Carnaval: Números mostram importância dos desfiles de Rio e SP para TV Globo

Viradouro no desfile das campeãs 2020 Foto: Nicolas Barbosa - SRzd

Viradouro no desfile das campeãs 2020 Foto: Nicolas Barbosa – SRzd

Os desfiles das escolas de samba das duas principais capitais do país vão acontecer no mês de abril, em meio ao feriado de Tiradentes. Inicialmente, os desfiles, tanto no Rio, quanto em São Paulo, estavam programados para os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. O Carnaval de Rua das duas cidades foi cancelado.

Em reunião realizada na noite de 21 de janeiro entre os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi tomada a decisão conjunta de adiar as apresentações das agremiações, tendo como justificativa o avanço da variante Ômicron, do novo coronavírus, embora todas as demais atividades sociais e econômicas estejam com seus calendários em plena ou parcial normalidade.

Além do ineditismo do adiamento, o espetáculo das respectivas principais divisões do samba nacional acontecerá de forma simultânea. Com isso, o público de São Paulo só poderá acompanhar as escolas paulistanas, enquanto os demais estados assistem ao Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí.

+ Veja como será a transmissão dos dois desfiles

Nos últimos anos, a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Carnaval paulistano e carioca, tem perdido importantes produtos de sua grade.

No futebol, viu Record, SBT e Band avançarem em competições nas quais ela tinha a exclusividade. Ainda no esporte, também assistiu o Grupo Bandeirantes assumindo a Fórmula 1. Na área do entretenimento, muitas baixas também aconteceram recentemente, com o fim de vínculos contratuais com artistas de seu casting e as saídas de Tiago Leifert, por motivos pessoais, após a descoberta de um câncer nos olhos de sua filha de apenas 1 ano e 3 meses, e de Fausto Silva, dono das tardes de domingo por mais de três décadas.

Nesse cenário, o Carnaval dos sambódromos ganhou uma relevância ainda maior, embora já fosse um importante projeto comercial e de audiência do grupo.

Em 2020, no último desfile realizado antes da pandemia, a Globo marcou mais de um terço de participação na audiência da televisão aberta:

Desfiles em SP, sexta-feira: 39% de participação;
Desfiles em SP, sábado: 40% de participação.

(o maior índice desde 2013)

Apuração em SP, 41% de participação.

(o maior índice desde 2011)

Desfiles no Rio, sexta: 45% de participação;
Desfiles no Rio, sábado: 53% de participação;
Desfiles no Rio, domingo: 62% de participação;
Desfiles no Rio, segunda: 63% de participação.

Em 2021, a emissora encerrou o ano acumulando recordes negativos em todo o território nacional.

Em dezembro, a rede marcou média de 10,11 pontos e o pior índice de Ibope de sua história. Com isso, as quatro piores marcas da empresa foram registradas no ano passado: o segundo pior desempenho da história do canal foi em outubro, com 10,79 pontos de média, seguido por 10,80 de novembro e 10,94 registrados em setembro.

Leia também:

+ Veja a ordem de desfiles no Rio de Janeiro

+ Veja a ordem dos desfiles em São Paulo

+ Quais os direitos dos funcionários durante os dias de Carnaval?

+ Globo define como serão as transmissões das apurações dos Carnavais no Rio e SP

+ Carnaval adiado: SRzd repercute a decisão direto da Sapucaí

Comentários

 




    gl