Inspirações: Da ilha da Magia, a Alegria chega em forma de Arrastão

* Por Renato Garcia

Arrastão da Alegria – Governador Celso Ramos/SC

De repente, repentina e momentânea, ela chega: a inspiração. Iluminação divina, capacidade criativa dos artistas. A inspiração é o mote de nossa coluna, que hoje irá conhecer um pouco mais do jovem artista Tarcísio de Souza; catarinense que é o responsável pela escola de maquete Arrastão da Alegria, a mais querida da ilha.
Um dos mais jovens integrantes da UESM, o carnavalesco de 24 anos revela que assiste carnaval o ano todo, principalmente pela internet. Os desfiles mais assistidos são os do eixo Rio-São Paulo, além, é claro , de sua Santa Catarina.
Tarcísio não sabe ao certo quando começou a olhar o carnaval com outros olhos, contudo , ele recorda de acompanhar seu irmão mais velho à quadra da Copa Lord, escola de samba de Florianópolis, isso entre 2007 e 2008. De lá pra cá, a paixão pela festa momesca foi só crescendo.

Renato Lage. Foto: Reprodução/MIS
Renato Lage. Foto: Reprodução/MIS

Perguntado sobre suas paixões em relação a festa, Tarcísio revela-se um gresilense, citando o carnaval João e Marias , de 2008, como ponto de partida para seu amor à Imperatriz de Ramos. Sobre os artistas da festa, ele é enfático em dizer que Paulo Barros e Renato Lage são suas inspirações. O espírito inovador desses dois grandes do carnaval servirão inclusive de modelo a ser seguido por ele em seu trabalho na UESM.
Nosso entrevistado ainda não teve a oportunidade de trabalhar com o carnaval real, mas admite que , se tiver oportunidade, encara o desafio …fica a dica …. Por enquanto seu foco está mesmo em realizar de forma brilhante sua estreia na UESM, onde ele revela ter ingressado com o objetivo de brincar, integrando a Liga de forma alegre e divertida.
Tarcísio também acredita que seu trabalho no carnaval de maquete possa servir de incentivo a outros que venham a integrar a União futuramente e revela que se isso de fato acontecer, ele estaria muito satisfeito. E finaliza citando sua Imperatriz, no belo samba de 2011: “ A cura do corpo e da alma no samba está”

Não pense que em fevereiro você vai ficar sem ver os desfiles das escolas de samba. A UESM vai realizar seus desfiles entre os dias 12 e 16 de Fevereiro de 2021. Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM.

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl