da Colorados do Samba e a todos os foliões virtuais. “A você que acompanha nossa amada Colorados, ou até mesmo a você que é apaixonado por Carnaval Virtual, tenham a certeza de que nosso projeto apresentará algo extraordinário, desfilaremos com riqueza de detalhes e cores, um samba simplesmente brilhante e antológico de autoria de Dudu Botelho e o mais importante, desfilaremos com muito amor ao samba! Deixo agora ao final em nome da Colorados do Samba, nosso agradecimento a Imperiais do Samba e ao Imperial por nos terem permitido reapresentar este enredo maravilhoso.”

No Carnaval Virtual de 2020, a Colorados do samba será 9° agremiação a desfilar, no dia 19 de sembro, sábado, pelo Grupo de Acesso.

Comentários

 




    gl