Carnaval Virtual divulga relação de jurados que avaliarão os desfiles do Grupo Especial.

Confira quem são os jurados selecionados e aprovados pela comissão organizadora do Corpo de Jurados. A comissão foi composta por representante de todas as escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso.

Os desfiles do Grupo Especial começam Hoje, a partir das 22h, para acompanhar basta acessar o site do Carnaval Virtual (www.carnavalvirtual.com.br) nos dias dias 30 e 24 de Agosto!

Caso prefira, você também pode baixar o app do Carnaval Virtual disponível para celulares com Android. O aplicativo Carnava Virtual foi criado para os amantes de carnaval poderem acompanhar nossos desfiles. Ele conta com um módulo de rádio Online e a passarela de desfile. Acompanhe notícias pelas nossas notificações Push e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval Virtual.
Baixe por aqui: http://abre.ai/aglL

Confirme sua presença no evento clicando aqui!

 

QUESITO ENREDO

Jurado Oficial 1 – Yuri Marcos Alves da Costa
Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Possui interesse nas áreas de antropologia e sociologia da arte, antropologia dos objetos e cultura popular, com ênfase no carnaval carioca. Atualmente, é membro efetivo do Observatório de Carnaval, vinculado ao Labedis, MN-UFRJ na linha Sociologia da narrativa e artes da criação. No carnaval de 2019, integrou a equipe de aderecistas do G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel.

 

Jurado Oficial 2 – Victor Hugo Raposo Ferreira
Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas (UFMA) e Licenciando em Ciências Sociais (UFF). Possui experiência com pesquisas nas áreas de comunicação digital; metodologia de ensino intercultural em Ciências Sociais; e cultura popular. Atualmente, é membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ com foco nos processos educativos no samba.

 

Jurado Oficial 3 – Rennan Carmo
Graduando em História da Arte da Escola de Belas Artes/EBA – UFRJ e membro do Observatório de Carnaval na linha de narrativa e africanidade e estética da arte. Pesquisa as relações entre Arte e Antropologia voltadas às influências das culturas de matriz africana, sobretudo o candomblé de raíz Jeje Mahina, vindo do Benim. Utiliza os afro-desfiles das escolas de samba como objeto de interseção entre a projeção material sobre cultura imaterial, interessado no processo de Nagotização das pluralidades africanas.

 

Jurada Oficial 4 – Luise Campos
Graduada em Letras pela UERJ e mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ. Atuou pela Rádio Arquibancada durante anos na cobertura de Carnaval e hoje é assessora de imprensa do Acadêmicos do Grande e integra a equipe da TV Paticumbum, onde apresenta o programa Mulher de Samba

 

Jurado Reserva: Rafael Menezes
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, em 2011, e atualmente faz mestrado em Arte e Cultura Contemporânea na Uerj, onde está produzindo uma pesquisa sobre a representação do diabo nos desfiles das escolas de samba. Atua como repórter no Carnaval desde 2009, tendo passagem pelo site SRZD como estagiário e integrando até hoje a equipe do canal Mais Carnaval, vendedora do prêmio especial do [email protected] em 2018. Já integrou a equipe de comunicação da Prefeitura de Nilópolis e atuou como redator de campanha nas eleições do Rio de Janeiro.

 

QUESITO – SAMBA-ENREDO

Jurado Oficial 1 – Tiago José Freitas Batista
Doutorando em Letras/Linguística pela UFRJ, Doutorando em História da Arte pela UERJ e Mestre em Letras. Pesquisa o Carnaval nos dois doutoramentos. É coordenador geral do Observatório de Carnaval/UFRJ e enfoca suas investigações em samba, discurso, texto, imagem e narratologia.

 

Jurado Oficial 2- Marco Antônio Souza Dias Júnior
Músico formado em percussão popular pela escola de Música Villa Lobos, Licenciando em Educação Física (UFRJ). Possui experiência com pesquisas nas áreas de Educação Física Escolar e Gênero, além de experiência como ritmista, diretor e mestre de bateria. Atualmente, é membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ com foco na observação do ritmo, música e sonoridade.

 

Jurado Oficial 3 – Lucas Miranda de Oliveira de Souza
Bacharelando em Administração (UFF) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (Unesa). Possui experiência com pesquisas nas áreas de gestão de carnaval com ênfase em saúde financeira das entidades culturais. Atualmente, é membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ com foco em relação de escolhas de enredo e samba – enredo entre diretoria e comunidade, dinâmicas de enredo e composição do samba.

 

Jurado Oficial 4 – Wagner Rodrigues
Compositor dos sambas de enredo: X-9 Paulistana 2012, Tatuapé 2016, Império de Casa Verde 2017, Águia de Ouro 2019, Rosas de Ouro 2011 e 2013 e Dragões da Real 2012, 2013, 2014, 2016, 2018 e 2019. Curso de Teclado clássico de 1993 a 1995, integrante percussionista da fanfarra municipal de itai-sp em 95 e 96.

 

Jurado Reserva – Rafael Mikaia
Compositor de diversos sambas.

 

QUESITO – ALEGORIAS

Jurada Oficial 1 – Vivian Caroline da Silva Pereira
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Pós-graduanda em Divulgação e educação Científica Ensino das Relações Étnico-raciais no Educação Básica. Possui experiência com pesquisa em avifauna, Enredo de escola de samba para divulgação científica e ensino da história da África, relações étnicos-raciais na academia. Atualmente, é professora de ciências no ensino básico e membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ com foco nos processos educativos no samba.

 

Jurada Oficial 2 – Raphaela Vaz Peres
Graduanda em História (UFRJ). Possui experiência em pesquisa nas áreas de História do Brasil, História do Rio de Janeiro e Cultura popular. Atualmente, é membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ com foco nos processos educativos no samba com interesse na inserção do ensino de história baseado em desfiles das Escolas de Samba.

 

Jurado Oficial 3 – Gabriel Haddad
Carnavalesco do Acadêmicos do Grande Rio

 

Jurado Oficial 4 – Yago Duarte
Atuo como Designer Gráfico e artista autodidata em 3D para alegorias no Carnaval. Nasci em Manaus, tenho 27 anos e moro atualmente em SP. Comecei em 2011 na Mocidade Independente de Aparecida em Manaus e lá participei da comissão de carnaval por 5 anos. Em 2017 ao me mudar para o RJ fui convidado a projetar uma alegoria para a Dragões da Real o que me abriu as portas para o Carnaval seguinte visto que, após o desfile de 2018, com a ida do Dione pro Tucuruvi, ele me chamou pra participar do projeto alegórico de 2019. O que me fez mudar para SP. Mesmo com o resultado do carnaval que passou, continuo como assistente dele para o Carnaval 2020, mas também estou projetando para a Real Mocidade de Santos, Imperatriz Dona Leopoldina de Porto Alegre e Dragões da Real. Tenho uma passagem como Designer Gráfico no Boi Garantido também, em 2016 e 2017.

 

Jurado Reserva: Ton Brício
Formado na Escola Belas artes, da UFRJ, no curso de artes Plásticas. Pesquisa acadêmica voltada para decoração carnavalesca do Teatro Municipal do rio de janeiro e a decoração de Rua do Rio de Janeiro. Trabalhou como professor no curso de carnaval da Faetec por 5anos. Jurado no carnaval de Niterói.

 

QUESITO – FANTASIAS

Jurado Oficial 1 – Daniel Paiva Vieira da Cruz
Graduando em História pelo Instituto de História da UFRJ. Integra a equipe de aderecistas da Mocidade Independente de Padre Miguel. É membro efetivo do Observatório de Carnaval atuando na linha de pesquisa “historicidade da narrativa”. Tem experiência na confecção de fantasias e em processos de barracão.

 

Jurado Oficial 2 – Alvaro Jorge Santos de Carvalho
Graduando em Pedagogia pela UFRJ. Integra a equipe de aderecistas da Mocidade Independente de Padre Miguel. É membro efetivo do Observatório de Carnaval atuando na linha de pesquisa “processos educativos no samba” pesquisando escola mirins. Tem experiência em barracão e na confecção de fantasias.

 

Jurado Oficial 3 – Leonardo Bora
Carnavalesco do Acadêmicos do Grande Rio

 

Jurado oficial 4 – Fábio Ricardo
Carnavalesco da Unidos de Padre Miguel

 

Jurado Reserva – Rafael Gonçalves
Trabalhou como ilustrador em diversas escolas no Carnaval Carioca

 

QUESITO – CONJUNTO

Jurado Oficial 1 – Max Fabiano Rodrigues de Oliveira
Graduado em História e Artes Cênicas, atua como ator, autor e assistente de produção. Doutorando em História pela UFRRJ, pesquisa História do Brasil, com ênfase em História agrária, escravidão, pós-abolição e história da Baixada Fluminense. Também articula História com novas tecnologias e História pública. Atualmente é Membro efetivo do Observatório de Carnaval da UFRJ, foco em historicidade da narrativa e artes cênicas.

 

Jurada Oficial 2 – Alissa de Sá Alves da Silva
Graduanda em Letras/Literaturas pela UFRJ. É coordenadora de qualidade acadêmica do Observatório de Carnaval/UFRJ. No OBCAR atua na linha de pesquisa discurso e africanidade do texto. Tem interesse em investigações sobre narrativa carnavalesca e suas relações com o samba, fantasia e comissão de frente.

 

Jurado Oficial 3 – Flávio Magalhães
Formado em Marketing/UVA (TCC sobre Endomarketing em escolas de samba), Graduando em História/UVA, Pós-Graduando em Figurino e Carnaval/UVA. Trabalhando no quarto carnaval como assistente do carnavalesco Edson Pereira (2017 UPM / 2018 Viradouro / 2019 UBangu e Vila Isabel / 2020 Vila Isabel e Mocidade Alegre/SP). Atuação em desenvolvimento de enredo, pesquisa e gestão do projeto artístico do carnaval.

 

Jurado Oficial 4 – Tiago Ribeiro
Jornalista, mestre e doutorando em artes (UERJ). Já julgou os desfiles das escolas se samba do Rio de Janeiro (Série A), de Vitória (LIESES). Já foi carnavalesco da Lins Imperial e Império de Araribóia e cobre os desfiles na Sapucaí desde 2013.

 

Jurado Reserva – Cleiton Almeida
Graduando em Artes Visuais – Escultura na EBA-UFRJ e coordenador geral do Observatório de Carnaval da UFRJ. Acumula experiências em carnavais virtuais desde 2013, com participações em concursos de desenho, maquete e enredo, sendo o atual tricampeão da LIESE. No carnaval carioca, possui experiência como aderecista no GRES São Clemente e no GRES Acadêmicos do Grande Rio, além de ser folião e guardião de casal de mestre-sala e porta-bandeira.

 

Comentários

 




    gl