Inspirações: A Ópera da Saudade

* Por: Eloah Mota

Saudade – Belém/PA

A “Inspirações” registra trajetórias e grandes influências de foliões de Norte à Sul – entrevistando Presidentes e Carnavalescos da União das Escolas de Samba de Maquete – mostrando a força, capaz de ultrapassar fronteiras, que a festa carnavalesca tem.
Hoje, nossa coluna tem o prazer de receber Thiago Tapajós, presidente e carnavalesco no comando da GRESM Saudade. Diretamente do Pará, Norte do país, o amor pelo carnaval na vida do portelense começou cedo por influência de sua mãe. “O meu interesse surgiu pelo fato da minha mãe gostar de assistir pela TV o desfile das escolas de samba do RJ. Em 1986, com 10 anos, vi aquele espetáculo e me encantei”, afirmou.
Desde 2008, o paraense tem destino certo durante a época dos desfiles: a Marquês de Sapucaí, rua em que se localiza o Sambódromo do Rio de Janeiro. Mas no resto do ano, cumpre com a seriedade e compostura digna de sua profissão: juiz de direito. Por mais que muitos membros da UESM vivam da indústria criativa, trabalhando em barracões de agremiações do carnaval real, é muito interessante notar que o carnaval abriga foliões de diversas áreas e dinâmicas de vida distintas.

Carro alegórico do ano em que GRESM Saudade foi campeã do Grupo de Acesso A de 2019 com o enredo “Vaidades, tudo são vaidades”, desenvolvido por Thiago.

Perguntado sobre o interesse em trabalhar com carnaval, Thiago responde em tom de risada: “Não trabalho e nunca trabalhei com carnaval. Sou Juiz de Direito no Pará e talvez, quando me aposentar, serei voluntário no barracão da Portela para colar adereços nas alegorias”.
O carnaval é palco para sonhos e fantasias e todo processo artístico de criação é dotado de diversas referências e capacidade de contagiar o público, com o GRESM Saudade não foi diferente! A inspiração para criar sua própria escola de samba de maquete surgiu para Thiago após visitar o barracão de outra escola, a GRESM Arco Íris.
Fascinado, imediatamente buscou informações sobre como ingressar na liga e viu na oportunidade espaço para resgatar grandes desfiles de escola de samba que marcaram sua infância. “O Eduardo (presidente da Arco Íris) me orientou como ingressar na UESM e posteriormente na execução do primeiro desfile da Saudade. Não é por acaso que a Arco Íris é a madrinha da escola, com muito orgulho”, diz o representante da azul e branco fundada em abril de 2018.
Ao falar das referências para seu trabalho à frente da escola, Thiago destacou o carnavalesco Alexandre Louzada, atualmente na Beija-Flor de Nilópolis. Segundo ele, um rapaz simples que tem uma estética tradicional, requintada e luxuosa. E completou: “O Louzada é o carnavalesco que melhor trabalha cores na minha opinião e que se reinventou nesses anos, com alegorias grandiosas, sem perder a sua marca de luxo e requinte. No carnaval 2019 ele inclusive comentou no Instagram da Saudade que estava torcendo por nós, o que me deixou felicíssimo! Vida longa ao Alexandre no carnaval!”

Thiago Tapajós na quadra da Portela. Foto: arquivo pessoal.

Após ser questionado sobre se inspirar e ser inspiração, Thiago Tapajós diz nunca ter pensado à fundo sobre ter um legado. Mas acredita que a Saudade já tenha uma marca registrada em seus desfiles: a monumentalidade das alegorias e fantasias com muito volume nas alas. Grande inspiração, a Portela também se faz presente na história da escola. Nas cores da bandeira e também em recente homenagem em 2019, em que foi campeã com releitura do samba enredo portelense de 1991. Para encerrar, peço para Thiago dizer uma frase motivadora para sua relação com o carnaval e a resposta foi: “Escola de samba é a ópera da rua!”

 

 

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl