Acesso e Avaliação encerram desfiles na segunda noite de desfiles da UESM.

Depois da primeira noite, mais uma vez o carnaval que cabe na palma da mão, invadiu as telinhas Brasil a fora. O domingo, segunda noite de desfiles da UESM,  trouxe o enceramento dos grupos de avaliação e acesso. Mantendo o mesmo nível do sábado (primeira noite de desfiles), com bastante participação do público e um excelente trabalho da equipe de transmissão.  As escolas que lutavam em seus grupos, tanto para serem aprovadas a fazer parte da União das Escolas de Samba de Maquete -UESM, quanto para ascender ao grupo especial da próxima edição, fizeram o seu show a parte. Vamos ver como foi a segunda noite:

Unidos da Paulicéia:

O Objetivo era que a escola abrisse a primeira noite de desfiles, porém, coma  série de problemas enfrentados pela agremiação, coube a escola pernambucana abrir a segunda noite. Com samba e enredo completamente inéditos, a agremiação fez um grande passeio pela cultura pernambucana. Sua ” Pernambucália Poética” mostrou a literatura, as artes visuais, a música e o folclore do estado nordestino, também conhecido como “Leão do Norte.”

Falcão Imperial:

A Falcão Imperial  foi a segunda a desfilar na segunda noite de desfiles e trouxe diversas formas de ritual. A escola usou abusou de criatividade, com materiais alternativos, dando destaque ao símbolo da escola o falcão, com asas de penas de verdade. Outro ponto muito interessante, foi o belo e bem cantando samba enredo autoral.

São Vicente:

Sem concorrer a o titulo do grupo de avaliação e desfilando como convidada, a goiana Unidos de São Vicente, campeã de 2016,  adentra a avenida falando dos 5 elementos. A agremiação, que trouxe para a avanieda o samba do Bloco Carnavalesco União da Ponte de 2020, aprontou o desfile em menos de 30 dias e pode reviver o frisson dos anos em que participava. Ponto alto do desfile o abre alas fazendo alusão aos elementos água, terra, fogo, ar e o espírito.

 Segredos do Vaticano:

Primeira agremiação da noite a entrar na avenida dando continuidade ao grupo de avaliação, a Segredos do Vaticano fez uma fofucha homenagem aos Mamonas Assassinas e sua trajetória em um desfile muito simpático e criativo. A escola arrebatou o coração dos espectadores, o ponto alto foi o samba utilizado pela agremiação, no caso Inocentes Belford Roxo em 2011.

 Independentes do Combinado:

Segunda agremiação a se apresentar pelo Grupo de Avaliação nesta segunda noite de desfiles da UESM, a Niteroiense Independentes do Combinados traz o Palco dos Sonhos para avenida virtual, falando de uma Avenida Intendente Magalhães, um enredo que faz algumas críticas referentes na avenida homenageada. Ponto alto foi a alegoria com várias bandeiras e pavilhões de agremiações que se apresentam nos grupos da Intendentes do Magalhães e da UESM. Com a simplicidade muito pertinente ao enredo, a escola conseguiu com maestria fazer seu carnaval e passar sua mensagem, transformando materiais simples em carnaval em suas fantasias e sua alegoria.

Altaneiros dos Verdes Mares:

Terceira escola a desfilar e encerrando os desfiles do Grupo Avaliação diretamente de Fortaleza, a Altaneiros dos Verdes Mares apresenta uma homenagem á Oxalá com muito luxo e simpatia, através dos cultos feitos ao orixá fazendo uso da água. O grande destaque do desfile sem duvida foi o carro alegórico todo branco, com acabamento requintado mostrando o o alto nível de acabamento e bom gosto da agremiação cearence.

Acadêmicos da Estrela Imperial:

Primeira escola de maquete do Grupo de Acesso no segundo dia de desfiles, a Acadêmicos da Estrela Imperial, do Rio de Janeiro, fez homenagem irreverente ao Funk e sua historia. Uma comissão de frente criativa chega com o balie da pesada, mostrando o tom alegre e despojado que ia ser o desfile. O ponto alto para as mais de 200 mini perucas confeccionadas.

Mocidade Louca de Pilares:

Segunda escola escola do acesso (sexta do segundo dia), a pisar nas avenidas virtuais de todo o país, a Mocidade Louca de Pilares fez uma homenagem à escola de samba Caprichosos de Pilares, através da figura do Presidente ja falecido Fernando Leandro. A agremiação reviveu grandes momentos da Caprichosos de Pilares e seus enredos críticos e alegres. Um dos pontos alto do desfile foi o abre alas luxuoso e dourado representando a orixá protetora da escola Oxum.

 Acadêmicos do Novo Império:

Terceira escola, a Acadêmicos do Novo Império aposta em uma releitura do enredo da Imperatriz 2000, falando descobrimento do Brasil. A escola de São Gonçalo (RJ) usou e abusou de suas cores vermelho, dourado e amarelo. alternativas criativas e materiais diferentes chocaram a audiência pelo emprego apropriado. O ponto alto foi a alegoria “os saqueadores de alto mar” que trouxe uma barca negra adornada com dourado. Um carro de extremo luxo.

 Mocidade do Itaim Paulista- MIP:

Quarta agremiação, Mocidade do Itaim Paulista, trouxe em seu enredo as figura de alguns dos grandes guerreiros da historia e da cultura. Indo de São Jorge, aos guerreiros do carnaval, fez um desfile criativo e opulento, abusando do vermelho, mas sem deixar de lado, o branco e o verde, cores do seu pavilhão. Ponto alto do desfile foi a comissão de frente, que encenou a luta do santo guerreiro contra o dragão de uma forma bastante criativa .

Princesinha do Sul:

Com a missão de encerrar o grupo de acesso em 2021, a Princesinha do Sul de Pelotas nos transportou para um conto de fadas onde a personagem principal é uma princesa negra. Um enredo cheio de representatividade, com um toque de lúdico, fantasias objetivas e bem executadas marcam este desfile que também é luxuoso ao mesmo tempo que entrega fantasias criativas. Ponto alto para a comissão de frente que fez um prólogo do enredo que viria a seguir no decorrer da escola.

Mais uma vez, se destacou o trabalho de toda a equipe da União das Escolas de Samba de Maquete-UESM, que também contou com uma incrível equipe de reportagens. O coordenador de mídia, Thiago Cavalcante juntamente com as Repórteres Bianca Ramos (madrinha de bateria da Lins Imperial), Marina Zanchetta (compositora e porta bandeira da escola Unidos de Jucurutuquara),  Delma Nogueira (coreógrafa e professora do grupo raça e da faculdade Censupeg) e a colaboração de Thiago Dantas, presidente da Fogo no Rabo.

A Apuração acontecerá no dia 20 de fevereiro, a partir das 18:00 e as duas melhores classificadas desfilam novamente no dia 28 a partir das 19:00.  Acompanhe tudo que acontece na UESM em http://www.uesm.com.br

*Thiago Dantas em colaboração voluntária ao SRzd

Comentários

 




    gl