O amor da minha vida é a nova escola inscrita no Carnaval Virtual 2021

Logo oficial da agremiação.

A vermelho e branco de Nova Iguaçu promete falar sobre o amor de um folião pelo Carnaval, com o enredo intitulado: Prestem muita atenção, senhoras e senhores da Avenida! Agora vai passar O Amor da Minha Vida! de autoria de Ricardo Ferreira e Rômulo Vieira.

Confiram abaixo a justificativa e a sinopse do enredo.
Justificativa do Enredo 2021:

Você se lembra de como foi ver o amor da sua vida pela primeira vez?

Em nossa estreia no Carnaval Virtual, contaremos a história de um principiante torcedor apaixonado que irá ver sua escola na Avenida. Desde o sonho de vê-la desfilar até a Quarta-Feira de Cinzas, passaremos por todos os pontos marcantes dessa vivência. Iremos, em paralelo, homenagear alguns momentos que consideramos marcantes dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Afinal, para os seus respectivos torcedores, elas são os amores de suas vidas.

Nosso enredo é de apelo emocional, com viés dedicatório e história parcialmente autobiográfica. Flertamos com a realidade e a ficção ao apresentar essa narrativa, indo desde os cambistas até múmias e esqueletos que irão atrás da escola que nosso personagem torce. É como um conto de fadas que a plateia do Carnaval Virtual terá a chance de apreciar.

Há diversas referências a episódios do carnaval carioca, tais como a fama da Imperatriz de ser “certinha”, o êxtase que entrou na Sapucaí com “Explode Coração” e a completa surpresa que tomou conta de todos com a comissão de frente de “É Segredo”. Alguns momentos desastrosos também serão lembrados, afinal, nem só de alegria a história da folia é marcada. Todas as 12 escolas que atualmente estão presentes no Grupo Especial carioca serão homenageadas, bem como algumas que já estiveram lá. Indissociavelmente, nossa experiência na Avenida está presente: não há emoção maior do que assisti as 4 noites de folia. Principalmente se a apuração revelar que a sua escola foi campeã!

Temos a certeza de que você, apaixonado por carnaval, viverá esse desfile conosco com uma saudade sem fim. Sabemos que esse hiato de um ano foi duro, difícil por motivos que extrapolam o carnaval. Mas não se preocupe, logo teremos o nosso amor de volta…

Sinopse do Enredo:

Senti amor à primeira vista pela minha escola. Me encantei logo de cara com sua magia, suas cores, sua música. Fascinação inexplicável. Eu fiquei apaixonado por ela, e sabia que aquele sentimento iria durar por toda minha vida. Era a escola dos meus sonhos.

Logo assim que consigo, transformo meu sonho em realidade: eu vou ver o amor da minha vida!

Coloco a camisa do enredo, meu chinelo e minha bermuda e pego o trem rumo à Central do Brasil. Lá posso ver meninas de laço de fita que batucam na marmita pra ver o tempo passar, vendedores e repentistas. Os verdadeiros artistas que se apresentarão em poucas horas para o mundo inteiro. 

Mas assistir esse espetáculo custa dinheiro. E muito, para quem trabalha o mês inteiro em troca de um mínimo salário. A pirataria rola solta no entorno do Sambódromo para quem não conseguiu comprar os ingressos na época que foram liberados. Os cambistas assediam os foliões até o momento da revista.

Em seguida, vem o auge. Subo os degraus e me deparo com uma das visões mais lindas que já vi na vida: a Sapucaí aos meus pés. Meus olhos se enchem de lágrimas, é inevitável. Tiro uma foto para eternizar o momento até que, pouco tempo depois, começa o esquenta. O intérprete canta o samba exaltação e, então, a sirene toca. Minha escola entra na Avenida. E nessa fração de segundo eu entendo o que é felicidade.

Meu coração está em êxtase, pulsa na marcação da bateria. Meu corpo sente a energia do momento, arrepiando-se da cabeça aos pés. E a comissão de frente, enfim, chega diante ao meu setor, num ritual que parece invocar espíritos de sambistas imortais para contar a história do desfile. Em seguida, o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira fazem meu pavilhão vermelho e branco tremular sob as luzes da Avenida, numa dança tão sublime que parece fazer parar toda a vida para vê-los.

Porém, um susto logo no início fez minhas emoções entrarem numa verdadeira montanha-russa. Vou da alegria ao desespero ao ver o que, de longe, parece uma escultura desacoplada logo no abre alas. Quando o carro se aproxima, o alívio me invade. Está tudo bem, a escultura está perfeita. 

Logo atrás dela está vindo a velha guarda, avôs e avós que guardam as memórias dos antigos carnavais e que passam, de geração em geração, o amor por esta festa. Muitas vezes acabamos nos apaixonando por escolas, mas o que importa? No final, o amor pelo carnaval é o que une todas as cores. Quando um samba contagia, todos embarcam no mesmo navio e navegam no mesmo mar de felicidade. No mesmo rio de brasilidade.

E a cada ala eu me impressiono como a criatividade é algo inacabável. Em cada fantasia é revelada segredos do enredo, nuances que fazem toda a história contada fazer sentido e transmitir significado para àqueles que assistem. E, agora que o desfile está acabando, choro mais uma vez. Deu tudo certo. Minha escola passou “certinha” e se encaminha para disputar o título. Se o povo fosse jurado, ela já teria ganhado. O coro de é campeã ecoa por toda a cidade. 

Ao ver o desfile se encerrando bate uma tristeza, mesmo tendo a certeza do reencontro na apuração. E então começa a segunda procissão. Num saudosismo imediato, a multidão forma uma última ala e acompanha o meu amor até a dispersão, numa celebração que vai até que já morreu, diriam alguns médiuns. E esse encontro entre foliões e espectadores, componentes e simples torcedores continua pelos trilhos e caminhos da vida, pelas encruzilhadas que o destino cria como um mestre de bateria faz uma bossa. Surpreendente e imprevisível, sempre. 

Chego em casa sabendo que aquela experiência foi inesquecível, mas que ainda pode se tornar melhor. O sonho, que se tornou realidade, pode agora se transformar em maior felicidade. Eu sei que é difícil, mas pode acontecer, ela desfilou muito bem. Reúno toda minha família e assisto na TV a abertura de cada envelope numa sensação que, sinceramente, não consigo descrever. A cada 10 minha ansiedade só aumenta. E então, no último envelope, temos o resultado…

O meu sonho de ser feliz

Vem da minha escola, minha vida, meu amor

E, então, ele se tornou real

Ela se consagrou a campeã do carnaval!!!

Comentários

 




    gl