Inspirações: A fascinante alegria que embala um Império

* Por Renato Garcia

Império – Santo Antonio de Jesus/BA

Buscar a verdadeira inspiração é fazer o que mais gosta com as pessoas que dão real sentido à vida. E através dessa verdadeira inspiração que a nossa hoje apresenta mais um presidente da União das Escolas de Samba de Maquete, o jovem e talentoso José Carlos, presidente e carnavalesco do Grêmio Recreativo Escola de Samba de Maquete Império de Santo Antonio de Jesus, na Bahia.
Prestes a completar 21 anos, o carnavalesco revela que assiste desfiles semanalmente, em pelo menos 3 dias da semana. Os seus desfiles preferidos são aqueles em que se ouve a escola cantar, desfiles que emocionam e que marcaram a história do Carnaval.
José lembra que assistiu o primeiro desfile aos 9 anos, no ano 2011. Era manhã bem cedo quando a TV estava ligada e a sua mãe estava assistindo o desfile da Beija-Flor de Nilópolis com uma homenagem ao Roberto Carlos. Ele se sentou e começou a assistir junto com ela, sem entender do que se tratava, mas era algo fascinante para uma criança e a partir daquele ano passou a ser o “amigo fiel” do Carnaval. De lá pra cá, a paixão pela festa momesca foi só crescendo.
Apesar de ter começado o interesse pelo mundo das escolas de samba em 2011, José tem como um desfile marcante o da Beija Flor de 2001, por tudo que viu e pesquisou e principalmente por relatos da forma como o enredo foi contado e como o desfile aconteceu, descrevendo “Araxá” como  fascinante.
O jovem que nunca trabalho com carnaval real, mas não abandona esse sonho, tem como inspirações e referências os carnavalescos  Leandro Vieira, Alexandre Louzada, Jorge Silveira e Renato Lage. Para ele são carnavalescos que trazem desfiles de encher os olhos e os inspira na forma como utilizam materiais de baixo custo, mas que surtem muito efeito,  assim como ele descreve a sua própria escola de samba de maquete, a Império, que é  uma escola que não possui “apoio” e por isso costuma sempre  utilizar de recursos assim.

Jorge Silveira, carnavalesco da São Clemente. Foto: Reprodução.

O baiano, sempre gostou de confeccionar, desenhar e criar e viu no carnaval de maquete uma boa oportunidade para mostrar um pouco do seu trabalho e também é uma forma de ter perto dele, maquetes de uma das coisas que mais curte nessa vida, as escolas de samba. E quando perguntado sobre ser inspirações para alguém, José para, pensa e conclui que essa é uma pergunta que ele não pode responder, mas se algum dia o seu trabalho servir de inspiração para alguém, com certeza  ficaria muito feliz, afinal de contas, o carnaval é a fascinante alegria que embala o coração

A Império será a quata escola a se apresentar no primeiro dia de desfiles do grupo especial. Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl