Especial: É Fogo! As escolas arianas da UESM

Alô meus cristais, olá minhas estrelas queridas, parece que a coluna esquentou hoje, não é mesmo? Mas também, quem mandou eu, Madame Maketish, astróloga, numeróloga, buzióloga, taróloga, mãe de santo, pastora, catequista e outras coisinhas mais, querer abrir essa série com as escolas de fogo. Ainda mais as Arianas de fogo. É babado certeiro. Mas é importante avisar que estou aqui, apenas, para conversar com vocês a respeito do futuro das nossas escolas. Não tem nada a ver com resultados, queridos, é apenas uma forma de orientação e carinho com cada uma das 31 estrelas que, de alguma forma abrilhantam nossa constelação das maquetes.
Então vamos falar sobre elas, escolas que habitam o primeiro signo do zodíaco, localizado entre as constelações de Peixes (fofos) e Touro (ciumentos). os impetuosos, destemidos e corajosos arianos (muito elogio junto, não é Brasil ?). Nascidos entre os dias 21 de março e 20 de abril, as escolas arianas são de iniciativas, novidades e valiosas contribuições para os desfiles de maquete. Áries (representada pelo Cavaleiro de Ouro Mu de Jamiel. Ops, desculpa, esse é outro assunto…. foca aqui!), juntamente com Leão e Sagitário formam a triplicidade dos signos de fogo, aqueles signos que fazem você deitar na BR de tanto calor, mas também, é um signo cardinal (duvida? No final te explico!) como: Câncer, Libra e Capricórnio.
Cata a gira que são 08 agremiações arianas na liga, sendo 5 do Grupo A e 03 do Grupo Especial, quatro delas do primeiro decanato (Olha lá embaixo, hein) e quatro do segundo decanato. Entre as escolas do primeiro decanato estão: Falcão Imperial; Mocidade Louca de Pilares; Arrastão da Alegria e Unidos da Paulicéia. A força, a persistência e a coragem dessas agremiações refletem bem a essência ariana que lhes cercam, sendo ainda, sobretudo influenciadas por marte, deus da ação, da guerra. E não é pra fazer fofoca não, mas a energia de Marte dá a elas ação, movimento e pioneirismo, sempre prontas à lançar novas tendências, seja em um novo formato desfile ou em um novo estilo de alegorias e fantasias, ou até mesmo de regulamento e projetos de desfiles. A força criativa e inventiva ariana é uma das principais marcas dessas escolas.
Já no segundo decanato de Áries está os nascidos entre os dias 01 de abril e 10 de abril, são as escolas desse decanato: Coxa Bamba da Rainha, Guerreiros da Liberdade, Acadêmicos do João e Independente Suburbana. Essas escolas são influenciadas pelo Sol (O Sóoooooooool, Há de brilhar mais uma veeeeeeeeeeeez), e são intensas, vaidosas, carismáticas e animadas, tal como o Astro Rei, que lhes emprestam a sua luz e as fazem brilhar na passarela do samba, e isso é tão babado certo que em seu primeiro ano de desfile a Independente Suburbana foi vice-campeã do grupo B e subiu para brilhar no grupo especial, também a Coxa Bamba da Rainha e a Guerreiros da Liberdade muito rapidamente ascenderam ao grupo especial e estabilizaram-se no grupo, buscando agora seu primeiro titulo no carnaval de maquete. Já em sua estreia, a mesma energia vital está destinada a Acadêmicos do João, que canalizando positivamente a energia que lhe é atribuída poderá ter o mesmo destino de sucesso das coirmãs.
Chega de papo, que todo mundo quer mesmo saber o que aguarda a sua escola. Muito frosô pra uma matéria só. Vamos ler o que estás reservado para essas 08 escolas:

Pioneirismo, teu nome é Falcão!

Falcão Imperial – Recife/PE

Fundada no dia 28 de março de 1993, a vermelho e branco pernambucana é a primeira ariana a comemorar os seus anos na roda zodiacal da UESM, e se tem uma característica na Falcão Imperial, entre as muitas personalidades que áries atribui aos seus nascentes é o pioneirismo, isso porque a poderosa já existia antes mesmo da própria liga de carnaval de maquete; inovadora, não? Pois não para por aí, sempre imponente e bafônica, com seu estilo que mescla o clássico com o inovador, a escola, ao lado da coirmã, e vizinha, Unidos da Paulicéia, são famosas por apresentarem seus sambas enredos autorais, possibilitando uma grande liberdade poética aos artistas que trabalham na escola.
Maravilhosamente linda, a escola apresentará o enredo: Rituais. A parte plástica será um ponto positivo para a escola, que em sua história já busca o uso de materiais diferenciados para compor suas alegorias e fantasias. O planeta marte dará à agremiação força e empenho para realizar o maior dos carnavais de sua história.

Corre que vem treeeeeeta! Uma escola louca e aguerrida!

Mocidade Louca de Pilares – Rio de Janeiro/RJ

Carioca, barraqueiros, suburbanos, caprichosos, assumidos e orgulhosos, no dia 29 de março de 2015, surgia a insana ariana Mocidade Louca de Pilares, uma das escolas mais treteiras da UESM, não podemos deixar de lembrar que este signo é um dos mais teimosos e briguentos do zodíaco. Fazendo jus à posição do sol em seu mapa natal, a escola contesta tudo e todos, luta pelos seus direitos, se envolve em algumas polêmicas e por vezes discute somente pelo gosto de discutir. Com seus enredos culturais, em cinco anos de existência, a escola encantou e já conquistou muitos torcedores pelo Rio de Janeiro, em sua maioria, provenientes da zona norte e arredores de Pilares. Bem esquentadinha, a escola não nega o fogo que tem e usa isso ao seu favor, gerando uma legião de colaboradores e admiradores que colocam a mão na massa e realizam desfiles aguerridos.
Homenageando à querida Caprichosos de Pilares, a Mocidade Louca apresentará o enredo: “Revivendo com Capricho… No batuque de Pilares!” e inspirada na escola mãe, o principal símbolo e maior orgulho do bairro, promete com muita força e garra por a serpente venenosa pra jogo e conquistar o seu primeiro título.

Um Arrastão de alegria pelo sambódromo.

Arrastão da Alegria – Governador Celso Ramos/SC

Nova, novíssima! A caçulinha gancheira chega para conquistar os corações de todo o país, trazendo um enredo popular e de grande comunicação com o público, “cinema”. Não podemos analisar desfiles antigos, já que a agremiação está cheirando a leite e passará pela primeira vez em 2020, mas não é difícil prever que a ousadia e alegria ariana prometem ao Arrastão, um futuro brilhante e triunfal. A competitividade será uma das marcas deixado por áries na escola que chega para brigar pelo título do Grupo A. Muito há de se absorver desta escola e muito há de se aprender com a agremiação catarinense.
Para o próximo carnaval a escola apresenta o enredo: “Luz, câmera e ação!” e disputará uma vaga na elite do carnaval de maquete.

O talento artístico e criativo da Unidos da Paulicéia

Unidos da Paulicéia – Recife/PE

A Unidos da Paulicéia é uma escola artística e criativa por natureza, a começar pelos enredos para lá de originais. Como já mencionado anteriormente, a agremiação utiliza-se dos sambas autorais para abusar na originalidade, e originalidade é o que não falta para essa ariana do dia 30 de março, sendo a segunda mais velha da liga. Ela encerra o primeiro decanato de áries das escolas da UESM (até porque já não agüentava mais Marte pentelhando nosso Juízo), e com o dom artístico originalíssimo consegue retratar de forma inigualável a cultura popular, por meio dos seus sambas e desfiles. Outro traço bastante marcante desta agremiação é a persistência, desde 2018, quando desfilou pela primeira vez na liga, a escola busca alçar voos especiais e ao que tudo indica está bem próximo de realizar o sonho de todas as escolas de maquete, desfilar no grupo principal. A escola é tão persistente que, mesmo sem desfilar em 2019, ela voltou para 2020 totalmente repaginada.
Cheia de cultura, transbordando arte e competitiva ao extremo, a agremiação em 2020 levará para avenida o enredo: “Pernambucália Poética” e promete um grandioso desfile que marcará a história do carnaval.

Otimista, jovial e com uma dose de deboche

CoxaBamba da Rainha – Vitória/ES

Abrindo o segundo decanato de áries, esta senhora de belas Coxas Bambas, proveniente dos jardins “capixariocas” de Carlota Joaquina, se tornou uma das mais tradicionais e esperadas escolas do carnaval de maquete. Seus desfiles misturam o luxo e a irreverência, o tradicional e o moderno, abrindo alas para as novas tecnologias sem esquecer-se dos antigos carnavais. Assistir a um desfile da Coxa Bamba da Rainha é deixar-se levar pelo bom humor, com uma boa dose de sarcasmo e deboche tipicamente carnavalesco. Ouso dizer que os enredos críticos e irreverentes, concebidos pelo carnavalesco Lukas Schultheiss, desde a fundação da agremiação, tornou-se uma das características mais marcantes da escola, e de ser debochado, meu amooooooooooor, os arianos entendem muito bem, não é mesmo? Outra grande marca ariana da escola é a competitividade.
O luxo “coxabambense” a tempos conquista muitos corações, e logo após a sua fundação conquistou o seu lugar no grupo especial, encantando a um público muito maior. É uma escola que desfila para brincar, mas também para ganhar, competir com a Coxa é comprar uma briga de gente grande, e em 2020 ela estará aí, mais forte do que nunca para compor um dos mais esperados grupos especiais do carnaval de maquete. Seu futuro é brilhante! Podemos no futuro esperar grandes carnavais de uma escola que pode estar muito próxima de conquistar o seu primeiro título do grupo especial.

Guerreira até no nome.

Guerreiros da Liberdade – Batatais/SP

Guerreira até no nome! Essa é a característica mais marcante desta ariana de Batatais. Na sua estréia, quando absolutamente ninguém contava com ela, botou a pomba para voar e garantiu uma das quatro vagas daquele ano, tornando-se uma das escolas mais aguardadas do carnaval, e em 2020 desfilará pela segunda vez consecutiva no grupo especial da UESM. Segura de si, com poder e exuberância, que lhe fora concedido pela força do sol, esta agremiação com toda pompa e brilhantismo estreou na UESM com um futuro promissor a ela reservado, com personalidade forte e com a força e foco de seus dirigentes muito rapidamente ascendeu ao principal grupo da Liga e com uma explosão de alegria e intensidade dos seus componentes desfilou maravilhosamente pela passarela do samba, atraindo muitos elogios e também um pouquinho de medo das co-irmãs, afinal não é nada fácil competir com o deslumbre da Guerreiros da Liberdade.
Para 2020, segura a marimba porque a comunicação com o público será um ponto positivo para escola, a força aguerrida será fundamental para que conquiste o titulo, ótimos aspectos dos astros marcam o futuro da auri-roxo de batatais que já conquistou uma situação estável no grupo especial. Sua briga é para as cabeças!

João de olho no título do Grupo A.

Acadêmicos do João – Taboão da Serra/SP

Outra ariana falando sobre cinema, a Acadêmicos do João, fundada no dia 10 de abril de 2019, também desfilará pela primeira vez na UESM. A azul e amarelo de Taboão da Serra trará as grandes estrelas dessa arte universal para como elas brilhar no carnaval de 2020. A firmeza e a fortaleza que o segundo decanato irradia para a escola será muito positivo, e energia é o que não faltará na história dessa agremiação que terá muito sucesso no decorrer do tempo. Avante Taboão da Serra! Rumo ao grupo especial.

 

A elite do subúrbio carioca.

Independente Suburbana – Rio de Janeiro/RJ

Os meus búzios agora apontam para os bairros de Vicente de Carvalho, Vila da Penha e as comunidades do Juramento e Juramentinho, afinal de contas, a Independente Suburbana vem dessas terras. Fundada no dia 10 de abril de 2019, a escola do suburbio está pronta para roubar os nossos corações no carnaval de 2020, com o enredo: “Alma Pirata” do carnavalesco Thiago Laurentino. A escola que debuta no grupo especial, promete incendiar (Paulo Barros, chega aqui um instantinho só) o sambódromo com seu desfile. A escola que desde sua fundação mistura o luxo e a irreverência deverá usar toda a energia que lhe é concedida para conquistar o titulo de campeã do carnaval de maquete. A situação lhe é favorável. A escola traz em seu pavilhão o dourado do sol (O sooooooooooool…. ), e não deve hesitar em abusar do brilho para compor o seu próximo carnaval.
Os principais traços arianos da Independente Suburbana é a luta, a garra e o foco em seus ideais. A escola que estreou sendo vice-campeã (por pouco, né, minha filha) do grupo B do carnaval de maquete mostrou ao que veio e promete ser uma das grandes rivais e mais competitivas escolas do grupo especial, gerando uma grande expectativa para o carnaval de 2020, não por acaso o símbolo da escola é o punho cerrado (pra lacrar a negatividade “dazinimigas”) com duas asas, um símbolo de luta, resistência e garra, de uma escola que não possui limites para alcançar a glória.

Ai Chega…pelo amor de Shiva (Sou indiana também, queridos). por hoje é só. A minha mediunidade está afloradíssima e ainda tem 24 escolas para falar. Sua escola favorita não foi hoje? Não chora, filha, semana que vem tem mais. Dá o seu like aqui. Curte e comenta, o que achou das nossas análises. Te espero, ok? Beijos com poeira cósmica e até lá.  Beijos de luz e abraços de paz!

Dicionário do Zodíaco:
Signos Cardinais: são aqueles que representam o início das quatro estações do ano.
Decanato: Período de 10 dias.
Roda Zodiacal: A Roda Astrológica também conhecida como Mandala Astrológica, Roda Zodiacal, Tiragem Astrológica

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
YouTube
Instagram
*Personagem criado em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl