Caprichosos do Boa Vista trará a semana de 22 para o Carnaval Virtual

Logo oficial do enredo

Celebrando o centenário da Semana de Arte de Moderna de 1922, o GRES Caprichosos do Boa Vista divulgou o enredo que levará para a disputa do Grupo Especial do Carnaval Virtual.

Pavilhão oficial da agremiação

A azul e branco de Orlândia/SP irá apresentar o enredo “22: Deu a Louca nos Cem Anos da Paulicéia Desvairada!”, de autoria de Biu Oliveira e Marlene Martimiano.

Confira abaixo a sinopse do enredo:

22: DEU A LOUCA NOS CEM ANOS DA PAULICÉIA DESVAIRADA!

SINOPSE:

“Assumir completamente tudo o que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra, ainda desconhecido” Torquato Neto

Isto aqui não é um enredo sobre a Semana de Arte Moderna, modernistas e releituras. É, sim, sobre os cem anos após a semana de 22. Para pensar: como está o Brasil? Mais culto? Valorizando mais sua popular cultura? Sua gente? Este Brasil, esta São Paulo descortinada, enlouquecida, passa longe da genialidade de 1922 e beira a insanidade, negativa e negacionista.

Um carnaval caótico, afrontoso, de pequenas crises de ansiedade. A massa sambista estremecida desencolhe-se para riscar abertamente ruas e avenidas, quadras, tudo muito Complexo.   Como está o mundo, quando a vacina se mostra a cura para a pandemia? Vacina resistida, negada pelos combatentes da cultura popular. Conhecimento, respeito, cultura, beleza, glamour é uma das vacinas que necessitamos hoje! A Vacina Antropofágica nascida do Manifesto! A Vacina da Arte!

“Caniba”, “aquele de devora em ritual”, “o antropófago”.

Antropofagia. Não Canibalismo puro, “Ele não”. Falamos de um ritual assimilador de poder, de história. A Semana de 22, paulistana, foi o ápice do Movimento, que começava simultaneamente em diversas localidades, mas na Paulicéia, desvairada só despontou e despertou a High Society com uma reunião de artistas jamais vista. O indigenismo retornava de mãos dadas com popularesca língua, brasiliana, e, com sabedoria popular, fugiam, escapavam dos maneirismos engomados das academias burguesas paulistanas. 

Oswald, com Tarsila, inspirou. E ápice, chegou. Manoel Bandeira e “Os Sapos” pululantes, alicerçou; Monteiro Lobato viu “paranóia e misticismo” em Maffalti. O Modernismo Brasiliano estava “parido”! O “ser” artista renascia, regurgitado e coroado. Assim como o Macunaíma andradiano e o Rei da Vela, seus protagonistas… Oswald de Andrade sonhava com a Revolução Caraíba, de gente brasileira mestiça. Sonhava ver a mistura perfeita da academia e da álgebra universitária com a sabedoria do pajé e a floresta imensa, no país da Cobra Grande. Quando dizia da ascensão das “girls”, estaria ele se referindo ao apogeu da cultura das gays? Pindorama de arte e cultura. Que beleza sem igual e até então desconhecida pelos meios culturais e pelas escolas! Mas para que tal revolução acontecesse era necessária a Vacina Antropofágica! A Vacina libertadora de preconceitos! Vacina tão necessária hoje em dia também!

Logo oficial do enredo

Hoje vemos um país que se dividiu, e “um reino dividido não pode prosperar”! É um país que ridiculariza sua cultura e seu povo. País que não se ama, e que divide novamente brancos e negros em luta. Um cenário perfeito para a dominação realizada pelas culturas de outros países que hoje mercantilizam tudo, e dominam a economia de povos que não se conhecem, e que não sabem seu valor. Temos até um grupo de apoiadores da teoria da Terra Plana! Só quem tem uma cabeça quadrada para acreditar nestas coisas!

Brasil que cultura é a sua hoje? Qual a sua cara? Dividido? Ignorante? Desconhecido de si mesmo? Brasil que vê na religião de origem judaica a sua religião patriótica e demoniza as religiões africanas e indígenas, hoje com certeza formadoras de nossa espiritualidade transcendental! A Indústria da Fake News levou a maioria dos brasileiros a acreditar que somos loiros, ricos e cristãos! E que este é o correto! Ensinou que a família respeitável brasileira era igual comercial de margarina: papai, mamãe e casal de filhos! Todos heteros. Sendo que somos um país onde a maioria das famílias são sustentadas por mulheres solteiras ou viúvas! Pasmem!

Ressurge o ideal loiro brasileiro e o ideal da família contra rubros demônios! Que foram acusados até de inventarem a “gripezinha” junto com os companheiros de olhos puxados do outro lado do mundo! Vejam que vexame!

Cem anos depois o país está submerso em fake News, dividido entre brancos e negros, preconceituoso com etnias e religiões. Um barco sem rumo, desgovernado por um alienado, um Rei da Vela que navega em seu mar de gados subservientes. Ao invés de unido e miscigenado, quando deveríamos estar sincretizados. O que se perdeu do Manifesto Antropofágico? Qual a cara do Brasil hoje? Sertaneja Country do Cowboy americano? A cultura caraíba está americanizada sob um falso slogan de brasilidade e é governada pelos cristianizados meridionais e separatistas. 

Quanto mais se oprime mais forte fica o oprimido! As girls estão ditando a cultura, levantando a bandeira da resistência cultural. Como previu o Manifesto Antropofágico. A Mulher Brasileira começa a assumir a frente da revolução artística que se forma como um movimento de beleza e retomada da sensibilidade, intuição, brasilidade afrotupiniquim. Cem anos depois, a arte se digitaliza, se unifica. Em um frenesi devorador, antropofágico! Tudo se globaliza, se miscigena: arte, fé, loucura! A arte direciona o mundo. Veremos surgir cada vez mais Crianças bem-informadas contra a fake news! Arte digital vencendo barreiras de preconceito antiquado. A Internet é Antropofágica, é real, é planetária! Todos voltamos a ser bárbaros canibas loucos em 22!

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