Comemorando seus 15 anos, o Cisne Altaneiro aposta em sua história para sagrar-se campeã!

Pavilhão oficial da agremiação.

No dia 15 de fevereiro de 2005, a pouco mais de 15 anos atrás, surgia o Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Altaneiros do Samba, com sede na cidade de Imperatriz no Maranhão. Sempre consciente da importância cultural do carnaval para a sociedade, em seus longos anos de história, a Altaneiros trouxe para a avenida enredos como, Oswaldo Jardim em 2015, Camafeu de Oxossi em 2012/2016 e chegou a um vice-campeonato em 2009, com o enredo “O Sol irradia luz e a Altaneiros banha-se em cores”.

Segundo Afonso Fonseca, presidente da agremiação, a mesma foi fundada por ele e mais dois amigos, Abrahão Júnior e Fernando Peixoto, os quais participavam juntos do fórum de discussão “Esquentando os Tamborins”. Para Fonseca, “ao tomarmos conhecimento desta nova modalidade de carnaval (virtual), resolvemos criar a agremiação.”

Questionado quanto a receita para a longevidade de uma agremiação virtual, com orgulho ele, Afonso Fonseca, respondeu, “não existir em si uma receita ou fórmula, e sim muita dedicação e empenho, nos levando a superar as circunstâncias adversas. Muito amor pelo samba e carnaval, e o prazer de ver nossa escola figurando entre as agremiações carnavalescas virtuais ao longo desses 15 anos.”

Composta por um time de talentos, o Cisne Altaneiro neste carnaval virtual de 2020 contará com Thales Porto, carnavalesco também no carnaval real da Escola Mirim Golfinhos, o qual encaminha-se para seu segundo ano a frente da Altaneiros do Samba e com o conhecido e talentoso Intérprete Wilson Bizzar, músico profissional e compositor campeão nos quatro cantos do país.

Não diferente das escolas do carnaval real, a Altaneiros, enfrentou alguns problemas de logística devido a pandemia do COVID-19, vez que todo o comércio que servia a matéria-prima para produção dos desenhos encontravam-se fechados.

De fato! Esse ano pelos motivos expostos está sendo atípico, foi preciso que empreendêssemos alguns esforços em relação ao acesso às lojas, e ao comércio em geral para aquisição dos materiais de desenho e também em referência a disponibilidade dos artistas que foram envolvidos na produção musical. Mas graças a Deus conseguimos ter êxitos nesta etapa de construção de nosso carnaval.” – Afonso Fonseca, Presidente da Altaneiros do Samba.

Buscando ascender ao Grupo Especial em sua estreia na Liga Carnaval Virtual, a agremiação optou por contar sua própria história, com o enredo “Era uma vez… A viagem do Cisne de Cristal!” de autoria de Rafael Khaleb e Thales Porto, o qual exalta seus longos anos através de uma visão lúdica e consciente.

Durante o bate papo com o presidente da agremiação, o mesmo nos apontou questões importantes quanto ao enredo e o samba da agremiação.

O caminho (do enredo) é um conto de um cavaleiro que sai, em missão, em busca da felicidade. O ludicalismo além de leve, é um estilo confortável ao carnavalesco o que conta consideravelmente na busca da excelência da ideia. Assim também segue o samba enredo, no trajeto e formato apresentado pelo carnavalesco em nossa sinopse, sendo como já dito, um lúdico mais consistente.”

Por fim, Fonseca contou-nos das expectativas da equipe e fez um convite mais que especial para todos os foliões virtuais.

As expectativas são as melhores possíveis, e toda a equipe está muito satisfeita com o trabalho que está sendo desenvolvido. É uma grande responsabilidade, mas está sendo feito com muito carinho! O público pode esperar um desfile leve, alegre, colorido, robusto e com muitas surpresas, toda a equipe vem se superando para realizar o maior desfile dessa agremiação. Fica aqui nosso convite para que todos venham comemorar esta boda de cristal conosco, no dia 18/09 (Sexta-Feira). Encerraremos a primeira noite de desfile do Grupo de Acesso, sendo a 14° agremiação a se apresentar na avenida virtual.”

Comentários

 




    gl