Categories: CarnavalCarnaval de Maquete

Inspirações: o ritmo insano da Mocidade do Itaim Paulista

* Por Eloah Mota

Mocidade do Itaim Paulista – São Paulo/SP

A coluna “Inspirações” entrevista integrantes da União de Escolas de Samba de Maquete sobre os processos de produção da arte do efêmero, buscando registrar suas trajetórias e as grandes influências. O carnaval festeja a relação entre o povo e a arte. Mais do que brincantes, a festa abraça sonhadores que o tem como essência e constroem no universo das Escolas de Samba suas carreiras. Segundo o Ministério do Turismo, o carnaval movimentou só no Brasil em torno de R$ 8 bilhões no setor turístico em 2020. Uma das maiores tradições culturais do planeta, não fica de fora do protagonismo no mercado criativo e nem do interesse da grande mídia, desde 1960 vem sendo televisionada para milhões de espectadores, ampliando ainda mais a potência da festa do momo. E é através da TV que muitos integrantes da UESM tem seu primeiro contato com o universo carnavalesco e hoje, vamos conhecer uma dessas histórias.

Carnavalesco da Mocidade do Itaim Paulista em cena no barracão da escola. Foto: arquivo pessoal de Denis Rafael.

Representante da Mocidade do Itaim Paulista (MIP), Denis Rafael assistiu primeira vez um desfile de Escola de Samba pela televisão, sentado no sofá de casa. “Foi em 2010 vendo a Pérola Negra, minha escola de coração, e a Mocidade Alegre, minha escola da alma, desfilando no Sambódromo do Anhembi. Dali em diante fiz maratona dos desfiles todos os anos”, nos contou rindo. Ele completa dizendo que assiste desfiles diariamente e tem o hábito, comum entre os apaixonados pelo carnaval, de de rever obras mais antigas: “Assisto desfiles todos os dias. Gosto de rever desfiles antigos dos anos de 97, 98 e atuais do Rio de janeiro e São Paulo”.
Em 2012, o interesse de Denis por Escolas de Samba se intensificou após desfilar pela Pérola Negra (com o enredo “A Pedra Que Canta Também Samba. Itanhaém, Hoje a Pérola é Você!”, em homenagem à cidade do litoral paulista, Itanhaém). “Sem dúvidas foi o desfile que mais me marcou e que considero mais especial para mim. Eu estava lá vendo tudo de pertinho! Foi incrível e inesquecível. O enredo tocou todos no Anhembi e foi um show à parte na noite, entrou campeã e se consagrou como tal. Ali nascia uma nova morada”, relatou. Posteriormente, compôs comissão de frente e ala coreografada em diversas agremiações, como: Águia de Ouro, X-9 Paulistana, Mocidade Alegre, Colorado do Brás, Tucuruvi, Mancha Verde, Acadêmicos do Jorge.

Fábio Gouveia, carnavalesco da Independente Tricolor, inspiração do Dhenis. Foto: SRzd

Perguntado sobre suas maiores inspirações, o carnavalesco da vermelho e verde da Liga respondeu: “Gosto muito do lado humano do Sidnei França. Me inspira muito o lado lúdico e louco de fazer fantasia do Paulo Barros, Mauro Quintas, Jorge silveira, Eduardo Caetano e meu amigo incrível Fabio Gouveia, atualmente na independente tricolor. Todos eles são grandes inspirações para mim. Tem a pegada que mescla o moderno, tradicional e lúdico que gosto muito”. O espaço de liberdade criativa, como conceitua o entrevistado, não pertence somente ao mundo das miniaturas. Afastado por conta da rotina corrida, Denis trabalhou por 3 anos com adereços e decoração de alegorias em agremiações paulistas. E tira das experiências com o carnaval real referências para suas obras. “Todos meus trabalhos fiz com prazer e alegria. Já escrevi enredo pra escola de samba e pretendo um dia reeditá-lo na maquete, todo tema ou arte precisa ser divulgada eu acredito”, reflete Denis sobre seu atual trabalho na MIP. Vem do carnaval real também as escolhas do pavilhão e bandeira da escola, fundada por Denis em 2013, inspiradas na paixão de infância pela Mocidade Alegre.
Como resposta para o clássico questionamento que fazemos para nossos convidados “defina os desfiles de escolas de samba em uma frase”, Denis Rafael afirmou: “Um completo ato de insanidade”. Mesmo em miniatura, o ritmo dentro dos barracões das escolas de maquete também é árduo, principalmente em decorrência ao acúmulo de funções. “Somos carnavalesco, diretor de bateria, chefe de ala, coreógrafo, marceneiro, pintor e escultor ao mesmo tempo, isso só o carnaval de maquete proporciona. É bem satisfatório você ver a escola toda montada na avenida e poder liberar toda minha insanidade fazendo roupas em bonecos (risos), concluiu Denis.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Carnaval de Maquete

Share
Published by
Carnaval de Maquete
Tags: Carnaval 2020 - UESMGRESM MOcidade do Itaim PaulistaGrupo de Acesso - UESMInspirações uesm

Recent Posts

  • Brasil

Imagem de Nossa Senhora aparece intacta em padaria destruída no RS

VÍDEO: Imagem de Nossa Senhora aparece intacta em padaria destruída no RS Imagem está circulando das redes sociais e emociona…

12 minutos ago
  • Brasil

Saúde mental dos brasileiros é uma das piores do mundo pós-pandemia

Bem-estar. De acordo com o relatório Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta, o Brasil, a…

21 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Liesa comunica a morte de Cláudio Vieira

Rio. A Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, comunicou, na tarde desta quinta-feira (16),…

22 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Unidos da Tijuca mexe na equipe de direção de Carnaval e harmonia para 2025

Rio. Mudanças na Unidos da Tijuca. A amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel terá para o Carnaval…

36 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Emoção de amigos e familiares marca velório de Apolinho no Rio

Luto no jornalismo esportivo. Washington Rodrigues, o Apolinho, apresentador da Super Rádio Tupi, morreu, no final da noite desta quarta-feira…

43 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Carnavalescos Pedro Machado e Paulo Jorge assumem escola no Rio

Rio. A Alegria de Copacabana revelou hoje que Pedro Machado e Paulo Jorge assumirão a responsabilidade de assinar o enredo…

58 minutos ago