Buscando surpreender o público, Astro Rei da Folia prepara um desfile grandioso para sua estreia.

Fundada em 15 de agosto de 2019, a agremiação da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, mais especificadamente do bairro de Copacabana, comemora primaveras junto a seu atual carnavalesco, Renê Salazar, motivo este que só aumenta a conexão entre a instituição e o profissional.


Ansiosa para o dia do desfile, a expectativa de toda a equipe é a de surpreender, seja pela plástica, pela narrativa do enredo ou ainda pela evolução do samba enredo. Nas palavras de nosso entrevistado, Renê Salazar, carnavalesco, presidente e autor do enredo, da agremiação, “A expectativa da escola com certeza é surpreender. Buscar a vitória, no fundo, é a intenção da maioria de todos os participantes, mas sabemos que uma boa colocação depende da colaboração de uma série de fatores que nem sempre decorrem do próprio empenho. Por trás de cada escola existem artistas que estão dedicando seu tempo para mostrar seu trabalho, tenho certeza que se alcançarmos o fator surpresa, outros profissionais que também trabalham na área do carnaval real ou virtual poderão se interessar pela forma com que a nossa agremiação realiza promoção de ideias na avenida. A partir daí, a real expectativa (real neste caso em oposição ao virtual) pode ser alcançada, que é conquistar novas alianças no meio carnavalesco.”

Experiente na área de cenografia e figurino, Salazar revela que sua formação de muito contribui para um desenvolvimento mais conceitual e de impacto visual, mas “estrear no carnaval virtual é algo novo, existe a necessidade da descoberta das formatações de preenchimento das regras. A agremiação é o que a liga chama carinhosamente de “escola de um elemento só”, eu sou o carnavalesco, presidente, enredista, autor de planejamento e o que mais for preciso.”

O mesmo ressaltou ainda que nem todo o caminho são de flores. Por em prática ideias e conceitos, em sua visão pode gerar muito estresse, mas que os mesmos são partes do desafio. “O desafio maior de agora é correr contra o tempo e fazer com que todas as ideias desçam do campo platônico para sambar na avenida, (ainda que virtual). Correr atrás do tempo é uma ação muito estressante e faz parte também dos desafios a serem ultrapassados.”

No ano de 2020, a agremiação levará para a passarela virtual o enredo “Bolos para a rainha do céu, quem não comeu que se lambuze”, de autoria de Renê Salazar. Além de Salazar, o grupo de profissionais é composto por Ricardo Amarante, diretor de carnaval, atuando na área de pintura, assim como Paula Rosa Santana, bailarina que vive no Cazaquistão. Na equipe de apoio, a Astro Rei, contará com a cenógrafa e artista plástica carioca Nicole Marengo e o designer suíço Jonas Kernen.

Quanto ao enredo, segundo seu autor, “o mesmo contrapõe a história do bolo de casamento, elemento atualmente tido como cristão mas que foi roubado do paganismo, e o status da mulher dentro da história da humanidade, cuja liberdade de comportamento foi limitada com o surgimento de um patriarcado mais recente, estimulado pela intolerância cristã. O enredo por si, se destrinchado daria tema para vários outros enredos, é muito rico e apimentado pela história de uma deusa, mediadora dos ciclos da natureza e princípios como amor, sexo, vida, morte e fertilidade, noções essas que colocavam a mulher no lugar central da existência humana através do culto da divindade feminina.”

Com exclusividade, tivemos acesso ao desenvolvimento do desfile, assim “o primeiro setor busca inicialmente geo localizar o enredo na Mesopotâmia, associada a uma estética visual bem particular. Algumas citações bíblicas também entram, principalmente nesse primeiro setor. Já o setor seguinte faz uso de saltos cronológicos, pois mostra a transformação da deusa com o passar do tempo, anexada à ascensão de novos impérios. O terceiro setor brinca com as codificações religiosas decorrentes da mitologia em questão e se mesclam ao quarto setor expondo as heranças e transformações dos conceitos herdados pela sociedade atual.”

Por fim, em nome da agremiação, seu presidente estendeu convite a todos os foliões a apreciarem o desfile da Astro Rei no dia 25 de setembro, sendo a agremiação a sétima a desfilar e destacou que “a inter-comunicação entre grupos diferentes deve ser potencializada”, e finalizou afirmando que “o carnaval é um poderoso agente catalisador social, mas ainda pode muito mais.”

Comentários

 




    gl