A importância do Carnaval somada à literatura é a marca da Tritões para 2021

Logo da agremiação.

A Tritões do Grande Mar, escola do Grupo de Acesso 2 do Carnaval Virtual, em 2021 levará o enredo Ipsis Litteris, Ipsis Verbis, de autoria de seu carnavalesco, Roberto Carijó e de seu presidente, Alaor Júnior. A escola de Saquarema, cidade fluminense, completa sua equipe com Alê Torres como intérprete.

A azul, verde e branca é a 3ª escola do dia 13/11. Os desfiles do Grupo de Acesso 2 no sábado começarão às 19 horas.

+ Leia a Sinopse

+ Ouça o samba da escola

Em entrevista com a equipe do SRzd, o presidente da agremiação, Alaor Júnior, deu alguns detalhes de como está sendo a produção do desfile de sua escola.

Pavilhão oficial da agremiação.

A escola de Saquarema, em seu enredo Ipsis Litteris, Ipsis Verbis, pretende trazer uma soma entre o carnaval e a literatura brasileira, segundo seu presidente, a mensagem que a escola deseja mostrar é da “importância do carnaval e da literatura brasileira enquanto expressivas ferramentas de transmissão cultural e entretenimento, registro de resistência e denúncia de adversidades sociais”. Para isso, a escola dividiu seu desfile em 4 setores, são esses: um primeiro de abertura, o segundo intitulado “literatura brasileira na era colonial”; um terceiro chamado “literatura brasileira na era nacionalista” e por fim, o último “outras literaturas”.

Ainda sobre o enredo, Júnior destaca o quarto setor da escola como destaque, pois, ele “explora a literatura infantil, o cordel, a literatura Marginal e a própria literatura do Carnaval, através de seus enredos e sambas”. Ele destaca também o afeto que possui pelo enredo da agremiação, pois, para ele “enredos são como filhos, sempre os amamos como um todo, mesmo com defeitos e limitações”.

Alaor Júnior nos conta também, que conheceu o Carnaval Virtual já da participação sua no que chamamos de “carnaval real” devido a comentários positivos sobre a folia virtual. Segundo ele, a decisão de ingressar foi devido ao Carnaval Virtual ser conhecido “pelo profissionalismo do processo e tratamento digno e respeitoso a todos. Isso é fundamental”. Ainda sobre a experiência de ingresso aqui, ele destaca que “algumas coisas diferentes da avenida, mas bastante interessante. Além do amor que nos arrebata, a possibilidade de participar de um evento que leva ao povo diversão, cultura, prazer, alegria, dentro de um ambiente sério, jovial, que valoriza o esforço dos profissionais envolvidos, todo esse processo é muito gratificante. Ambiente leve. Gostoso”.

Logo da agremiação.

Já sobre o desfile, o presidente da agremiação diz que “apesar dos inúmeros problemas particulares alheios ao Carnaval, mas que muito impactaram no processo criativo e produção do nosso desfile, temos tentado acompanhar da melhor forma possível. É nosso primeiro desfile na Liga, estamos animados, muito felizes de compor o naipe de agremiações. Estamos certos de assistir muita coisa boa. Esperamos apresentar um trabalho razoável que faça a plateia refletir e contribua com o brilho do evento”. E ele destaca também, que a solução aos problemas enfrentados foram superados devido a “perseverança  dedicação da equipe, em especial do carnavalesco Roberto Carijó, incentivo de amigos, ajuda de companheiros da Liga” e ressalta também, “que a maior força veio do amor à arte, à expressão cultural e ao Carnaval”.

Em relação aos destaques do desfile, ele aponta a penúltima alegoria da escola, pois “exprime o esforço modernista de valorizar a arte , no nosso caso a literatura nacional”. E aponta também que apesar de estar com tarefas para finalizar, acredita na competência de sua equipe formada e tentará fazer o melhor possível, em uma apresentação que mostre o compromisso e dedicação com o projeto.

Como mensagem final a todos que desejam ver o desfile de estreia da Tritões do Grande Mar, Alaor Júnior diz que “mesmo enfrentando as dificuldades do país, somadas à pandemia, aproveitem o carnaval virtual, curtam o desfile, desfrutem desses momentos catárticos. Nosso trabalho foi realizado com carinho, a arte tem a capacidade de nos fazer viajar, a Tritões convida a todos para navegar nesse mar de letras, vamos riscar versos na avenida! Afinal somos todos foliões literatos.”

Comentários

 




    gl