Resenha UESM: Uso de Material Alternativo

Acadêmicos do Litoral e os ímas de geladeira

Olá queridos amigos, Bom domingo a vocês. Hoje a coluna Resenha UESM, continua com o seu em novo formato. Um assunto será dado ao grupo de presidentes e carnavalescos da União das Escolas de Samba de Maquete e eles opinarão a respeito de algum tema ligado ao Carnaval de Maquete, gerando assim um debate que teremos a honra de ler aos domingos.

Essa semana a UESM bombou! As escolas de samba de Maquete estão a todo o vapor na sua reta final de preparação. E pensando nisso, o tema de hoje é: uso de materiais e materiais alternativo. Como é feito?

[10:34, 6/6/2019] Mídia Uesm: Amores da minha vida. Bom dia. Vamos a pergunta  da semana? Na verdade são duas. Queria saber o seguinte: O que vocês acham do uso do material alternativo?  Que tipo de material alternativo vocês usam no Carnaval de vocês?

[10:35, 6/6/2019] Uesm Felipe (Monarcos do Samba): Eu uso a linha como material alternativo.

[10:37, 6/6/2019] Uesm Denis (Acadêmicos do Litoral): Qualquer pedaço de tecido, papel brilhoso, linha pedaço de espelho papelão, algodão, isopor. Vira Carnaval de maquete acredito que são essenciais quando falta mesmo no bolso ou quando a idéia é trabalhar só com esse material. Rolo de papel higiênico, esponja de lavar louça, manta acrílica, caixa de sapato estão no desfile da litoral de forma muito criativa…Na falta de luz vem fogo. Como mostrei na MIP

[11:01, 6/6/2019] Uesm Thiago (Mocidade Recreio das Flores): Eu gosto  muito  ,este ano estou usando  muito  CD, papel  de chips para fazer  espelhos  e  resto de tecido  desfiado  é palha de milho

[12:05, 6/6/2019] Uesm Rômulo (Guerreiros da Liberdade): O legal de fazer carnaval de maquete é que todo tipo de material vira carnaval desde papel, papelão e tecidos o que demanda mesmo é a criatividade. Na Guerreiros gostamos de usar muito EVA, cetim, plumas, penas e galões de diversas formas, neste ano devido ao enredo tivemos que optar por materiais diferenciados portanto tivemos bastante uso de lonita, MDF, espuma, palito de dente, colherzinha de plástico e papelão algo que nunca tínhamos usado em carnavais passado e que modéstia parte nos surpreendemos pois o seu uso é ótimo.

[12:13, 6/6/2019] Uesm Diogo (Eldorado Japy):  acho legal estimula a criatividade, e alguns casos da uma outra cara no desfile , na falta de dinheiro supre as necessidades.Eu, por exemplo, uso forma de brigadeiro e CupCake, colherezinhas coloridas e algumas que pintei, em queijos uso muito tampa de leite de caixinha, algumas estruturas caixa de papelão inteira como no meu segundo carro do ano passado e desse ano, porém o destaque desse desfile 2019 São materiais naturais.

Mocidade Recreio das Flors e uma África rica

[21:46, 6/6/2019] Uesm Gabriel (Império de Itaquera): Acho o material alternativo bem interessante mas quase não utilizo . O material alternativo que eu utilizo é o papelão , as vezes uma garrafa pet , mas não passa disso kkk

[21:53, 6/6/2019] Uesm Fernando (Império da Águia): Acho bacana a utilização. Esse carnaval estou usando, papel alumínio, latinhas, garrafa pet, vários tipos de papéis, muito isopor que eu recordo no momento kkkkk, falta ainda 2 carros e as composições então, devo utilizar outros materiais ainda.

[21:57, 6/6/2019] Uesm Lucas (Império  Trirriense): Acho super valido, a maquete te da a possibilidade de usar diversos matérias no projeto da escola

[00:06, 7/6/2019] Uesm Andre (Fogo no Rabo): Acho que o uso de materiais alternativos uma saída criativa . Aqui na Fogo no Rabo estamos usando bastante material de manicure. Desde aplicações  ate o uso de unhas postiças. Também estamos usando material de decoração de aquário …

[00:12, 7/6/2019] Uesm Marco (Mocidade MASF):  A MASF usou copo plástico, saco de lixo e papelão. Usando criatividade fica legal.

[00:32, 7/6/2019] Uesm Lukas (Coxa Bamba da Rainha):  em se tratando de carnaval de maquete acho que todo o material alternativo acaba se tornando o material normal de tanto que é utilizado como por exemplo as forminhas de docinhos, botões, jornal, etc. Ainda são poucos os que utilizam os materiais de carnaval real na totalidade do desfile e isso é muito interessante porque com materiais alternativos a gente consegue o mesmo efeito devido às proporções para a miniatura. a Coxa Bamba da Rainha utiliza muitos materiais reciclados como garrafas pet, esculturas com jornal, restos de isopor e outros. No último ano tivemos alas inteiras feitas de crochê e para 2019 pretendemos repetir o uso deste material que deu um efeito muito bonito e uma textura completamente diferente do que já havíamos utilizado.

A folha de papel é impressa para irar penas de faisão albino

[03:12, 7/6/2019] Uesm Raphael Khaleb (Acadêmicos da Estrela Imperial): Como diz um samba da Viradouro: “O lixo se veste de luxo. Reluz em Ouro. Então, a eu sempre uso forminhas, plásticos de doces, caixinhas, gramas de crepon ou outros topos de material. Mas no ultimo desfile, pela Meninos de Pelotas,  acabei usando caixas de papelão, aplicando a técnica da artista Beatriz Milhazes, que não foi muito bem vista por jurados. Alguns não entenderam o sentido. Mas eu achei bem artístico a técnica e o trabalho. Usei também doces reais, bala fini e folhas de árvores nos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira. Eu busco suar materiais que eu não tenha usado ainda, apesar de outros amigos já os terem. Então, acaba se tornando alternativo pra mim

E por hoje é só. No próximo domingo voltaos com mais um Resenha UESM.

Comentários




    gl