Inspirações: a paixão que vem de berço da Unidos de Santa Cruz

* Por: Eloah Mota

Unidos de Santa Cruz – Guarujá/SP

O carnaval é palco para sonhos e fantasias e projetá-lo e executá-lo, mesmo que em miniatura, é um enorme desafio. Mais nova coluna da União de Escolas de Samba de Maquete, “Inspirações” registra as trajetórias e as grandes influências de Presidentes e Carnavalescos das co-irmãs da liga. Ao contrário do ditado “nada se cria, tudo se copia”, mostramos que todo processo artístico de criação é dotado de diversas referências e capacidade de contagiar o público.

Hoje vamos conhecer um pouco da história da relação com o carnaval de Fernando Santiago, presidente e carnavalesco à frente da Unidos de Santa Cruz. A paixão pela folia vem de berço, passada por gerações de sua família. “Bom, eu não tive escolha nasci em uma família do samba, que ama e vive esse espetáculo!”, conta Fernando. Desde pequeno, os desfiles de escola de samba são motivo de ansiedade para ele: “Não lembro exatamente quando, devia ter uns 10 anos, mas lembro estar na sala de casa esperando ansioso o desfile do Salgueiro, já sofria com o meu torrão amado!”.

Desfile 2016 da Unidos de Vila Maria. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa.

Apaixonado por carnaval, Fernando Santiago encontrou na UESM espaço para conhecer melhor todo o processo de criação de um desfile de escola de samba e faz dessa atividade terapia. Segundo o folião nato, assistir desfiles de São Paulo e do Rio é parte essencial para o desenvolvimento dos desfiles da União de Santa Cruz, grandes inspirações para Fernando. Perguntado sobre o carnaval mais especial para ele, o paulista apontou: “São tantos carnavais, mas um marcante foi Vila Maria 2016 – Ilhabela, meu primeiro ano no sambódromo do Anhembi”.

 

João Vitor Araújo é uma das inspirações do Fernando. Foto: Divulgação

Assim como os desfiles da tradicional Unidos de Santa Cruz inspira outras agremiações da UESM, o trabalho da escola também é fruto de inspirações do carnaval real. Questionado sobre quais nomes são referências para sua produção, Fernando fecha a entrevista listando carnavalescos que mais admira, são eles: Sidney França, campeão com a Águia de Ouro no carnaval paulista de 2020, Edson Pereira, carnavalesco da Vila Isabel e Mocidade Alegre e João Vitor Araújo, atualmente carnavalesco da São Clemente. “Gosto muito do desenvolvimento e da qualidade do trabalho deles!”, afirma.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl