Colorados do Samba divulga o seu enredo para o Carnaval Virtual 2022

Logo oficial do enredo

Pavilhão oficial da agremiação

O BVC Colorados do Samba divulgou o enredo que levará para a disputa do título do Grupo de Acesso I no Carnaval Virtual 2022.
Presidido por Maurício Lanner, o vermelho e branco de Salvador/BA irá contar o enredo “NEGO FUGIDO!”, de autoria do seu novo carnavalesco Lucas Bereco.

Confira abaixo a apresentação e a sinopse do enredo:

APRESENTAÇÃO:

“… Antes de se apresentar (…) eu sou ser humano igual a você, mas depois que a gente se pinta, bota uma maquiagem, se transforma. Não é realmente eu, é a cultura.”

(Frase dita por Evilásio Souza, brincante de “Nego Fugido”, ao ser perguntado sobre o que ele sentia ao participar da manifestação, em entrevista para o programa “Saberes cruzados”, TV Kirimurê, Salvador, 2019)

Nos domingos do mês de Julho, as aparições do “Nego Fugido” invade as ruas do pequeno vilarejo de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação, Bahia, e encena para o público a trajetória dos verdadeiros heróis e protagonistas da imensa batalha pelo fim do regime escravocrata, no Brasil Imperial. Por trás de toda a dramatização, das cantorias e da contação de histórias, a memória revigorada dos antepassados denuncia a situação na qual os escravizados foram submetidos: traumas que persistem até aos dias atuais, com os seus reflexos no cotidiano da população Afro-brasileira. Os mesmos se mantiveram firmes diante do combate contra os opressores. No fim, depois de muito suor e sangue derramados, Acupe festeja a alforria conquistada pela força do próprio povo.
Nego fugido intitula o NEGRO como protagonista da sua própria história de negação às correntes. Além de registrar a originalidade do povo brasileiro, simbolicamente, a festa também nos faz conhecer a origem, as lendas, as tradições e a religiosidade de quem vive nesta terra de essência iorubá-nagô. A cultura e o saber se repassam cuidadosamente pela oralidade de um povo que reconhece e valoriza as raízes da sua existência. Uma gente que é devotada à própria história de formação.
O “quilombo da resistência” é o lugar que acolhe os que chegam de todos os cantos para testemunhar a grande celebração da vitória de quem já nasceu da liberdade!

Salve as almas!
Salve Nego Fugido!
Salve Acupe!
Salve negritude!
Salve cultura popular brasileira!

SINOPSE:

1° ATO – RAÍZES!

ATOTÔ OBALUAIÊ!
PELA FORÇA DO SEU XIRÊ
FAZ A PASSAGEM DESSE NEGO
NEGADO PORQUE É PRETO
MAS QUE NÃO ACEITA A SUA CONDIÇÃO
MARCADO PELA ESCRAVIDÃO.

NEGO FOGE, CORRE DA BALA
NEGO CAÍ, FURADO PELA BALA
MAS O NEGO NÃO TEME CAÇADOR
ESSE NEGO É YORUBÁ-NAGÔ!
A FÚRIA QUE INCENDEIA OS CANAVIAIS
E CLAMA PELOS SEUS ANCESTRAIS.

O NEGO FUJÃO SE REBELAVA
NA BAHIA QUE SE EMANCIPAVA
PELA MEMÓRIA DOS IMORTAIS
DESOVADOS NOS MANGUEZAIS
NO GEMER DO REBELDE PRESO
NOS ESPINHOS DO INGAZEIRO.

E NA “TERRA QUENTE”, O NEGO AGONIZAVA.
NO OCRE DA TERRA, O SANGUE VERMELHO PINGAVA.
E A CARNE SURRADA VIROU ADUBO
O QUE NASCE DELA ADORNA UM TÚMULO
DO OCO DAS CÓRNEAS CRESCE A BANANEIRA
RAIZ DO ENGENHO DE ACUPE – A VILA PESQUEIRA!

2º ATO – CARETAS DE ACUPE.

NO “VAI-QUEM-QUER” O NEGO É AGRICULTOR
É MARISQUEIRO, É PESCADOR.
PRA FALÊNCIA DO SENHOR GONÇALVES
O NEGO É FORRO DAS SUAS MALDADES!
E NO DESESPERO DE NOVAMENTE LUCRAR
O SENHOR DECIDE DEUS IKÚ INVOCAR.

Logo oficial do enredo

IKÚ, ENFURECIDO COM INVOCAÇÃO
SOBRE ACUPE JOGA UMA GRANDE MALDIÇÃO.
EGUNS SAIEM PELAS RUAS PRA “BRINCAR”
E A ALMA DO NEGO VELHO LEVAR.
EM ACUPE, AGOSTO SE FAZ LONGO
E A MORTE CAVALGA PELO QUILOMBO.

COBRE A CARA DESSE NEGO!
PRA FESTEJAR, PRA PÔR MEDO!
E QUEM TENTA O NEGO CAPTURAR
A MÁSCARA É PRA ASSUSTAR!
E QUANDO O ESPÍRITO RUIM CHEGAR
A MÁSCARA É PRA AFUGENTAR!

AGORA ACUPE VIVE CHEIA DE MASCARADOS
TAMBÉM DE MANDUS E DE BOMBACHOS.
UM VELHO HÁBITO DE PROTEÇÃO
“CARETAS” AGORA É SÍMBOLO DE CELEBRAÇÃO!
É DIA DA CABOCLA EM TERREIRO AFRICANO
SALVE JAGUARACIRA – A CAIANA DO RECÔNCAVO BAIANO!

3º ATO – QUILOMBO DE XANGÔ.

NO IMPÉRIO DE OYÓ SE OUVIU
O CLAMOR DO NEGO QUE FUGIU.
QUE PENOU PRA SER ALFORRIADO
E AGORA NÃO TEM TRABALHO
NÃO PLANTA ONDE É SECO
NÃO SE LIVRA DO PRECONCEITO.

SARAVÁ ASÉ EDUN-ARÁ!
A PEDRA-DOS-RAIOS DE JACUTÁ!
A RAINHA IANSÃ COMANDA OS SEUS VENTOS
PARA SALVAR SEU POVO DOS TORMENTOS.
COM O ESTRONDO DOS SEUS TROVÕES
A RAINHA DOS RAIOS CESSA AS INVASÕES.

SOBRE A PROTEÇÃO DE OJU OBÁ
ACUPE RECEBE O ENDUN-ARÁ!
O PODER QUE IANSÃ DEU DE PRESENTE
AO ORIXÁ JUSTICEIRO – O SEU ETERNO PRETENDENTE!
KAÔ KABECILÊ, KAÔ MEU PAI XANGÔ!
NÃO DEIXA PERECER QUEM TEM ALMA NAGÔ!

ONDE SE OUVE O CHAMADO DE ATABAQUES
OS OGANS ANUNCIAM DESCIDA DAS ENTIDADES.
AS QUE REGEM OS FEITOS DA VELHA LORIANA
A ESCOLHIDA PELO MACHADO QUE A JUSTIÇA EMANA!
NO ALTO DO MORRO, ONDE XANGÔ PRENDEU UMA COBRA SÓ
QUE PROTEGE A CASA DE SANTO – O QUILOMBO DO REI DE OYÓ!

4º ATO – NEGO FUGIDO!

QUEM DESCENDE DO NEGO, É “NEGA”
PELAS SUAS RAÍZES, A NEGA FESTEJA!
RAÍZES DE QUEM JOGA CAPOEIRA
E QUE SAMBA NA RODA DA MARISQUEIRA!
GIRA A BAIANA FAZENDO A SUA GRACINHA
TEM NEGA TOCANDO PANDEIRO PRA “BURRINHA”!

É EM JULHO QUE A NEGA VEM PRA LUTA!
A CRIANÇA, DE CARA PINTADA, SAI GRITANDO PELA RUA.
A NEGA DANÇA PRO CAÇADOR NELA ATIRAR
O DESGRAÇADO FAZ ESFORÇO PRA NEGA MATAR!
ESSAS SÃO AS ORDENS DO NOSSO CAPITÃO:
“FAZ ESSA NEGA SE DEBATER NESTE CHÃO”

A NEGA DESFILA ACORRENTADA PELO VILAREJO
PRA SER LIVRE, ELA PEDE DINHEIRO.
A NEGA QUER COMPRAR A SUA ALFORRIA
MAS SÓ PODE FAZER ISSO COM AJUDA DA MADRINHA.
OH SANTA IÁ IÁ, QUEBRA ESSA CORRENTE!
FAZ CAÇADOR SABER QUE NEGA TAMBÉM É GENTE!

PEGA ESSE REI QUE É HORA DA REVOLTA!
EM NEGA DE LUTA, A POLÍCIA NÃO TOCA.
CAÇADOR, NEGA E CAPITÃO UNIDOS EM UM GRITO
PEDEM PELA LIBERDADE DO NEGO FUGIDO!
LÊ A CARTA DE ALFORRIA, ESSA É A ORDEM FINAL
ASSIM, A NEGA É LIVRE – ACUPE VIRA PATRIMÔNIO CULTURAL!

ENCERRAMENTO.

AGORA, ACUPE QUER SER LIVRE DO PROGRESSO
QUE PRA A NATUREZA É O MAIOR RETROCESSO.
PRO QUILOMBOLA QUE NA “MARÉ VERMELHA” SE CONTAMINA,
PESTE QUE MATA PEIXES E POLUI AS FONTES DA BAHIA.
SALVE AS SENHORAS DAS ÁGUAS, MINHA MÃE IEMANJÁ!
INTERCEDE POR ESSA TERRA – NASCIDA DO TEU MAR!

BIBLIOGRAFIA:

PINTO, Monilson dos Santos. Nego fugido: o teatro das aparições. 2014. 164 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014.

VILLAS BOAS, Maria José Villares Barral. {Per[for(mar)]}: imagens das crianças no Nêgo Fugido, Acupe/ BA. 2016. xii, 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SILVA, M. B. e; ALBUQUERQUE, J. V. A. Nego Fugido. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/24471267712021115.

Alves, Joice Lorena do Sacramento. Memórias e narrativas de resistência num recôncavo da Bahia : as caretas de Acupe – Santo Amaro / Joice Lorena do Sacramento Alves. – 2016.

SOUSA, Rainer Gonçalves. “Xangô”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/xango.htm. Acesso em 09 de janeiro de 2022

Severino, José Roberto. “UM BREVE OLHAR SOBRE A VIDA CULTURAL EM ACUPE-DISTRITO DE SANTO AMARO (BAHIA): memória, identidade e patrimônio. Tamiles Santos Alves1.”

Comentários

 




    gl