Acadêmicos da Primavera evocará São Jorge em sua estréia no Carnaval Virtual

O GRESV Acadêmicos da Primavera fará sua estréia no Grupo de Acesso do Carnaval Virtual neste ano de 2020 com o enredo “Salve Jorge! O santo guerreiro encontra os dragões da avareza” de autoria do carnavalesco da agremiação Julio Belém.

 

FICHA TÉCNICA

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Acadêmicos da Primavera
Cidade sede: Jardim Primavera – Duque de Caxias
Data de fundação: 22/02/2020
Cores: Vermelho, Amarelo e Branco
Símbolo: Obelisco e Gavião

Presidente: Luiz Claudio de Araújo
Carnavalesco: Júlio Belem
Intérprete e Vice Presidente: Pablo Costa Silva

 

ENREDO:

Salve Jorge! O santo guerreiro encontra os dragões da avareza

Autor: Júlio Belem

 

Introdução

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Acadêmicos do Jardim Primavera carinhosamente vem brincar o carnaval virtual em protesto velado pelas agonias do Brasil e do RJ.

Deixo claro que não temos nenhum posicionamento político, nem esquerda nem de direita, e que nosso carnaval será o mais imparcial possível.

Aliado ao que sucedeu ao Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, acarretando um prejuízo econômico jamais visto, nossa agremiação vai em busca de transmitir a mensagem de que a fé em cada coração é quem tem o poder de suavizar e até de salvar o indivíduo, e nesse caso é o carioca e o brasileiro, das angústias provocas por aqueles que tem dinheiro e poder e esquecem de cuidar dos mais necessitados, aumentando a desigualdade, o desemprego, a criminalidade e a fome, enquanto a classe média bebe champagne.

Em se tratando de fé, no rio de Janeiro, quem comanda as festas mais populares e religiosas é São Jorge, o santo guerreiro e São Sebastião, o padroeiro da cidade.

 

Sinopse

Numa bela sexta feira de carnaval, querendo descansar e escolhendo a cidade maravilhosa que lhe ama tanto para reclinar a cabeça e dar água a seu cavalo, o santo guerreiro, São Jorge, chega na terra de seus maiores devotos. Chegando no lugar, percebe o clima tenso. Pessoas desempregadas andando desgovernadas com currículos nas mãos, a água fede e é suja, a saúde nos hospitais não é respeitada e os cofres do Estado arrombados e esvaziados, totalmente escorraçados.

São Jorge conclui então que o dragão chegou ali primeiro e estava causando tudo aquilo. Decide perguntar então ao padroeiro da cidade, São Sebastião, o que houvera com a cidade mui amada.

O padroeiro Sebastião, numa lúdica conversa carnavalesca e onírica deste carnavalesco viajante, começa a lhe contar a história de tudo que aconteceu desde 2003, contando sobre petroleoduto, mensalão, chegando mais perto e evoluindo para a encenação teatral que foi ou é a Lava Jato, que só prende um lado da moeda. Vemos ainda muitos dragões soltos e que sequer foram incomodados.

 

Jorge ouviu tudo com atenção.

Ele concluiu que o problema não era só no Rio de Janeiro, o Estado apenas era muito afetado. A lama da corrupção estava espalhada pelo Brasil inteiro, e que não havia somente um dragão, e sim, vários dragões infiltrados nos postos políticos aterrorizando e encenando várias peças com o auxílio da mídia. O Brasil inteiro estava tomado não só por dragões, mas por mortos vivos, lobos sem rabo, bestas, ratos gigantes, dragões que sodomizam a máquina pública, sugam, e roem os cofres do país.

 

Brasília estava toda tomada.

Mas São Jorge da Capadócia, o Ogum da umbanda, o Oxóssi da Bahia, o guerreiro, o santo, o soldado protetor, há de salvar a cidade, o Estado e o país inteiro com ajuda da fé todos os brasileiros que levarem a verdade da fé com amor nos seus corações.

Independente de religiões, viemos mostrar que somente a fé em Deus, Santos, padroeiros, guias, mensageiros de luz e qualquer energia que proceda do divino pode salvar aquele que está aflito. Essa é a lição que a Jardim Primavera quer passar neste carnaval.

Na fé de Zambi, na luz de oxalá; São Jorge empunha sua espada e decide ir à caça limpar a sua cidade que tanto lhe devota amor e carinho. Os monstros do sistema vão tremer!

Seu cavalo relincha ansioso pela batalha e sua espada de gume finíssima brilha ante a luz da lua cheia.

Jorge parte e quando voltar estará em grande festa com muita fartura e felicidade. As velas brilham pela esperança de quem acredita num futuro melhor. Acreditar sempre!

Força Guerreiro!
Salve Jorge!
Ogum Yê! Patacurí! Saravá.
Oração a São Jorge:

 Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus com sua Divina Misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

 

INFORMAÇÕES DA DISPUTA DE SAMBA:

  • Para o Samba queremos um refrão forte, feito inteiramente em saudação a São Jorge Guerreiro e Ogum.
  • O Samba deve ter críticas ao estado atual do Rio de Janeiro e do Brasil, sendo que essa parte deve ser bastante melancólica.
  • Se possível, a inclusão do toque dedicado a Ogum (Adarrum) seria muito bem vinda.
  • Uma pegada africana no ritmo e melodia também é bem-vinda.
  • Os sambas podem ser enviados , junto com a letra, para o telefone: 21 988193300 e para o Email: [email protected]
  • Pode ser gravado com o celular, mas de forma que de para entender a letra e melodia.
  • Data Máxima Para Entrega dos Sambas: 07/05/2020.
  • Final: 09/05/2020

Comentários

 




    gl