Meu Mundo Especial: Grupo Especial sai do vídeo e ganha espaços para exposição

Após o grande sucesso que foi o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial da União das Escolas de Maquete em 2019, que consagrou Unidos do Tijucano e Arco Íris como Campeã e vice campeã respectivamente, três das nossas escolas ganharão novos espaços espalhados pelo país para a exibição dos seus trabalhos no Carnaval de Maquete. As escolas de apresentaram no ultimo dia 07 de julho e mostraram todo talento de suas equipes.

Vamos ver o que cada um das nossas agremiações aprontaram e aprontarão por Rio de Janeiro, Vitória e Belém?

Aclamado nas Desfiles, Unidos do Tijucano Ganha novo espaço e nova roupagem no Youtube.

A grande campeã do carnaval, a Unidos do Tijucano, sai da tela e vai de encontro a sua trupe mais amada. Com o enredo “O auto da Trupe de La Mancha”, a agremiação de Guaratinguetá, terá sua exposição realizada no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Light. “Narrativas Plurais” será o encontro dos artistas Isabelle Cesário, Luis Romano, Sol Carioca, Nicolas Gonçalves (presidente da Tijucano ) e Cleiton Almeida, presidente e carnavalesco da Unidos do Parque Javali, escola que enrolou bandeira no ano passado.  A exposição terá inicio as 16:00 do dia 14 de agosto com uma roda de conversa com os artistas e ficará em exposição até o dia 11 de setembro.

Outra homenagem importante para a escola é o fato de uma das parcerias que disputam samba no GRES Acadêmicos do Salgueiro para o carnaval de 2020, usou trechos do desfile da agremiação para ilustrar o seu samba, homenagenado assim a agremiação. A escola alvi-rubro , que irá contar a história de Benjamin de Oliveira, não pensou duas vezes em utilizar partes da apresentação da Trupe de la Mancha.

Serviço:

Narrações Plurais
Artistas: Cleiton Almeida, Isabelle Cesário, Luis Romano, Nicolas Gonçalves e Sol Carioca
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 162 – Centro/RJ
Dias: de 14/08 a 11/09
Valor da Entrada: Grátis

Veterana nas Exposições: A Coxa Bamba retorna as atividades

No pré carnaval 2019, a Coxa Bamba ainda despontava os seus desfiles de 2018 nos museus e nas salas de cultura. E após os desfiles não será diferente, a Coxa Bamba volta ao seu roteiro de exposições. O publico alvo da Coxa, dessa vez, atingirá o mais diversificado público. Desde alunos de escola publica até as pessoas que forem visitar o shopping Montserrat em Serra-ES.
Do dia 15 ao dia 21 de agosto o desfile da Coxa vai passar por quatro escolas municipais e estaduais do município da Serra (ES) com o objetivo de aproximar os alunos desta forma de arte, sendo o início de um circuito que ainda vai rodar mais de 20 escolas em escolas diversos  municípios capixabas.
A partir do dia 25 a 29 de setembro, a Coxa estará presente no Shopping Montserrat das 14h as 22h.

Serviço:

Local: Shopping Montserrat
Endereço: Av. Eldes Scherrer Souza, 2162 – Colina de Laranjeiras, Serra – ES
Dias: de 25/09 a 29/09 das 14h as 22h.
Valor da Entrada: Grátis

Vice Campeã expoe na Festa Enredo e na Academia

A Vice Campeã do Grupo Especial, a GRESM Arco Iris também terá sua exposição ganhando as Ruas de Belém. A escola que trouxe como tema as duas festividades de São benedito que acontecem em Belém, no bairro do Jurunas, ambas na rua dos Ximbiras. Uma começada em 1932 (Centro Comunitário, realizada pela dona Venina) e a outra em 1955 (Organizada pela Irmandade de São Benedito). As duas festas começam em sequencia, permitindo aos seus fieis a participarem de ambas. terminando amanhã 12/08.

As festas já são estudadas elo carnavalesco a aproximadamente 10 anos, desde a especialização, o emstradoe  agora com o doutorado em artes pela UFPA, sendo o desfile da escola, um desdobramento paraa pesquisa.

“A idéia partiu do meu orientador, com  o Miguel (Miguel Santa Brígida), quando ele percebeu o tamanho e a quantidade de informações que a pesquisa tinha, ele queria levar a pesquisa para ser enredo de uma escola de samba real em Belém. Mas infelizmente as escolas de samba não teria essa estrutura para levar para avenida um enredo tão grande quanto esse. Foi quando apresentei a Arco Íris a ele, que não tinha conhecimento do carnaval de Maquete e ao conhecer o trabalho da UESM,  deia ideia de fazer na Maquete e ele curtiu a ideia” – Diz o carnavalesco Eduardo Wagner.

A exposição ja aconteceu no Centro Comunitário, antes da Ladaínha de São Benedito, onde o presidente apresentou os desfiles e na Irmandade de São Benedito,
“Expliquei a cada um deles o que era o desfile, de onde surgiu a pesquisa e apresentei o desfile. A parte mais legal é ver as pessoas se recohecendo no desfile e agradecendo por fazer parte dele”. – Afirma Eduardo.

Para a defesa da tese, Eduardo está vendo o local. Não sabe se será na Capela de São Benedito, no Centro Comunitário ou na sede da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofinar (Beém-PA) que ficam todas as tres na mesma rua (Ximbiras). Mas o que é certo é que o desfile será apresentado ala a ala e ao vivo novamente  no lugar dos dos tradicionais slides e a banca vai seguir o presidente pelo desfile, enquanto ele o  apresenta.

O que a UESM deseja a Unidos do Tijucano, Coxa Bamba da Rainha e Arco Íris é Sucesso. E que ambas possam receber coroas de louro pelo sucesso das suas pesquisas.

Sobre o Meu mundo especial:

Coluna apresentada todas os sábados, traz uma visão geral do que está acontecendo com as escolas de samba de maquete vinculadas ao grupo especial em 2020.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Comentários




    gl