Especial: A incrível viagem pelo país da UESM

* Por Raphael Khaleb

E há quem diga que o samba não ensina nada. E que o nome Escola de Samba deveria ser trocado para qualquer outro nome. Essas pessoas se enganaram completamente e a grande prova disso é a nossa nova série escrita pela União das Escolas de Samba de Maquete: Geografia do Samba. Vindas das mais diversas partes do nosso pais, as agremiações que disputam o carnaval de maquete nos três grupos são a prova de que o celeiro do samba é onde quiser estar. Então, se aconchegue na sua melhor poltrona, coloque seu cinto de segurança e embarque com a gente nessa viagem.

Episódio 01: Do Oiapoque ao Chuí

   Sete anos de história e mais de sessenta escolas já passaram por nossas mini passarelas de maquete e todas as regiões do nosso Brasil já esteve representada na União das Escolas de Samba de Maquete. Hoje, infelizmente não contamos mais com a presença da região Centro-Oeste, uma vez que a sua única representante, a São Vicente (GO) enrolou bandeira a 3 anos atrás, depois de um campeonato e dois vice campeonatos. Porém as demais quatro regiões marcam presença muito forte, afinal de contas são 03 escolas da região norte, 03 da região sul, 09 do nordeste do nosso país e 17 da região sudeste, sendo elas das 3 capitais mais conhecidas no mundo do samba: Rio de Janeiro, SãoPaulo e Vitória. Agora chega de papo e vamos começar a nossa viagem.

E no Pará… na Ilha de Marajó…

   O estado do famoso Pato no Tucupi nos presenteou com duas das três ultimas campeãs (levando em consideração que a Arco Iris perdeu o titulo no critério desempate). È a região que mais nos presenteia com belas apresentações e desfiles inesquecíveis, afinal de contas quem nãos e lembra dos memoráveis desfiles da Unidos do Parque Javali, de Cacoal- RO? Não é a primeira vez que o Pará é representado na UESM. Em 2015, a azul e laranja Drey trouxe Parintins para os desfiles mas não conseguiu subir de grupo, Sem falar na X-9 Amazônica de Santarem e a Tribos da Ilha do Amazonas.

Boo é uma obra prima do carnavalesco da Amarelo e branco de Belém. Outra que chegou marcando história é a Azul e branco da flor de lótus. A Saudade provou ao mundo que nem tudo são vaidades. Em compensação, a caçulinha das terras do Nazinha veio cheia de Fogo no Rabo para a disputa e já abocanhou um primeiro titulo com um belíssimo baile de máscaras. Para 2020, as três agremiações estarão no Grupo Especial. A fogo no rabo falará sobre São Cipriano, a Arco Iris trará a lenda do Curupira e a Saudade está nos deixando com a pulga atrás da orelha quanto ao enredo, mas sabemos que, em suas redes sociais, a agremiação tem marcado a #soprosdavida. Apesar de tanto talento vindo do Pará, ainda falta uma única coisinha para coroar a passagem dessas agremiações pela UESM, que é o tão sonhado titulo do grupo Especial. Será que vem esse ano? Então è aguardar e conferir a novidade vinda de Belém do Pará.

Aqui no sul é uma para cada.

   Isso mesmo. O sul do Pais é uma escola para cada estado. Mas até o ano passado não era assim não. Apesar de muitas tentativas, por muito tempo só tivemos a Ouro Branco de Novo Hamburgo (RS) na liga e quando a escola enrolou bandeira, depois de um belíssimo campeonato, a região ainda tentou ter uma representante em Santa Catarina, mas a semente só vingou no Paraná. De Ponta Grossa para as telinhas do SBT, a Império dos Campos Gerais, foi a única representante da região no ano passado e mordeu logo de cara, um terceiro lugar. Esse ano, para estrear no Grupo Especial, contará com a ajuda que cai do céu para ter esse tão sonhado campeonato. Depois desse sucesso, os dois outros estados do país também conquistaram as suas representantes. Trata-se das estreantes Princesinha do Sul (de Pelotas- RS) e o Arrastão da Alegria (de Governador Celso Ramos-SC). Para 2020, as novatas vão apostar em temas bastante conhecidos. Enquanto a gaucha virá com contos de fadas, a escola catarinense atacará de cinema para prender a atenção dos espectadores e ganhar o Oscar, digo, o troféu de campeã.

E por hoje é só. Nossa Viagem fica por aqui, mas domingo que vem embarcaremos em mais uma viagem. Destino? Rio de Janeiro e Espírito Santo. O que será que essas regiões tem para a gente? Só acompanhando nossa próxima matéria.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl